Fisioterapia oferece tratamento para mulheres no climatério através da Clínica Escola do IESP

O curso de Fisioterapia do IESP está oferecendo atendimento para mulheres no climatério, independente da idade, através da Clínica Integrada de Saúde, localizada no Bloco G do campus.

O climatério é como se chama o  momento em que a produção de hormônios diminui drasticamente no corpo das mulheres, levando ao fim de sua fase reprodutiva, e surgem sintomas como calor e oscilação de humor. Costuma iniciar alguns anos antes da menopausa, a última menstruação, e pode durar por até três anos depois dela.

A lista dos incômodos sintomas inclui, além das ondas de calor repentinas: falta de desejo sexual, insônia, sudorese, cansaço, tontura, ansiedade, depressão, dores articulares e/ou musculares, osteoporose, dentre outros. Portanto, é essencial que a mulher procure tratamentos para preservar a saúde e manter a qualidade de vida neste período.

Como parte de um projeto de extensão supervisionado pela professora Aldeíde Rocha e iniciado no período de 2017.2, o curso de Fisioterapia oferece tratamento na piscina aquecida do IESP todas as quintas-feiras, das 16h às 18h, para qualquer mulher no climatério, independente da idade.

Para participar, basta procurar a Clínica Integrada de Saúde presencialmente ou através do telefone 2106-3833, apresentar exame de pele, de urina, e citológico, e responder ao questionário de triagem, disponível na recepção da Clínica. No caso de mulheres com menos de 45 anos que estejam no climatério precoce, é necessário apresentar também o atestado médico da condição.

Os exercícios executados ajudam a restabelecer o equilíbrio, estimulam a manutenção da densidade óssea e ensinam técnicas de relaxamento. De acordo com Adriane Palitot, que participa do tratamento, a atividade ajuda até a diminuir as ondas de calor. A professora Aldeíde detalha as atividades realizadas: “São exercícios aeróbicos que incluem alongamento, fortalecimento e relaxamento. Promovem bem-estar físico e mental, tem efeito analgésico e relaxante, aumentam a capacidade cardiorrespiratória e ativam a circulação sanguínea.”

As inscrições são gratuitas e abertas à comunidade, mas as vagas são limitadas. Por conta do tamanho da piscina, dez mulheres podem participar do tratamento a cada semestre. Maiores informações podem ser adquiridas na Clínica Integrada, através do telefone 2106-3833 ou da Coordenação de Fisioterapia, através do 2106-3836.

No Comments Yet.

Leave a comment