Alunos de direito do IESP realizam visita ao Tribunal de ética e disciplina da OAB

  • Mon, 06/May/2019

Alunos da disciplina Ética Geral e Profissional do curso de Direito do IESP realizaram na manhã desta segunda-feira (06) uma visita supervisionada ao Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A atividade foi acompanhada pelo presidente do órgão regional, Paulo Freire, e coordenada pela professora Renata Mangueira.

O TED é o órgão responsável por julgar em primeiro grau processos ético-disciplinares aberto contra advogados do estado. Cabe ao Tribunal, também, suspender preventivamente, o acusado, em caso de conduta suscetível de acarretar repercussão prejudicial à advocacia, nos termos do estatuto da Advocacia e da Ordem dos advogados do Brasil; organizar, promover e ministrar cursos, palestras, seminários acerca da ética profissional do advogado; atuar como órgão mediador ou conciliador nas questões que envolvam dúvidas e pendências entre advogados, partilha de honorários contratados em conjunto ou decorrentes de substabelecimento, bem como os que resultem de sucumbência, nas mesmas hipóteses; e controvérsias surgidas quando da dissolução de sociedade de advogados.

A professora Renata Mangueira, ministrante da disciplina Ética Geral e Profissional na graduação em Direito do IESP ressaltou a relevância dos estudantes conhecerem o código de ética dos advogados, bem como os órgãos responsáveis por essa área. “Uma das maneiras mais eficazes de se combater o cometimento de infrações é justamente informando os advogados dos seus direitos e deveres. Conhecedores do estatuto da OAB, do código de ética e das resoluções tendem a ser profissionais mais éticos. Muitas das infrações são cometidas pelos advogados pelo desconhecimento das nossas leis. Então a visita foi muito proveitosa, por que podemos perceber o interesse dos alunos. A associação da teoria com a prática é essencial para melhor aproveitamento da disciplina”, reiterou.




MAIS NOTÍCIAS



Dia dos Povos Originários: parceria entre o UNIESP e o povo Tabajara reforça o poder da educação
17 Apr
Dia dos Povos Originários: parceria entre o UNIESP e o povo Tabajara reforça o poder da educação

Instituição mantém vínculo desde 2019 com indígenas da Aldeia Vitória

Estudantes de Nutrição participam de roda de conversa na Secretaria Estadual de Educação
15 Apr
Estudantes de Nutrição participam de roda de conversa na Secretaria Estadual de Educação

Encontro destacou a importância do nutricionista na alimentação escolar

UNIESP sedia VI Simpósio de Direito Eleitoral do Nordeste
13 Apr
UNIESP sedia VI Simpósio de Direito Eleitoral do Nordeste

Evento debaterá os impactos da transformação digital na democracia



Dia Nacional da Biblioteca: conheça a Biblioteca Padre Dourado
09 Apr
Dia Nacional da Biblioteca: conheça a Biblioteca Padre Dourado

Biblioteca do UNIESP conta com um acervo de 60.000 exemplares

Solicitação de Colação de Grau 2026.1
08 Apr
Solicitação de Colação de Grau 2026.1

Prazo para solicitação se encerra em 30 de abril

UNIESP lança Pesquisa de Empregabilidade para egressos formados em 2024
07 Apr
UNIESP lança Pesquisa de Empregabilidade para egressos formados em 2024

Egressos que responderem à pesquisa concorrerão a uma bolsa de pós-graduação EAD