Aula inaugural do semestre de Arquitetura e Urbanismo contará com presença da arquiteta Tainá de Paula

  • sex, 19/jul/2019

A arquiteta e urbanista Tainá de Paula será a convidada para abrir o semestre letivo de 2019.2 do curso de arquitetura e urbanismo do IESP. A palestra abordará os desafios e os caminhos da profissão no país na conjuntura das próximas décadas do século XXI. As atividades ocorrerão no dia 16 de agosto, sexta-feira, as 19h, no Auditório Master do IESP. O evento será gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Na ocasião, será lançado o livro "Morar, viver e (re)existir nas cidades", resultado da organização do artigos apresentados durante a Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo deste ano (SAAU'19).

As atividades ocorrerão no dia 16 de agosto, sexta-feira, as 19h, no Auditório Master do IESP. O evento será gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Rossi, reiterou que esse é um debate essencial para iniciar os trabalhos letivos. “Um novo paradigma profissional de arquitetos e arquitetas urbanistas está se desenhando nos últimos anos. As cidades vêm apresentando demandas específicas que competem à formação da pessoa que estuda, pesquisa e vive arquitetura e urbanismo. As exclusivas competências e habilidades profissionais dão a esses agentes transformadores, ferramentas únicas para lidar com demandas que foram historicamente atribuídas de maneira equivocada a outros profissionais e que, hoje, são relegadas à sorte ou ao azar de uma sociedade carente por mudanças”, declarou.

Tainá é arquiteta e urbanista, ativista das lutas urbanas, especialista em Patrimônio Cultural pela Fundação Oswaldo Cruz e Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou em diversos projetos de urbanização e habitação popular, realizando assistência técnica para movimentos de luta pela moradia como União de Moradia Popular (UMP) e Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST). Hoje presta assistência para o movimento Bairro a Bairro, onde atua como arquiteta e como mobilizadora comunitária em áreas periféricas. É membro da Comissão de Gênero do CAU-RJ e atualmente é Coordenadora Regional do Projeto Brasil Cidades.




MAIS NOTÍCIAS



INOVA Campus 2025 reúne educação, tecnologia e entretenimento em cinco dias de evento
04 nov
INOVA Campus 2025 reúne educação, tecnologia e entretenimento em cinco dias de evento

10ª edição do INOVA UNIESP teve abertura com Fabrício Carpinejar e dois dias de Super Aulão do ENEM

Coordenação de Internacionalização lança edital do Programa de Mobilidade Acadêmica
28 out
Coordenação de Internacionalização lança edital do Programa de Mobilidade Acadêmica

Intercâmbio acontecerá no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Portugal

Outubro Rosa: estudantes do UNIESP criam projeto voltado à conscientização e prevenção do câncer de mama
24 out
Outubro Rosa: estudantes do UNIESP criam projeto voltado à conscientização e prevenção do câncer de mama

Projeto “Doe Esperança” estará presente no INOVA Campus UNIESP



INOVA Campus promove Concurso de Bandas Universitárias
24 out
INOVA Campus promove Concurso de Bandas Universitárias

As inscrições são gratuitas e as bandas finalistas se apresentarão no dia 30 de outubro, no palco principal do evento

Equipe feminina de natação do UNIESP conquista o 2º lugar nos Jogos Universitários Brasileiros
24 out
Equipe feminina de natação do UNIESP conquista o 2º lugar nos Jogos Universitários Brasileiros

É a primeira vez que uma equipe paraibana alcança essa colocação

UNIESP abre nova turma da Especialização em Ethical Hacking e Cybersecurity
10 out
UNIESP abre nova turma da Especialização em Ethical Hacking e Cybersecurity

Aulas têm início previsto para o mês de novembro