Biblioteca do UNIESP é opção de estudo para concurseiros

• Ter, 20/Fev/2024

Um dos grandes desejos de milhões de trabalhadores brasileiros é a aprovação em um concurso público. Para isso, o “concurseiro” deve ter bastante foco e dedicação nos estudos, o que pode ser difícil caso não haja um ambiente apropriado. Tendo em vista isto, muitos candidatos têm utilizado a Biblioteca Padre Dourado, localizada no 1º andar do Bloco Central do UNIESP, para se debruçar sobre os livros e apostilas.

O setor é aberto ao público, cabendo ao interessado apenas se cadastrar e respeitar as regras dos ambientes. A estrutura contempla cabines de estudo individual, sala de estudo em grupo, sala multimídia, proporcionando um cenário favorável para o aprendizado. Seu funcionamento acontece das 8h às 22h.

A estudante Bárbara Maria Arcoverde é ex-aluna do UNIESP e é frequentadora assídua da biblioteca desde a graduação. Agora, está se preparando para conquistar uma vaga no serviço público. “Os funcionários da biblioteca sempre me tratam muito bem desde a época da graduação. Já estudei em outras bibliotecas da cidade, mas a do UNIESP se destaca pela organização, higiene, tranquilidade e silêncio, além do ar-condicionado, que está sempre em uma temperatura agradável”, explicou.

Já a advogada Tânia Zuily busca passar em concursos de magistratura. Ela afirma que conheceu a biblioteca através de indicação de uma amiga e que estudar em outro ambiente que não sua residência ajudam em sua concentração. “A principal diferença é o foco. Na biblioteca raramente há distrações. Já em casa, os membros da família acham que nunca estamos fazendo nada e sempre encontram algo para pedir. Sem contar que sempre há barulho em casa e o estudo exige concentração e disciplina”, relatou.

A bibliotecária que coordena a Padre Dourado, Elaine Moreira, enfatizou o vasto acervo do setor, que conta com excelentes livros das mais diversas áreas, como a jurídica. Além disso, a estrutura, que contém wi-fi, tomadas, sala de leitura, guarda-volumes, entre outros, oferece tudo o que é necessário para que os estudos possam render bons resultados.

“A biblioteca também contribui com a responsabilidade social viabilizando o acesso à informação para comunidade acadêmica em geral. Desde sua fundação a biblioteca recebe visitantes concurseiro e destes, a grande maioria passaram em concursos públicos”, disse.

Ela explica ainda que para se cadastrar, o interessado deve entrar no site institucional e efetuar o cadastro na aba “Portal Siabi Web”. Após a inscrição on-line, o participante deve comparecer à biblioteca, registrar sua biometria e assinar um termo de Ciência e Concordância com o Regulamento da Biblioteca.

Para quem ficou curioso e quer conhecer a Biblioteca, Elaine Moreira convida e garante que o visitante será sempre muito bem atendido.