Público-Alvo
Destina-se, principalmente, a graduados Portadores de diploma de nível superior em licenciatura, Profissionais graduados em Psicologia, Pedagogia, Psicopedagogia entre outros cursos de áreas afins.
Objetivo
O objetivo geral do curso de pós-graduação em Avaliação e Intervenção Psicopedagógica e Neuropsicopedagógica na Prática é capacitar profissionais para atuarem de forma eficaz na identificação, avaliação e intervenção em dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento, integrando conhecimentos da psicopedagogia, neuropsicologia e práticas educacionais;
- Específicos
- Capacitar os profissionais para compreenderem os fundamentos teóricos da psicopedagogia e da neuropsicologia, assim como suas aplicações na prática educacional.
- Desenvolver habilidades para realizar avaliações psicopedagógicas e neuropsicológicas abrangentes, utilizando instrumentos e técnicas adequadas.
- Fornecer conhecimentos sobre os diferentes transtornos e dificuldades de aprendizagem, suas causas e características, para uma identificação precisa e uma intervenção eficaz.
- Capacitar os profissionais para planejar e implementar intervenções psicopedagógicas e neuropsicopedagógicas individualizadas, considerando as necessidades específicas de cada aluno.
- Promover a integração entre profissionais da saúde e da educação, visando uma abordagem multidisciplinar e colaborativa na identificação e intervenção em dificuldades de aprendizagem.
- Estimular a reflexão crítica e a pesquisa científica no campo da psicopedagogia e neuropsicopedagogia, incentivando a atualização constante e o aprimoramento profissional.
- Preparar os profissionais para atuarem como facilitadores do processo de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos e contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva e equitativa.
MATRICULAS ABERTAS - INICIO PARA 28 DE SETEMBRO
Este Curso de Especialização será trabalhado através do método REFLEXIVO – ANALÍTICO – CRÍTICO- PARTICIPATIVO, que requer estudo, leitura, debates e constante atuação dos participantes em classe. Este método tem como pressuposto básico a ideia de que na pós-graduação, mais do que em qualquer outro nível de ensino, o aluno deve ser o agente principal do processo de aprendizagem. Serão utilizados procedimentos variados, incluindo atividades individuais e em grupo a fim de atender aos interesses e necessidades dos alunos e de proporcionar uma vivência prática de diferentes procedimentos. O processo de ensino visa desenvolver a capacidade crítico reflexiva e a habilidade de sistematizar ideias e comunica-las, tornando-se indispensável a presença dos participantes.
PARCERIAS
Espaços terapêuticos, clinicas e centros de saúde mental ou desenvolvimento cognitivo.
DISCIPLINA |
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Introdução à Avaliação Psicopedagógica e Neuropsicopedagógica |
Elaboração estrutural do Processo de Avaliação Psicopedagógica e Neuropsicopedagógica |
Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem voltada para o âmbito institucional |
Avaliação de Desempenho: Acompanhamento evolutivo do aprendente |
Instrumentos, Testes e Técnicas Personalizadas com fins psicopedagógicos e Neuropsicopedagógicos |
Cognição e Metacognição: noções teóricas de base / Avaliação dos processos cognitivos e metacognitivos |
Elaboração de um Relatório Psicopedagógico de excelência |
Introdução à Intervenção Psicopedagógica e Neuropsicopedagógica |
Elaboração estrutural do Processo de Intervenção Psicopedagógica e Neuropsicopedagógica |
Estratégias e Recursos para Intervenção |
A Reabilitação e Estimulação cognitiva como práticas Psicopedagógicas |
Inclusão e Diversidade |
Estudos de Caso: uma análise prática |
Trabalho de Conclusão de Curso: Práticas em Avaliação e Intervenção Psicopedagógica |