O C.H.A. para a empregabilidade, carreira e negócios

  • Prof. Fábio Ferreira
  • Sex, 12/Nov/2021
  • 2022 Visualizações

Muito se fala a respeito da alta competitividade, concorrência e crise em todos os setores e profissões do mundo. Mas, raramente, apresenta-se a solução. Ou seja, como superar estes desafios e obter a tão sonhada empregabilidade, desenvolvimento de carreira e, como consequência, o sucesso nos negócios?

Antes de tudo, é importante saber que o termo empregabilidade refere-se à capacidade de adquirir, desenvolver e aplicar as competências que o mercado exige, atuando ou não numa empresa (carteira assinada), independente da área de atuação, para obter os resultados desejados na carreira profissional ou nos negócios.

Por isso, se faz necessário afirmar que competência pode ser definida como a gestão lógica e estratégica do conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (C.H.A.).

As constantes mudanças mercadológicas transformam a competição por uma posição elevada, no mercado e nos negócios, cada vez mais acirrada. Por esse motivo, é tão importante o desenvolvimento do C.H.A. (capital intelectual e competência comportamental), que levam ao tão sonhado êxito profissional e aos fatores críticos dos negócios. Desse modo, todos deveriam implementar estratégias para se adaptar positivamente e gerar vantagens competitivas no seu contexto de atuação.

Então surge a pergunta: mas, porque as competências são tão determinantes para obter sucesso profissional, na carreira e nos negócios?

Para responder essa pergunta, eu descrevo abaixo qual o caminho para maximizar as possibilidades e aproveitar as oportunidades do mercado, independente da área de atuação. Em outras palavras, quanto mais você desenvolver o C.H.A; maiores serão as suas possibilidades e garantia de empregabilidade e sucesso.

A seguir, o C.H.A. dos principais atributos demandados e exigidos pelo mercado.

 

Vale lembrar que apesar do fato de alguém possuir determinado conjunto de conhecimentos e habilidades não assegura que eles irão agregar valor a esse indivíduo e, principalmente, às organizações, visto que não basta saber (ter conhecimento) e saber como fazer (ter habilidade). 

Se você realmente deseja se destacar no mercado e obter sucesso, deverá, por meio das atitudes (agir/fazer e querer ser), mostrar para que veio. 

Hoje não faltam pessoas que têm conhecimentos e habilidades. Faltam sim, aquelas que façam o que devem fazer e que realmente queiram ser o que devem ser, agir como profissionais. Ou melhor, ter atitude!

Então, se VOCÊ realmente almeja ter sucesso profissional, seja em um negócio ou em qualquer outro, trate de adquirir, desenvolver e aplicar seus conhecimentos e habilidades com ATITUDE! Esse é o C.H.A. para aplicar a lógica do SUCESSO, desenvolvimento de carreira e empregabilidade!

Colunista: Prof.º Fábio Ferreira – Mentor de desenvolvimento empresarial e de pessoas

Instagram: @fabio_ferreira_s

Categoria do artigo: Gestão: Desenvolvimento de negócios e de pessoas