Comitê de Ética na Utilização Animal (CEUA)

O comitê de Ética na Utilização Animal (CEUA) é um colegiado de assessoria institucional independente, multidisciplinar e deliberativo, responsável pela normatização, do ponto de vista ético, do uso de animais em ensino e experimentação, credenciada pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

O CEUA tem como objetivo contribuir para que os direitos dos animais utilizados em pesquisa e ensino sejam respeitados dentro dos padrões legais, em apoio à Lei, Nº 11.794 de 8 de outubro de 2008.

Este comitê que foi criado segundo as orientações da Lei Arouca, tem como dever primordial a defesa do bem-estar dos animais em sua integridade, dignidade e vulnerabilidade, assim como zelar pelo desenvolvimento da pesquisa e do ensino, segundo elevado padrão érico e acadêmico.

O inciso VII, § 1º do artigo 225 da CF/88, estabelece procedimentos para o uso de animais para fins de ensino e/ou pesquisa científica, criando o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e instituindo a obrigatoriedade da criação de CEUA em toda Instituição de Ensino e Pesquisa, que utilize e/ou crie animais para fins de pesquisa científica ou ensino.

Os procedimentos envolvendo animais no Centro Universitário UNIESP devem ser submetidos à aprovação prévia da comissão mediante envio de formulário específico, e emissão de autorizações para os procedimentos.

 As pesquisas que envolva animais devem seguir a Resolução Normativa n° 18 do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) que determina as  normativas que orientam as Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUA), pesquisadores e docentes na utilização de animais atividades de pesquisas e ensino.

 

MEMBROS DO CEUA

Coordenadora: Paula Fernanda Barbosa de Araújo

Vice-Coordenadora: Nadja Soares Vila Nova

Membro Titular Docente: Gedean Galdino da Cruz Silva

Membro Suplente Docente: Guilherme Santana de Moura

Membro Titular Pesquisador: Paulo Wbiratan Lopes da Costa

Membro Suplente Pesquisador: Arthur Paulino Sanzo Kaminishi 

Membro Titular Consultor AD HOC: Cícero de Sousa Lacerda

Membro Suplente Consultor AD HOC: Márcia de Albuquerque Alves

Membro Titular Biólogo: Rodrigo Cesar Azevedo Pereira Farias

Membro Suplente Bióloga: Paula Honório Pires Toledo

Membro Titular Médico Veterinário: José Ferreira da Silva Neto

Membro Suplente Médica Veterinária: Maiza Araújo Cordão

 

COMO SUBMETER PROJETOS

 As propostas de ensino e pesquisa realizadas no UNIESP devem ser feitas por e-mail: ceua@iesp.edu.br

 Os documentos a serem preenchidos e enviados seguem em anexo:

FORMULÁRIO UNIFICADO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO

 

ACESSE OS DOCUMENTOS:

REGIMENTO DA COMITÊ DE ÉTICA NA UTILIZAÇÃO ANIMAL  DO UNIESP