Alunas de Medicina Veterinária do UNIESP estão em RS ajudando aos animais da tragédia

  • Qua, 12/Jun/2024

POR MAIS PB:

 

Um grupo de alunos do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Uniesp embarcou na última sexta-feira, para o Rio Grande do Sul com a finalidade de ajudar a equipe nacional que trabalhando noite com os animais  perdidos, feridos e os que perderam seus donos. São cinco na equipe do 7º período de medicina veterinária do Uniesp

Segundo a estudante Adriana Cabral, que está à frente desse trabalho, desde que aconteceu a tragédia que o seu desejo era ir para RS se juntar ao pessoal que está salvando os animais.

Ela é proprietária do primeiro Hemocentro veterinário da Paraíba, HEMOCARE VET e membro da Associação Brasileira de Hematologia Veterinária e Medicina Transfusional (ABVHMT) faz parte de um grupo e membro da Associação Brasileira de Hematologia Veterinária e Medicina Transfusional (ABVHMT) e no grupo houve um pedido de socorro de alguns médicos veterinários do Rio Grande do Sul.

“Desde que ocorreu a catástrofe meu coração se encheu de compaixão e eu sabia que não podia assistir de tão longe sem fazer nada.  Veio um pedido de socorro de alguns médicos veterinários do Rio Grande do Sul e nos solidarizamos na hora”.

O chamado veio especificamente da médica Daniele Duhart que está no comando dos trabalhos desde o primeiro dia do desastre: “Sim. Ela relatou estar muito cansada, sem dormir, poucos voluntários com capacitação técnica de lidar com animais, aplicar medicação, curativos etc e muitas pessoas devastadas psicologicamente”, lembra Adriana.

“Diante disso eu entrei em contato com ela e começamos a desenhar a possibilidade de irmos. Em princípio até pensei em ir sozinha mas resolvi compartilhar com minhas colegas de turma e surgiu a ideia de montarmos uma equipe. A primeira pessoa a quem pedi ajuda foi Gerardo Rabello que fez de cara um vídeo de apelo e através de seus contatos um empresário anônimo  nos abençoou com as passagens aéreas ida e volta de todos os trechos. Na sequência conversei com minha coordenadora da UNIESP professora Paula Fernanda, que apoiou a ideia de imediato e nossa reitora Erika Marques que prontamente nos atendeu no que pode”, revela.

Roteiro

O grupo do UNIESP deixou João Pessoa, sexta-feira passada (07)  da calçada do HEMOCENTRO VETERINÁRIO – HEMOCARE VET direto para o Recife, onde embarcaram com escala em São Paulo e depois Florianópolis e na sequência para Pelotas (RS) –  de lá seguiram viagem para Porto Alegre de ônibus. Foram mais 20h viajando até chegar a capital de RS.

 Adriana e equipe que já está em campo de trabalho, lembrou que a “emoção é muito grande e as expectativas também, mas estamos preparadas para ajudar em qualquer situação que se fizer necessário e nos apoiaremos mutuamente como equipe”.

Estamos sim! Não nos importa se formos limpar baias, dormir pouco para revezar, o que for preciso para dar alento aos médicos e enfermeiros de lá para que possam descansar um pouco enquanto estivermos lá, faremos”.

 MaisPB – Essa é a primeira vez que alunos (a) paraibanas vão ao RS ?

Adriana Cabral – Então, que eu saiba somos o primeiro grupo de civis daqui do estado que irão para lá ….somente bombeiros e acho que militares foram e estão lá neste momento.

Apoio – “Tivemos apoio de muitas pessoas através de nossa RIFA, família, amigos, pessoas que nem conhecemos. A nossa Universidade nos apoiou, a prefeitura de João Pessoa que nos cedeu transporte ida e volta até Recife, também tivemos apoio do vereador Guga e do diretor do Bem-Estar Animal, Ítalo, onde através de seus contatos nos apoiou com ajuda para o trecho de transportes terrestres – quando chegarmos em Pelotas (RS) para nos dirigirmos a Porto Alegre. Gratidão é pouco. Nos sentimos extremamente abençoadas por todas essas pessoas que nos ajudaram, desde as anônimas até os mais públicos e honraremos a bandeira da Paraíba ajudando os irmãos gaúchos que estão tão vulneráveis neste momento de aflição”.

Aproveito para agradecer a imprensa Paraibana que não se furtou em cobrir e divulgar nossa missão com muito zelo e carinho! Queremos voltar com muitas histórias de aprendizado, superação, crescimento pessoal e aperfeiçoamento profissional para aplicarmos no nosso estado! Voltaremos na madrugada do dia 17/06 no mesmo itinerário da ida”.




MAIS NOTÍCIAS



Período de rematrícula vai de 01 e 15 de julho
01 Jul
Período de rematrícula vai de 01 e 15 de julho

O procedimento, que pode ser feito de forma on-line, garante a continuidade dos estudos na instituição

Estudantes de Medicina Veterinária relatam desafios de serviço voluntário no RS
28 Jun
Estudantes de Medicina Veterinária relatam desafios de serviço voluntário no RS

Seis alunas do UNIESP foram até o estado gaúcho atender a animais em cidades atingidas pelas fortes chuvas



Atendimentos em Medicina Veterinária continuam sendo realizados nas férias pela Clínica Escola
27 Jun
Atendimentos em Medicina Veterinária continuam sendo realizados nas férias pela Clínica Escola

Serviço é oferecido de segunda a sexta, das 14h às 17h no Bloco F da instituição

Avô conclui Arquitetura aos 73 anos e neta ingressa no mesmo curso
27 Jun
Avô conclui Arquitetura aos 73 anos e neta ingressa no mesmo curso

A estudante Luiza Bandeira se inspira no avô em sua graduação. História foi revelada durante evento de acolhida

Divulgado o calendário acadêmico de 2024.2
14 Jun
Divulgado o calendário acadêmico de 2024.2

O documento informa sobre todas as datas importantes, como os prazos para ajuste de matrícula, os eventos, os feriados e avaliações