Ementa do curso

  • Cursos Livres - Extensão -

Negociação. Evolução do conceito. Barreiras para negociar. Variáveis de uma negociação. Estilos de negociação. Fases e Táticas de negociação. Gestão de conflitos. Vantagens e desvantagens de um conflito. Abordagens de administração de conflitos. Causas, tipos e níveis de conflitos. Estratégias para solução de conflitos. Consequência e soluções dos conflitos.

Breve currículo do ministrante:
Mestre em Administração pela Universidade Potiguar - UnP, com MBA em Formação Avançada de Consultores e Gestão de Pessoas pela Estratego Pós, também especialista em Marketing e Propaganda Eleitoral pelo Centro de Educação Superior Reinaldo Ramos - CESREI. Possui graduação em Administração pela IESP Faculdades e em Turismo pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas. Possui mais de dez anos de experiência em ensino superior, como docente da graduação e pós em diversas áreas e disciplinas: Administração de Conflitos; Gestão de pessoas, Liderança e Competências gerenciais; Administração da produção e Logística, Marketing, Comportamento consumidor, pesquisa de mercado, Marketing digital; Fundamentos e Teorias Administrativas; Empreendedorismo e Planejamento estratégico, Recrutamento e Seleção; Treinamento e desenvolvimento; Remuneração estratégica, etc. tanto nos cursos de Administração e tecnólogos de gestão quanto nas engenharias e Ciências Contábeis. Também possui experiência como monitor de Jogos de empresa, instrutor e facilitador do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac, Fundação Bradesco e consultor empresarial, Experiencia de mais de 10 anos como consultor organizacional. http://lattes.cnpq.br/3636217158457437

Objetivos Programáticos

2.1 Compreender negociação como um processo, aprender as formas de negociação e identificar o uso de estratégias adequadas para lidar com situações variadas.

2.2 Adquirir uma visão sistêmica sobre o gerenciamento de conflitos, classificar as características de um conflito e traçar possibilidades de soluções.

INSCRIÇÕES

Conteúdo Programático

3.1 PRIMEIRO ENCONTRO (3h)

3.1.1 Tema da aula (2h):

- Negociação. Evolução do conceito. Barreiras para negociar. Variáveis de uma negociação.

3.1.2 Metodologia:

- Apresentação e estabelecimento de expectativas sobre o curso. Aula expositiva e dialogada, discussões, vídeos ilustrativos e leituras de textos sobre o assunto.

3.1.3 Trabalho Efetivo Discente Remoto - TED (1h):

- Teste do perfil de negociador.

- Resolução de um estudo de caso baseado em negociação.

 

3.2 SEGUNDO ENCONTRO (3h)

3.2.1 Tema da aula (2h):

- Estilos de negociação. Fases e Táticas de negociação.

3.2.2 Metodologia:

- Aula expositiva e dialogada, vídeos ilustrativos, discussões de exemplos.

3.2.3 Trabalho Efetivo Discente Remoto - TED (1h):

- Aplicação de exercício para fixação da aprendizagem baseado no filme A Negociação.

 

3.3 TERCEIRO ENCONTRO (3h)

3.3.1 Tema da aula (2h):

- Vantagens e desvantagens de um conflito. Abordagens de administração de conflitos. Causas, tipos e níveis de conflitos.

3.3.2 Metodologia:

- Aula expositiva e dialogada, vídeos ilustrativos e exemplos explicativos. Leituras de material didático compilado.

 

3.3.3 Trabalho Efetivo Discente Remoto - TED (1h):

- Pesquisa, seleção e envio de notícias sobre Conflitos nas organizações.

- Elaboração de um relato reflexivo pessoal sobre a temática abordada baseado na metodologia de aprendizagem experiencial e reflexiva.

 

3.4 QUARTO ENCONTRO (3h)

3.4.1 Tema da aula (2h):

- Estratégias para solução de conflitos. Consequência e soluções dos conflitos.

3.4.2 Metodologia:

- Articulação dialogada sobre a relevância da teoria e dos conceitos abordados na aula para entender questões cotidianas sobre o assunto abordado por meio das notícias selecionadas. Aula expositiva, vídeos ilustrativos e exemplos explicativos.

3.4.3 Trabalho Efetivo Discente Remoto - TED (1h):

- Aplicação de exercício para fixação da aprendizagem baseado em trechos do filme: Verdade Nua e Crua.