Público-Alvo

  • Pós-Graduação - Especialização - Presencial
  • 15 meses

O público-alvo deste curso inclui profissionais e líderes que trabalham em áreas relacionadas ao desenvolvimento urbano, como arquitetos, urbanistas, engenheiros, gestores públicos, empresários, consultores, advogados, contadores e pesquisadores. Este curso é ministrado por professores experientes e líderes do setor, oferecendo aos participantes a oportunidade de aprender com especialistas renomados.

Objetivo

 

Os objetivos gerais do curso:

  1. Capacitar profissionais para atuar no planejamento, desenvolvimento e gestão de cidades inteligentes;
  2. Proporcionar uma visão crítica e multidisciplinar sobre as questões relacionadas ao desenvolvimento urbano;
  3. Fomentar a pesquisa e a produção de conhecimento científico sobre o tema.

 

Já os objetivos específicos do curso:

 

  1. Conhecer as principais teorias e metodologias relacionadas ao desenvolvimento urbano e à gestão de cidades inteligentes;
  2. Identificar e avaliar as demandas e necessidades das cidades em relação à implementação de tecnologias inteligentes e sustentáveis;
  3. Desenvolver habilidades para a elaboração e implementação de projetos de desenvolvimento urbano e gestão de cidades inteligentes;
  4. Compreender a importância da participação cidadã no processo de planejamento e gestão urbana;
  5. Aprofundar o conhecimento sobre a legislação e normas relacionadas ao desenvolvimento urbano e gestão de cidades inteligentes;
  6. Analisar casos práticos de sucesso na implementação de cidades inteligentes em diferentes partes do mundo;
  7. Compreender a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente no desenvolvimento urbano e gestão de cidades inteligentes;
  8. Desenvolver habilidades de liderança e trabalho em equipe para atuar no contexto do desenvolvimento urbano e gestão de cidades inteligentes.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA NOVA TURMA: INÍCIO PREVISTO PARA 2023.2

Há várias razões pelas quais fazer um curso de pós-graduação em Desenvolvimento Urbano e Gestão de Cidades Inteligentes:

 

  1. Desenvolvimento profissional: Ao adquirir conhecimentos avançados em planejamento urbano e gestão de cidades inteligentes, você pode se tornar um profissional mais qualificado e competitivo em sua área. Isso pode abrir novas oportunidades de carreira e aumentar sua capacidade de liderar e gerenciar projetos inovadores.
  2. Demandas do mercado: Com o crescimento acelerado das cidades e a necessidade de soluções mais eficientes e sustentáveis para enfrentar os desafios urbanos, há uma demanda crescente por profissionais qualificados em desenvolvimento urbano e gestão de cidades inteligentes. Ao fazer um curso de pós-graduação nessa área, você pode se posicionar melhor para aproveitar essas oportunidades.
  3. Conhecimentos técnicos: A tecnologia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento urbano e na gestão de cidades inteligentes. Fazer um curso de pós-graduação nessa área pode ajudá-lo a compreender melhor as tecnologias emergentes e a aplicá-las de forma eficaz em projetos urbanos.
  4. Conhecimentos práticos: Além dos conhecimentos teóricos, o curso de pós-graduação em Desenvolvimento Urbano e Gestão de Cidades Inteligentes proporciona o contato com soluções práticas, onde os alunos podem aplicar seus conhecimentos em situações reais. Isso pode fornecer uma experiência valiosa e concreta que pode ser útil para suas atividades profissionais.
  5. Contribuição social: Ao adquirir conhecimentos em desenvolvimento urbano e gestão de cidades inteligentes, você pode se tornar um agente de mudança em sua comunidade, contribuindo para criar cidades mais eficientes, sustentáveis e habitáveis. Isso pode ser uma fonte de realização pessoal e profissional, além de ter um impacto positivo na sociedade.

 

Assim, ao longo do curso, os alunos aprenderão a aplicar esses conceitos e tecnologias para enfrentar os desafios atuais e futuros de planejamento urbano, infraestrutura, mobilidade, meio ambiente, segurança e qualidade de vida em áreas urbanas.

DISCIPLINA
Direito Administrativo aplicado a Gestão Pública: Regime Jurídico, atos e poderes administrativos
Governança no setor Público
Gestão eficiente de Pessoas no Serviço Público (on-line)
Controle e Auditoria Pública (on-line)
As Smart Cities: conceito e relevância. Planejando uma cidade mais criativa, inovadora, humana e sustentável
Agenda 2030 da ONU e suas 169 metas e a implantação do conceito de Cidades e comunidades sustentáveis – ODS 11
Gestão de Recursos Públicos (democracia participativa), Políticas Públicas e práticas de desenvolvimento sustentável
Gestão de Recursos Públicos (democracia participativa), Políticas Públicas e práticas de desenvolvimento sustentável
Regime Jurídico dos Contratos Administrativos
Metodologia do Trabalho Científico (1ª Parte)
Mobilidade Sustentável e Implicações do Urbanismo
Licenciamento e Educação ambiental
Planejamento Estratégico e urbanístico no Setor Público
Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e Certificações Ambientais
Estatuto das Cidades, Plano Diretor e Licenças Urbanísticas
Estatuto das Cidades, Plano Diretor e Licenças Urbanísticas
Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública
Gestão de Riscos e Compliance no Setor Público
Metodologia do Trabalho Científico (2ª Parte)
Workshop