Público-Alvo

  • Pós-Graduação - Especialização - Presencial
  • 18 meses

Fonoaudiólogos, com diploma de graduação em Fonoaudiologia.

Objetivo

Objetivo geral: Qualificar fonoaudiólogos para o mercado de trabalho, capacitando-os para realizar prevenção, promoção, avaliação, diagnóstico e tratamento das alterações da motricidade orofacial e da deglutição em pacientes de todas as faixas etárias, no contexto de Home-Cares, leitos hospitalares e Unidades de Terapia Intensiva, agregando sempre a união entre teoria e prática.

 

Objetivos específicos:

  • Apresentar e reforçar conhecimentos sobre a neuroanátomofisiologia das funções orofaciais, em especial a deglutição;
  • Aprofundar os conhecimentos sobre os métodos e procedimentos envolvidos na avaliação da deglutição e demais funções orofaciais;
  • Capacitar profissional a desenvolverem estratégias de tratamento para as disfunções da deglutição em ambiente clínico, domiciliar e hospitalar;
  • Promover melhora do raciocínio-clínico para a atuação em Fonoaudiologia hospitalar e disfagia;
  • Estimular a multidisciplinaridade, valorizando o papel individual de cada profissional de saúde em busca da melhora conjunta do paciente.

INSCRIÇÕES ABERTAS - INICIO PARA FEVEREIRO 2024

A idealização do curso de especialização Latu Sensu em Fonoaudiologia hospitalar e Disfagia parte de uma crescente demanda do mercado de trabalho, devido à inserção do profissional graduado em Fonoaudiologia junto à equipe multidisciplinar hospitalar. Trata-se de uma das áreas mais recentes de atuação do fonoaudiólogo que, por este motivo, ainda advém dos cursos de graduação com conhecimento limitado no que se refere às práticas de intervenção Fonoaudiológica na Disfagia em contexto hospitalar. O aumento significativo das contratações em hospitais públicos e privados, faz com que o mesmo muitas vezes procure por formação científica para embasamento teórico, como cursos de especialização e aprimoramento em Fonoaudiologia Hospitalar e Disfagia, pois se refere à um contexto diferente do atendimento ambulatorial, que requer conhecimentos específicos a respeito das particularidades da dinâmica hospitalar.

A Fonoaudiologia hospitalar é caracterizada principalmente pela atuação em prevenção, promoção, avaliação, diagnóstico e tratamento dos distúrbios relacionados com a deglutição e comunicação, diminuindo o risco de complicações ao estado de saúde decorrente de tais afecções em pacientes desde o parto até a senescência, tanto em unidades de internação hospitalar, quanto em unidades de terapia intensiva. Atualmente, os profissionais recém graduados têm procurado pós-graduações em Fonoaudiologia hospitalar e Disfagia fora do estado da Paraíba, fato associado à inexistência de instituições de referência em ensino na área no estado. Este curso foi proposto com intensão de suprir tais necessidades, além se instituir como uma formação de referência para esta atuação.

DISCIPLINA
Neuroanátomofisiologia aplicada à Fonoaudiologia
Primeiros socorros
Biossegurança
Disfagia neonatal e pediátrica: Avaliação e intervenção
Disfagia neurogênica: Avaliação e intervenção
Neurologia e neuroimagem aplicadas à Fonoaudiologia
Distúrbios neurológicos da voz e da fala
Disfagia oncogênica: Avaliação e intervenção
Avaliação objetiva da deglutição
Ética, bioética e legislação
Traumas de face e queimados
UTI Neonatal e pediátrica: Atuação fonoaudiológica
UTI Adulto e idoso: Atuação fonoaudiológica
Tecnologias aplicadas à Fonoaudiologia hospitalar e Disfagia
Interdisciplinaridade no contexto hospitalar
Metodologia científica
Paralisias faciais
Acessibilidade
Orientação de TCC
Prática supervisionada em Fonoaudiologia Hospitalar