De aluno a professor: docente de Educação Física relembra sua jornada no UNIESP

• Ter, 02/Abr/2024

A vida acadêmica reserva ao profissional diversos reconhecimentos sobre a execução de seu trabalho. A aprovação na disciplina, o diploma, a formatura, boas notas, elogios de professores e colegas, são comprovações de que o caminho trilhado pelo acadêmico está sendo bem seguido. Mas um dos maiores reconhecimentos é ser convidado a compor o corpo docente em uma instituição em que você foi aluno.

Foi o que aconteceu com Esequiel Costa, que se graduou em Educação Física no UNIESP de 2017 a 2021, e hoje é professor do Centro Universitário. Ele iniciou no quadro de docentes da instituição no semestre de 2024.1, nas disciplinas de Ginástica Geral; Atividades Físicas em Academia de Ginástica e Projeto Extensionista: Ginasticando. “Para mim é muito gratificante estar ali na sala dos professores e isso me deixa eufórico, porque você divide a mesa com os mestres. Estou naquele processo de formiguinha, mas acompanhado pelas pessoas que me formaram e contribuíram na minha jornada acadêmica”, destacou.

Esequiel já era uma figura conhecida nos eventos tanto do UNIESP quanto dos parceiros, já que ele é um dos líderes do grupo UNIESP Dance. O projeto de extensão formado por alunos e professores promove diversos ritmos de dança, com aulas e apresentações. A entrada na equipe em 2018 foi determinante na jornada de Ezequiel. “Eu venho da vertente das manifestações culturais: dançava ritmos afro-brasileiros e danças populares. Quando entrei na graduação, vi que era ensinado as danças mais atuais, como pop e funk e tentei saber como poderia me encaixar, quando rolou a seletiva do IESP Dance (como o grupo era chamado) e eu pude trazer minha contribuição”.

Ele explica que foi no UNIESP Dance que ele descobriu a aptidão para lecionar. “O projeto em si prepara o aluno para que ele possa ter práticas docentes: não é só a prática, mas uma pesquisa que nos faz entender o por que de dar aquela aula para aquele grupo específico. Então através dessa pesquisa e do aprofundamento houve o meu despertar para o trabalho com o público”.

Entre os momentos marcantes de seu percurso como estudante, Esequiel destaca suas participações no Festival de Ginástica de Academia do INOVA, o maior evento do UNIESP, em que ele se apresentou pela primeira vez em 2018 com o UNIESP Dance. Ele lembra também da sua participação em 2020, ano da retomada às atividades presenciais durante a pandemia de covid-19, quando a apresentação do grupo foi transmitida ao vivo pelo YouTube. Outro marco importante foi a inauguração da Sala de Práticas Corporais, espaço que hoje é seu ambiente de trabalho.

Para a coordenadora de Educação Física, Jeane Cavalcanti, a contratação de Esequiel é reflexo de seu esforço ao longo da formação. “Esequiel como aluno sempre mostrou um diferencial muito grande. Desde o primeiro período ele foi participativo, estando envolvido em todos os projetos de extensão. Ele enfrentava as milhares de aventuras que designamos para ele. E nesse processo eu fui observando seu desempenho em ensino e aprendizagem, como ele desenvolveu seus métodos e a experiência dele em atividades físicas e culturais. Ele sempre deu motivos suficientes para acreditar que ele seria um excelente docente”.

A contratação de egressos, tanto no quadro docente quanto administrativo, é a demonstração de que o UNIESP confia na qualidade do seu ensino e a garantia de que a instituição forma para o mercado de trabalho os melhores profissionais.