Publicação de professor do UNIESP é destaque na Revista Nordeste

  • Sex, 16/Fev/2024

Uma matéria do professor do UNIESP Paulo Galvão Júnior foi destaque na revista Nordeste, que circula nos nove estados da região. O artigo analisa a evolução do Produto Interno Bruno (PIB) dos estados nordestinos de 2012 a 2021, constando uma evolução acima de 100% na área. A publicação foi lançada na edição 203 do periódico, em dezembro de 2023.

O professor Paulo Galvão Júnior é economista, professor de economia, conselheiro efetivo do Corecon-PB, sócio efetivo do fórum Celso Furtado de desenvolvimento da Paraíba, além de palestrante e escritor, com 13 livros publicados e mais de 300 artigos. O docente é frequentador assíduo da Biblioteca Padre Dourado, onde escreveu algumas de suas obras.

“É uma experiência gratificante e desafiadora ao mesmo tempo. Como professor de Economia do UNIESP desde 15 de agosto de 2014, eu sou o docente que mais frequenta a moderna biblioteca do Centro Universitário UNIESP, logo, eu estou sempre lendo, relendo e lendo de novo livros de Economia. E na biblioteca do UNIESP já li vários exemplares da Revista NORDESTE, que certamente enriqueceu a minha compreensão sobre os desafios enfrentados pela região Nordeste em plena Quarta Revolução Industrial”, explicou.

Em sua publicação no periódico, Paulo Galvão Júnior constatou a crescente evolução do PIB nordestino, que equivale a 13,8% do PIB brasileiro, apesar de englobar 18% do território nacional e 27% da população. Outro fato relevante é que o Nordeste é a terceira região mais rica do Brasil, mas concentra 43,5% da população em situação de pobreza. 

Por fim, o economista conclui que o Nordeste precisa de investimento em educação de qualidade para “promover o desenvolvimento sustentável da economia”. “É necessário contribuir para as transformações sociais, econômicas e ambientais do nordeste o mais rápido possível”, resume.

Em relação à sua participação na relevante revista, o professor se mostra grato pela confiança em seu trabalho. “Agradeço o honroso convite do estimado jornalista paraibano Walter Santos nas comemorações alusivas aos 18 anos da Revista NORDESTE. Eu pretendo contribuir para uma revista regional que é uma voz importante na região Nordeste e impactando positivamente a vida das pessoas físicas e jurídicas. Em resumo, é uma experiência enriquecedora, onde você pode pesquisar os indicadores, pensar criticamente, e ao mesmo tempo se conectar com a comunidade nordestina ao explorar uma variedade de temas como a desigualdade econômica e o desenvolvimento sustentável”, afirma.




MAIS NOTÍCIAS



UNIESP lança cursos semipresenciais de Farmácia e Biomedicina
29 Abr
UNIESP lança cursos semipresenciais de Farmácia e Biomedicina

s interessados já podem se matricular nessas graduações, com aulas on-line e conteúdo disponível para estudar onde quiser

Estudantes de Engenharia participam da Cerimônia do Capacete
25 Abr
Estudantes de Engenharia participam da Cerimônia do Capacete

Evento ressalta a importância equipamentos de proteção no exercício da proteção



VII Mostra Científica de Enfermagem: Aberta inscrição para trabalhos
24 Abr
VII Mostra Científica de Enfermagem: Aberta inscrição para trabalhos

Os interessados têm até o dia 09 de maio para enviar seus artigos

UNIESP sedia dos cursos pré-encontro do XVI Encontro Nacional de Aleitamento Materno
19 Abr
UNIESP sedia dos cursos pré-encontro do XVI Encontro Nacional de Aleitamento Materno

O evento, que reuniu profissionais de toda América Latina, ofereceu diversos cursos, capacitações, palestras e treinamentos

UNIESP sedia Etapa de Circuito Paraibano de Xadrez Rápido
17 Abr
UNIESP sedia Etapa de Circuito Paraibano de Xadrez Rápido

Evento, que aconteceu domingo (14), reuniu 73 jogadores, incluindo seis mestres nacionais