Ementa do curso

  • Cursos Livres - Extensão -

Baseada nos conhecimentos da Ciência da Nutrição e nas metodologias de ensino aprendizagem o curso abordará os fundamentos da educação nutricional: conceito, objetivos e histórico. O papel da educação nutricional na fase préescolar. Releva a utilização do processo de ensino-aprendizagem em educação nutricional, a formação do hábito alimentar; planejamento, elaboração, execução e avaliação de projetos e programas educativos; a utilização de técnicas pedagógicas e de meios multisensoriais em educação nutricional.

Objetivos Programáticos

 Desenvolver no aluno a capacidade de compreensão da importância da educação em saúde no processo de transformação social, bem como, o papel do profissional Nutricionista como educador;  Orientar o estudante acerca da importância do Fazer Extensão na formação profissional em Nutrição;  Propiciar uma percepção crítica do processo educativo na área da saúde/nutrição;  Criar capacitação na utilização da didática e de técnicas pedagógicas e dinâmicas na educação nutricional, embasada em seus objetivos e princípios;  Desenvolver capacidade de compreensão sobre os padrões de comportamento alimentar e formação dos hábitos alimentares;  Proporcionar aptidão no planejamento de programas de educação nutricional para a comunidade em que está inserida o Projeto de Extensão;  Desenvolver uma abordagem da educação nutricional em um dos campos (pré-escolares) de atuação do nutricionista

INSCRIÇÕES

Conteúdo Programático

1. Educação em saúde: conceitos, importância, princípios e objetivos; 2. Nutrição e Alimentação como objetos de estudo da Educação; 3. Teorias Pedagógicas. Compromisso do profissional com a sociedade; 4. Papel do Nutricionista como educador; 5. Educação Alimentar e Nutricional e Sustentabilidade; 6. Fundamentos do comportamento alimentar infantil. Formação dos hábitos alimentares na infância; 7. Recursos didáticos pedagógicos para crianças; 8. Avaliação e conclusão de programas em educação nutricional.