Acervo, acessibilidade e ambiente: IESP inaugura nova biblioteca

• Qua, 13/Mar/2019

O IESP agora conta com sua nova biblioteca Padre Dourado, que foi liberada integralmente nesta quarta-feira (13), contando com um acervo com mais de 15 mil títulos e 55 mil exemplares que contemplam todas as áreas dos cursos oferecidos pela instituição. O equipamento de estudos ocupa o primeiro e o segundo andar do Bloco Central, funcionando de segunda a sexta das 7h30 às 22h e aos sábados das 8h às 14h. O acesso é livre para alunos, ex-alunos, funcionários e professores. A comunidade geral também pode usufruir com pequenas restrições e mediante a uma pequena taxa.

Entre as diversas áreas do setor estão as 8 salas de estudo em grupo, com capacidade para 6 pessoas; uma sala de leitura e 202 cabines de estudo individuais. Também são disponíveis 16 armários guarda-volumes de autoatendimento. Todos esses equipamentos são protegidos por um aparato de segurança com câmeras e sistema antifurto. A equipe de funcionários da Biblioteca está sempre à disposição para auxiliar o usuário para prestar qualquer instrução, inclusive através de visitas guiadas e serviços. Também há uma sala de leitura, com opções confortáveis de acento para a prática de forma relaxante.

A biblioteca contém diversos equipamentos de acessibilidade, incluindo uma plataforma elevatória. A sala de multimídia conta com 24 computadores adaptados, com os sistemas DosVox para cegos e Vlibras para surdos. Para consultar  o acervo o usuários pode utilizar 4 computadores e 4 tabletes espalhados pelas dependências exclusivamente para isso. Além disso, o estudante também pode acessar os diversos dados de livros e periódicos através de qualquer dispositivo online. O setor também disponibiliza uma rede wi-fi exclusiva.

Para usufruir dos serviços de computação, empréstimos de livros, e acesso às salas, o interessado deve estar devidamente cadastrado no sistema do setor. O procedimento pode ser feito presencialmente ou através do site http://biblioteca.iesp.edu.br/Siabi-WEB/Telas/TBuscaSimples.asp . Alunos, ex-alunos e funcionários podem requerer empréstimos de até 5 livros por um prazo de 10 dias, enquanto os professores são autorizados a colher 7 livros por 15 dias. Em caso de atraso no prazo de entrega, o responsável estará sujeito à multa. Os empréstimos não estão disponíveis para a comunidade externa.

Para usar os computadores e as salas de estudo em grupo é necessário uma reserva prévia, a menos que, no horário solicitado, não haja uma reserva. Esses equipamentos podem ser utilizados por até duas horas, quem podem ser prorrogadas caso não haja uma reserva posterior ao horário.