De aluno a professor: docente de Educação Física relembra sua jornada no UNIESP

  • Ter, 02/Abr/2024

A vida acadêmica reserva ao profissional diversos reconhecimentos sobre a execução de seu trabalho. A aprovação na disciplina, o diploma, a formatura, boas notas, elogios de professores e colegas, são comprovações de que o caminho trilhado pelo acadêmico está sendo bem seguido. Mas um dos maiores reconhecimentos é ser convidado a compor o corpo docente em uma instituição em que você foi aluno.

Foi o que aconteceu com Esequiel Costa, que se graduou em Educação Física no UNIESP de 2017 a 2021, e hoje é professor do Centro Universitário. Ele iniciou no quadro de docentes da instituição no semestre de 2024.1, nas disciplinas de Ginástica Geral; Atividades Físicas em Academia de Ginástica e Projeto Extensionista: Ginasticando. “Para mim é muito gratificante estar ali na sala dos professores e isso me deixa eufórico, porque você divide a mesa com os mestres. Estou naquele processo de formiguinha, mas acompanhado pelas pessoas que me formaram e contribuíram na minha jornada acadêmica”, destacou.

Esequiel já era uma figura conhecida nos eventos tanto do UNIESP quanto dos parceiros, já que ele é um dos líderes do grupo UNIESP Dance. O projeto de extensão formado por alunos e professores promove diversos ritmos de dança, com aulas e apresentações. A entrada na equipe em 2018 foi determinante na jornada de Ezequiel. “Eu venho da vertente das manifestações culturais: dançava ritmos afro-brasileiros e danças populares. Quando entrei na graduação, vi que era ensinado as danças mais atuais, como pop e funk e tentei saber como poderia me encaixar, quando rolou a seletiva do IESP Dance (como o grupo era chamado) e eu pude trazer minha contribuição”.

Ele explica que foi no UNIESP Dance que ele descobriu a aptidão para lecionar. “O projeto em si prepara o aluno para que ele possa ter práticas docentes: não é só a prática, mas uma pesquisa que nos faz entender o por que de dar aquela aula para aquele grupo específico. Então através dessa pesquisa e do aprofundamento houve o meu despertar para o trabalho com o público”.

Entre os momentos marcantes de seu percurso como estudante, Esequiel destaca suas participações no Festival de Ginástica de Academia do INOVA, o maior evento do UNIESP, em que ele se apresentou pela primeira vez em 2018 com o UNIESP Dance. Ele lembra também da sua participação em 2020, ano da retomada às atividades presenciais durante a pandemia de covid-19, quando a apresentação do grupo foi transmitida ao vivo pelo YouTube. Outro marco importante foi a inauguração da Sala de Práticas Corporais, espaço que hoje é seu ambiente de trabalho.

Para a coordenadora de Educação Física, Jeane Cavalcanti, a contratação de Esequiel é reflexo de seu esforço ao longo da formação. “Esequiel como aluno sempre mostrou um diferencial muito grande. Desde o primeiro período ele foi participativo, estando envolvido em todos os projetos de extensão. Ele enfrentava as milhares de aventuras que designamos para ele. E nesse processo eu fui observando seu desempenho em ensino e aprendizagem, como ele desenvolveu seus métodos e a experiência dele em atividades físicas e culturais. Ele sempre deu motivos suficientes para acreditar que ele seria um excelente docente”. 

 

A contratação de egressos, tanto no quadro docente quanto administrativo, é a demonstração de que o UNIESP confia na qualidade do seu ensino e a garantia de que a instituição forma para o mercado de trabalho os melhores profissionais.




MAIS NOTÍCIAS



UNIESP lança cursos semipresenciais de Farmácia e Biomedicina
29 Abr
UNIESP lança cursos semipresenciais de Farmácia e Biomedicina

s interessados já podem se matricular nessas graduações, com aulas on-line e conteúdo disponível para estudar onde quiser

Estudantes de Engenharia participam da Cerimônia do Capacete
25 Abr
Estudantes de Engenharia participam da Cerimônia do Capacete

Evento ressalta a importância equipamentos de proteção no exercício da proteção



VII Mostra Científica de Enfermagem: Aberta inscrição para trabalhos
24 Abr
VII Mostra Científica de Enfermagem: Aberta inscrição para trabalhos

Os interessados têm até o dia 09 de maio para enviar seus artigos

UNIESP sedia dos cursos pré-encontro do XVI Encontro Nacional de Aleitamento Materno
19 Abr
UNIESP sedia dos cursos pré-encontro do XVI Encontro Nacional de Aleitamento Materno

O evento, que reuniu profissionais de toda América Latina, ofereceu diversos cursos, capacitações, palestras e treinamentos

UNIESP sedia Etapa de Circuito Paraibano de Xadrez Rápido
17 Abr
UNIESP sedia Etapa de Circuito Paraibano de Xadrez Rápido

Evento, que aconteceu domingo (14), reuniu 73 jogadores, incluindo seis mestres nacionais