Ementa do curso

  • Cursos Livres - Extensão -

Compreender os Direitos Humanos e sua legislação, contextualizando Gênero, Diversidade, Étnico-raciais, discriminação, a população cigana, quilombola, indígena, LGBTQ+, população de/na rua, pessoas deficientes e as que estão no sistema prisional.

Objetivos Programáticos

Objetivo Geral: Compreender o papel dos Direitos Humanos, relacionando suas dimensões com o exercício da cidadania e inclusão social.

Objetivos Específicos: Identificar o que são Direitos Humanos; Conhecer documentos pautados aos Direitos Humanos; Dialogar sobre Direitos Humanos, cidadania e inclusão social; Refletir sobre a construção da desigualdade social.

Valores e Inscrições

Conteúdo Programático

Fundamentos dos direitos do homem. O que são e quando surgem os Direitos Humanos. Legislação em Direitos Humanos. Tipos de Violências. Questões Étnico-raciais e os Direitos Humanos. Gênero, Diversidade e Direitos Humanos. Direitos e Discriminação, a população cigana, quilombola e indígena. A exclusão social do LGBTQ+; da população de/na rua; das pessoas deficientes e as que estão no sistema prisional.