Acadêmicos de Engenharia celebram a criação do Núcleo de Iniciação Científica

• Seg, 03/Dez/2018

O Núcleo de Iniciação Científica das Engenharias - NICE, formalmente criado em novembro de 2018, por ato da Coordenação de Curso, docentes e discentes dos Bacharelados em Engenharia Civil e Engenharia de Produção do IESP, objetiva propagar a prática de pesquisa, aliada as atividades de estudo e produção científica, aperfeiçoando-se o potencial reflexivo e crítico do corpo discente.

Segundo o Professor DSc. Marco Aurélio Melo, a iniciação científica é o primeiro contato direto do estudante com a atividade científica, lhe permitindo o engajamento na pesquisa, favorecendo a oportunidade de estudar e desenvolver um determinado tema, a partir de metodologias adequadas, sempre sob a orientação e supervisão de um professor orientador.

O Professor DSc. Giuseppe Cavalcanti de Vasconcelos, Coordenador dos Cursos de Engenharia, explica que a atividade não tem como foco exclusivo formar novos cientistas, mas sim, profissionais mais competentes para lidar com os desafios contemporâneos. O professor, ainda destaca que egressos que fizeram iniciação científica, se apresentam com melhor desempenho nas seleções para a pós-graduação, tendem a desenvolver espírito de equipe, possuem maior facilidade de falar em público, adquirem melhor capacidade de análise crítica, maturidade intelectual, maior discernimento para enfrentar dificuldades e mais capacidade de adaptação.