Aula inaugural do semestre de Arquitetura e Urbanismo contará com presença da arquiteta Tainá de Paula
A arquiteta e urbanista Tainá de Paula será a convidada para abrir o semestre letivo de 2019.2 do curso de arquitetura e urbanismo do IESP. A palestra abordará os desafios e os caminhos da profissão no país na conjuntura das próximas décadas do século XXI. As atividades ocorrerão no dia 16 de agosto, sexta-feira, as 19h, no Auditório Master do IESP. O evento será gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Na ocasião, será lançado o livro "Morar, viver e (re)existir nas cidades", resultado da organização do artigos apresentados durante a Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo deste ano (SAAU'19).
As atividades ocorrerão no dia 16 de agosto, sexta-feira, as 19h, no Auditório Master do IESP. O evento será gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Rossi, reiterou que esse é um debate essencial para iniciar os trabalhos letivos. “Um novo paradigma profissional de arquitetos e arquitetas urbanistas está se desenhando nos últimos anos. As cidades vêm apresentando demandas específicas que competem à formação da pessoa que estuda, pesquisa e vive arquitetura e urbanismo. As exclusivas competências e habilidades profissionais dão a esses agentes transformadores, ferramentas únicas para lidar com demandas que foram historicamente atribuídas de maneira equivocada a outros profissionais e que, hoje, são relegadas à sorte ou ao azar de uma sociedade carente por mudanças”, declarou.
Tainá é arquiteta e urbanista, ativista das lutas urbanas, especialista em Patrimônio Cultural pela Fundação Oswaldo Cruz e Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou em diversos projetos de urbanização e habitação popular, realizando assistência técnica para movimentos de luta pela moradia como União de Moradia Popular (UMP) e Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST). Hoje presta assistência para o movimento Bairro a Bairro, onde atua como arquiteta e como mobilizadora comunitária em áreas periféricas. É membro da Comissão de Gênero do CAU-RJ e atualmente é Coordenadora Regional do Projeto Brasil Cidades.
MAIS NOTÍCIAS
Objetivo é incentivar o envelhecimento ativo e saudável
Projeto “CAU com Você” oferece cursos gratuitos para capacitação profissional
Evento será realizado no dia 27 de maio
Evento é aberto ao público geral e as inscrições são gratuitas
Iniciativa reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento do povo Tabajara