Aluna de Arquitetura apresenta proposta de requalificação da Ala de Quimioterapia do Hospital Laureano

  • Mon, 18/Aug/2025

Um ambiente hospitalar humanizado e acolhedor é essencial para o bem-estar de pacientes e acompanhantes. Para aqueles que passam pelo tratamento oncológico, o processo da quimioterapia é um dos mais exaustivos.

A fim de melhorar o conforto e a experiência de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, a estudante egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIESP, Cibele Silva, elaborou um projeto de requalificação da ala de quimioterapia do Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento contra o câncer.

“Eu queria desenvolver no meu TCC um projeto na linha de arquitetura hospitalar. Inicialmente, seria um complexo médico oncológico da Paraíba. Porém, com a limitação de tempo e demanda do curso, tive de definir melhor e limitar a pesquisa para encaixar no tempo hábil. Como eu já estava pesquisando por centros médicos e hospitais oncológicos,  direcionei meu projeto para a Fundação Napoleão Laureano”, relata Cibele.

Na primeira etapa do trabalho, Cibele visitou o hospital para observar os espaços e a influência nas pessoas. Para a elaboração da proposta de requalificação, a aluna utilizou os princípios da Neuroarquitetura, área da Arquitetura que estuda os impactos dos ambientes construídos na nossa saúde e bem-estar. Com o auxílio da orientadora, professora Ana Luzia Pita, ela buscou soluções que se adequassem ao ambiente hospitalar, além de informações sobre como a neuroarquitetura pode interferir positivamente no tratamento oncológico.

De acordo com Cibele, fatores como iluminação natural, redução de ruídos, cores suaves e biofilia, a presença de elementos naturais nos espaços, transformam a percepção de quem frequenta esses locais. “O projeto integra soluções como ambiente acolhedor, iluminação natural e um jardim terapêutico na área externa para promover conexão com a natureza e redução do estresse. Inspirado no conceito “Vida na Primavera”, prioriza cores suaves, formas orgânicas e elementos biofílicos. O resultado é um espaço humanizado, sustentável e alinhado às diretrizes de bem-estar e eficiência energética”.

O conceito “Vida na Primavera” surgiu a partir de frases ouvidas por ela enquanto visitava a ala de quimioterapia, como por exemplo "mais uma batalha vencida", "consegui mais uma primavera", "aqui deveria ter um jardim com flores”.

A estudante apresentou a proposta de requalificação para a diretoria do Hospital Napoleão Laureano no dia 6 de agosto, como defesa do Trabalho de Conclusão de Curso. “Eu fiquei muito feliz com o projeto, porque a cada etapa vencida eu me apaixonava pelo resultado”, conclui.




MAIS NOTÍCIAS



Como proteger as crianças no ambiente virtual?
13 Aug
Como proteger as crianças no ambiente virtual?

Professor do UNIESP orienta pais e responsáveis sobre os perigos da exposição nas redes sociais

UNIESP lança nova pós-graduação em Inteligência Artificial para Negócios e Profissionais do Futuro
11 Aug
UNIESP lança nova pós-graduação em Inteligência Artificial para Negócios e Profissionais do Futuro

Curso possui abordagem multidisciplinar, prática e centrada na inovação



UNIESP será palco do Debian Day João Pessoa 2025
08 Aug
UNIESP será palco do Debian Day João Pessoa 2025

Evento celebra os 32 anos do “Projeto Debian” e reúne profissionais, estudantes e amantes de tecnologia

UNIESP sedia II Congresso Nacional de Direitos Humanos em Doenças Raras
07 Aug
UNIESP sedia II Congresso Nacional de Direitos Humanos em Doenças Raras

Evento é organizado pela Associação Paraibana de Doenças Raras (ASPADOR)

Professora explica os benefícios da convivência com os pets para a saúde mental
06 Aug
Professora explica os benefícios da convivência com os pets para a saúde mental

Companhia dos animais de estimação ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade