Medicina Veterinária do UNIESP cria cadastro de doadores de sangue e estimula os tutores a doarem também

  • Ter, 08/Ago/2023

POR MAISPB

 

O Curso de Medicina do Centro Universitário – Uniesp criou um cadastro de futuros doadores de sangue e, nessa oportunidade estimulam os tutores a doarem sangue também, além do projeto de arrecadação de alimentos para os pet.

O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário do UNIESP uma graduação de ensino superior do tipo bacharelado e já se prepara para a colação de grau da turma pioneira da Instituição, que vai acontecer em 2024. Este ano o Curso de Medicina Veterinária já recebeu a nota máxima do MEC.

O médico veterinário é um profissional dedicado a prevenir, controlar, erradicar e tratar doenças em animais, pesquisar e tratar doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos, fiscalizar e controlar a qualidade de produtos de origem animal e muito, muito mais. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFVM), são mais de 80 áreas de atuação.

O Uniesp há 25 anos vem preparando profissionais generalistas, sejam alunos de Medicina Veterinária e todos os cursos da grade, alunos que chegam ao Uniesp com conhecimentos direcionados, que se estendem a vários campos, ou seja, que tem facilidade em transitar por diversos entendimentos, e podem dialogar e gerir diferentes áreas focadas em suas profissões, inclusive assumir posições de liderança, sempre de maneira eficiente. Essa é a política que o Uniesp.

Desde 1968

A profissão de médico veterinário foi regulamentada em 1968 e, para exercê-la, é obrigatório ter diploma de nível superior em curso de Medicina Veterinária reconhecido pelo MEC e registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do estado onde atua.

O MaisPB conversou com a coordenadora do curso, Paula Fernanda e traz mais informações sobre aprendizado, os benefícios e acolhidas dos alunos.

MaisPB – O que o curso de Medicina Veterinária do UNIESP tem promovido em prol do alunado?

Paula Fernanda – O curso de Medicina Veterinária do UNIESP tem se dedicado a proporcionar uma formação completa e atualizada para seus alunos, com uma grade curricular atualizada, abrangente que engloba tanto a teoria quanto a prática. Além disso, promovemos convênios parcerias com clínicas renomadas, garantindo experiência prática desde os primeiros semestres do curso. No UNIESP, oferecemos aos alunos do curso de Medicina Veterinária a oportunidade de participar de projetos de extensão e pesquisa, incentivando a busca pelo conhecimento e a contribuição para a sociedade. Acreditamos que essa imersão em atividades extracurriculares enriquece a formação dos nossos estudantes e fortalece seu currículo para o mercado de trabalho.

MaisPB – E os investimentos?

Paula Fernanda – O curso de Medicina Veterinária do UNIESP tem investido em uma infraestrutura de excelência para proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizado adequado e completo. Contamos com laboratórios equipados, salas de aula modernas e uma biblioteca com ampla variedade de materiais, buscando oferecer as melhores condições para o sucesso acadêmico dos nossos estudantes. Uma das grandes prioridades do curso de Medicina Veterinária do UNIESP é a integração dos alunos com o mercado de trabalho. Por isso, promovemos diversos eventos, como seminários, palestras e minicursos, que proporcionam contato direto com profissionais renomados e oportunidades de networking. Essas iniciativas auxiliam na inserção dos estudantes no mercado veterinário e no desenvolvimento de suas carreiras.

MaisPB – O prefeito da capital, Cicero Lucena,  anunciou projeto para Hospital Veterinário. É sim, uma evolução. Vamos falar sobre isso e o que poderá beneficiar os alunos do Curso de Veterinária do Uniesp?

Paula Fernanda – O projeto do Hospital Veterinário é uma grande conquista para nossa cidade. Com o curso de medicina veterinária do UNIESP, estamos preparando profissionais altamente capacitados para cuidar da saúde dos animais e contribuir para a evolução da nossa sociedade. Trará benefícios importantes para os alunos do Curso de Medicina Veterinária do UNIESP, no qual terão a chance de vivenciar a rotina de um ambiente hospitalar voltado para os cuidados aos animais. Essa experiência valiosa contribuirá para o desenvolvimento de habilidades técnicas e profissionais, preparando os estudantes para a vida acadêmica e para o mercado de trabalho.

MaisPB – Já registramos diversas campanhas do Uniesp envolvendo Pets. Vamos falar do resultado desse trabalho?

Paula Fernanda – O resultado desse trabalho foi excepcional! Foi um verdadeiro sucesso! Conseguimos sensibilizar a população em relação aos cuidados e bem-estar dos animais, com campanhas de arrecadação de ração. Conseguimos transmitir a expertise e qualidade do curso de Medicina Veterinária e despertar o interesse de futuros profissionais que desejam atuar nessa área.

MaisPB – A propósito, tem alguma campanha nova para acontecer?

Paula Fernanda – Sim, vamos continuar com a arrecadação de alimentos para os Pet, e também vamos fazer um banco de futuros doadores de sangue, nessa oportunidade convidaremos os tutores a doarem sangue também.

MaisPB – Os alunos de Medicina Veterinária do Uniesp tem bons professores, laboratórios. Como o Uniesp  está se preparando para formar a primeira turma?

Paula Fernanda – Estamos realmente empenhados em formar uma primeira turma de excelência na nossa faculdade. Nossos professores são experientes profissionais da área, engajados em transmitir todo o conhecimento necessário aos alunos. Além disso, estamos investindo em laboratórios modernos e equipamentos de última geração, para que os estudantes tenham uma formação prática completa e de qualidade.

MaisPB – Os alunos fazem estágios fora do Uniesp – em clínicas?

Paula Fernanda – Sim, nossos alunos fazem estágios fora, tem convênios e parcerias com clínicas renomadas, garantindo experiência prática desde os primeiros semestres do curso.

MaisPB – Tem aumentado muito o número de pessoas interessadas em fazer  o curso de Medicina Veterinária, inclusive pessoas com outras formações superiores. Vamos falar sobre isso?


Paula Fernanda –O curso de Medicina Veterinária tem se destacado por oferecer uma ampla gama de oportunidades profissionais, que vão além do consultório veterinário. Com a crescente preocupação com a saúde animal e a expansão do mercado pet, existem diversas possibilidades de atuação, como em zoológicos, indústrias e pesquisas científicas. E que sejam todos bem-vindos ao Uniesp.

MaisPB – É uma área, um curso, que promove muita interação?

Paula Fernanda – A medicina veterinária é uma área que promove a interação entre humanos e animais, proporcionando um mundo de descobertas e aprendizados. Além disso, com o avanço da tecnologia e a busca por tratamentos inovadores, há uma demanda cada vez maior por médicos veterinários especializados, incentivando muitos a buscarem essa formação. Os cursos de Medicina Veterinária também oferecem a chance de aprender sobre importantes questões relacionadas à saúde pública e segurança alimentar.

MaisPB – Os animais domésticos agora têm mais proteção no Brasil. Vamos falar desse avanço?

Paula Fernanda – A preocupação com os animais domésticos é cada vez maior, o UNIESP se destaca como instituição comprometida com essa causa. Nosso curso oferece uma formação completa e atualizada, com professores renomados e uma grade curricular abrangente, preparando nossos alunos desenvolvem habilidades técnicas e conhecimentos éticos necessários para promover o bem-estar dos animais de estimação e contribuir para essa importante evolução no Brasil.

MaisPB – Aqui na capital paraibana tem várias pessoas e entidades, ongs, que trabalham com proteção, com resgate de animais abandonados nas ruas e depois são colocados para adoção. Esses temas são levados ao conhecimento dos alunos, além das grades e disciplinas?

Paula Fernanda – Sim, os conhecimentos vão desde Bioética, Bem-Estar Animal, Epidemiologia e Planejamento Animal e Cirurgia. Temos um compromisso sério com a causa animal, combinamos teoria e prática para resolver a problemática dos animais abandonados nas ruas, estimulando a castração dos animais, diminuindo os números de animais errantes, cuidado dos animais, e contribuindo para uma comunidade cada vez mais consciente e responsável.




MAIS NOTÍCIAS



UNIESP lança cursos semipresenciais de Farmácia e Biomedicina
29 Abr
UNIESP lança cursos semipresenciais de Farmácia e Biomedicina

s interessados já podem se matricular nessas graduações, com aulas on-line e conteúdo disponível para estudar onde quiser

Estudantes de Engenharia participam da Cerimônia do Capacete
25 Abr
Estudantes de Engenharia participam da Cerimônia do Capacete

Evento ressalta a importância equipamentos de proteção no exercício da proteção



VII Mostra Científica de Enfermagem: Aberta inscrição para trabalhos
24 Abr
VII Mostra Científica de Enfermagem: Aberta inscrição para trabalhos

Os interessados têm até o dia 09 de maio para enviar seus artigos

UNIESP sedia dos cursos pré-encontro do XVI Encontro Nacional de Aleitamento Materno
19 Abr
UNIESP sedia dos cursos pré-encontro do XVI Encontro Nacional de Aleitamento Materno

O evento, que reuniu profissionais de toda América Latina, ofereceu diversos cursos, capacitações, palestras e treinamentos

UNIESP sedia Etapa de Circuito Paraibano de Xadrez Rápido
17 Abr
UNIESP sedia Etapa de Circuito Paraibano de Xadrez Rápido

Evento, que aconteceu domingo (14), reuniu 73 jogadores, incluindo seis mestres nacionais