Público-Alvo

  • Pós-Graduação - Especialização - Presencial
  • 15 Meses

A todos os que necessitam de aprofundamento técnico e teórico no campo do paisagismo, com o intuito de desenvolver intervenções que promovam qualidade ambiental, funcional e estética nos espaços, e que visam aprimorar seus conhecimentos para viabilizar seu desenvolvimento profissional contínuo. São profissionais das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Agronomia, Ecologia, Biologia, Geografia e Engenharia Florestal, e de outras áreas afins.

Objetivo

Aprofundar o conhecimento na área da arquitetura paisagística e do paisagismo de interiores , capacitando a atuar com criatividade, novas tecnologias e responsabilidade ambiental visando desenvolver o novo perfil dos profissionais da área do paisagismo, por meio da construção e aprimoramento de competências técnicas, focadas na sustentabilidade e na ampliação da importância do paisagismo na qualidade dos espaços de pequena a média escala, perpassando por espaços internos, contíguos aos lotes, parklets a passeios públicos.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 2024

Curso coordenado pelas professora Anneliese Heyden e Larissa Santos.

A Especialização em Paisagismo Integrado à Arquitetura e ao Design de Interiores aprofundará os conhecimentos relacionados à construção da paisagem de espaços de pequena a média escala, a partir de práticas, conceitos e tecnologias utilizadas no paisagismo. A pós-graduação visa integrar os conceitos da ecologia e do design biofílico aos projetos de jardins e espaços paisagísticos, valorizando a vegetação como elemento potencial para a qualidade do espaço e o bem estar das pessoas. Indicado para profissionais Arquitetos e Urbanistas, Designers de Interiores, Engenheiros Agrônomos e de áreas afins, que almejam a compreensão integrada de aspectos ambientais, sustentáveis e de mercado para o planejamento e a execução de intervenções e de projetos paisagísticos

Conhecimentos da arquitetura e do design paisagístico nas dimensões que vão desde o interior das edificações aos espaços livres de média escala, aliados à ecologia, à sustentabilidade e ao design biofílico, visando a capacitação para projetar pensando nos reais significados da paisagem e da importância da vegetação para qualidade dos espaços.

Engloba conteúdos de especialização em outras áreas de arquitetura, urbanismo, interiores e biologia, como iluminação, mobiliário, acessibilidade, botânica aplicada ao paisagismo, design biofílico, entre outros.

Infraestrutura em laboratórios e ateliês de projeto, iluminação, desenho, informática, entre outros disponíveis para melhor aquisição do conhecimento transmitido

Visitas técnicas à acervos botânicos como parques, praças, lojas especializadas na comercialização de plantas e viveiros.

DISCIPLINA
História e Estética do Paisagismo
Conceitos, Funções e Tipos
Compreensão da Paisagem
Estudos da botânica voltados ao paisagismo
Teoria e prática da Jardinagem
Etapas do projeto Paisagístico
Composição estética e sensorial
Representação gráfica no paisagismo
Design Biofílico
Vegetação e Conforto Ambiental
Instalações e Iluminação no Paisagismo
Projetos de Paisagismo Residencial
Projeto de Paisagismo comercial e institucional
Projeto de Paisagismo em espaços livres
Ecologia e Sustentabilidade
Paisagismo afetivo e acessibilidade
Dimensões do mercado em paisagismo
Publicação (artigo)