Aluno IESP é eleito melhor goleiro em campeonato nacional de Futebol de Cinco
O aluno IESP Thiago Lucena foi eleito o melhor goleiro da Copa Loterias Caixas de Futebol de Cinco – Série A, considerada a mais importante competição para deficientes visuais do país. O atleta, que jogou pela Associação Matogrossense de Cegos (AMC), teve o desempenho elogiado inclusive pela comissão técnica da Seleção Brasileira da modalidade, a melhor do mundo com cinco títulos mundiais.
Thiago é estudante do segundo período de Educação Física. Ele conta pratica a modalidade desde 2015, advindo do futsal convencional, o que exigia uma adaptação. “No início foi um pouco complicado, pois, no futsal convencional, eu sou muito de jogar fora da área e ajudar jogando com os pés, coisa que não pode no futebol de cinco, pois o goleiro tem uma área reduzida e não pode tocar fora da área”, explicou.
A posição de goleiro é a única que é exercida por um atleta que enxerga, cabendo a ele também orientar a equipe. Os jogadores se guiam em campo através um guizo que há dentro da bola e pelas orientações.
A Copa Loterias Caixa deste ano foi disputada entre o fim de outubro e o início de novembro, e contou com 12 times, que disputaram uma fase de grupo e etapas mata-mata. A AMC, equipe de Thiago, ficou na quarta colocação. A prêmio de melhor goleiro é dado através de escolha da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), responsável pela seleção.
O atleta se mostrou muito feliz com a premiação. “Para mim foi uma sensação maravilhosa, que ainda estou curtindo muito. Nos outros anos eu tinha feito boa competições, mas graças a Deus, este ano foi tudo perfeito e pude, além de ajudar minha equipe, me destacar individualmente. Posso dizer que me sinto realizado com o prêmio de melhor goleiro do Brasil em 2019”, afirmou.
MAIS NOTÍCIAS
Ofertas são válidas até o dia 31 de julho
Evento “Google Day” terá como foco o uso pedagógico do Google Workspace for Education
UNIESP oferece vagas para mais de 20 cursos de graduação
Surpresa aconteceu durante episódio do podcast “K Pra Nós”, do jornalista Kubitschek Pinheiro
Pais devem estar atentos aos riscos desse consumo exagerado
Candidatos devem ser graduados em Administração ou Ciências Contábeis