ENADE

O que é o Enade?
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Qual o objetivo do Enade?
O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Quem deve participar do exame?

  • Estudantes Concluintes dos Cursos de Bacharelado: aqueles que tenham expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2018 (31 de agosto).
  • Estudantes Concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia: aqueles que tenham expectativa de conclusão de curso até dezembro de 2018 ou que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2018 (31 de agosto).
  • Os estudantes que iniciaram o curso em 2018, e que estejam devidamente matriculados e tenham de zero a 25% da carga horária mínima do curso concluída, precisarão apenas ser inscritos, mas não farão provas. Além disto, não precisam se preocupar com a inscrição, pois é responsabilidade da IES.

Áreas analisadas em 2018?
O ministério da educação é quem define, anualmente, as áreas propostas pela comissão de avaliação da Educação Superior (Conaes), A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área é trienal.

  • Administração
  • Ciências Contábeis
  • Design de interiores
  • Direito
  • Psicologia
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão Financeira
  • Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
  • Gestão comercial

Sou obrigado a fazer o Enade?
O Enade é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Se eu faltar a prova, o que acontece?
Os alunos convocados que não comparecerem ao Exame estarão em situação irregular com a instituição de ensino e não poderão se formar. Para que possam participar da colação de grau e receber o seu diploma é preciso que esses alunos regularizem a sua situação e realizem a prova novamente em 3 anos.

Se eu for mal na prova?
Caso a sua nota e a dos seus colegas de turma não tenham atingido o mínimo aceitável para conceituar positivamente o seu curso, ele poderá perder credibilidade, assim como a sua formação. Isso refletirá negativamente em seu currículo, pois, como já deve saber, algumas empresas perguntam sobre a nota do ENADE, logo, aqueles que obtêm os melhores resultados se sobressaem.

Quando e onde?
DATA: 25/11/2018
LOCAL: O local é informado pelo INEP após o aluno preencher o questionário socioeconômico.
HORA: Início às 13h (horário de Brasília) / 12h (horário local)

Como é a prova do Enade?
A prova é dividida em 4 partes:

  1. Questionário do estudante;
  2. Questionário do coordenador (a) do curso;
  3. Prova;
  4. E questionário de impressões dos estudantes sobre a prova.

A prova ENADE é formada por questões de conteúdo geral e especifico. São no total 40 questões, sendo 10 de conteúdo geral (comum a todos os cursos) e 30 de conteúdo especifico de cada área, contendo questões discursivas e de múltipla escolha. O peso da prova é dividido em duas partes, 25% conteúdo geral e 75% conteúdo especifico.

Qual a importância de um bom resultado no Enade?
O Enade faz parte do Sinaes, que é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional, juntos eles formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

BOM PARA VOCÊ E PARA SEU CURRÍCULO!

A importância de ter um bom resultado na prova do Enade, é mostrar que a instituição de ensino que você estuda é qualificada, e esta qualificação será refletida no seu diploma.

PARA O SEU CURSO!

Você pode ajudar a sua instituição a melhorar o seu curso, através do resultado da prova, a instituição poderá identificar áreas e aspectos do curso que podem ser melhorados, na busca pela qualidade de excelência do ensino.

 

EDITAL ENADE

PORTARIA ENADE