Biblioteca recebe torneio paraibano de xadrez por equipes

  • Thu, 17/Nov/2022

A Federação Paraibana de Xadrez (FPBX) irá realizar a primeira edição dos Jogos Abertos da Paraíba, competição por equipes que será disputada nos ritmos Blitz (03 minutos para cada jogador, mais 02 segundos a cada jogada) e Rápido (10 minutos para cada jogador, mais 05 segundos a cada jogada). O torneio acontece neste sábado (19), a partir das 9h, na biblioteca do Centro Universitário UNIESP.

CLIQUE E CONFIRA REGULAMENTO E INSCRIÇÕES

O presidente da FPBX, Marcello Urquiza, revelou que o número de inscritos já é maior que o esperado para o torneio. “O interesse pela competição superou nossas expectativas. Apesar de ser apenas a sua primeira edição, já estamos com 17 times inscritos, e participação de 68 jogadores”, afirmou, lembrando ainda que o público é livre para assistir as partidas.

As equipes são formadas por 4 jogadores devidamente cadastrados na Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Para preservar o equilíbrio da competição, foi estipulada uma regra de pontuação média no raking da CBX: um dos membros do time tem rating livre e a média dos demais participantes não pode superar 1900 pontos. As inscrições podem ser feitas até a sexta-feira (18).

Cada atleta ocupará uma posição de tabuleiro (jogador 1, jogador 2, jogador 3, e jogador 4) até o fim do torneio. Para definir a equipe campeã, serão atribuídos pontos de acordo com os resultados dos duelos: vitória em blitz soma 02 pontos, empate soma um e derrota soma zero; vitória em rápidas soma 03 pontos, empate soma 1,5 e derrota soma 0. O emparceiramento dos confrontos será feito através de sistema suíço. Serão 09 rodadas de blitz pela manhã e 06 de rápidas pela tarde. Os cinco melhores serão premiados com um valor em dinheiro, além de medalhas.

O formato da competição é semelhante ao da Olimpíada de Xadrez, em que cada país envia sua equipe de representantes nas categorias masculina e feminina. A FPBX aposta no sucesso do torneio em grupo, que deve receber outras edições nos anos futuros. “Os Jogos Abertos da Paraíba farão parte do calendário permanente do estado, e certamente se constituirá numa das maiores competições de xadrez da Paraíba”, declarou o presidente Marcello Urquiza.

 

SERVIÇO: Jogos Abertos da Paraíba 2022

DATA: 19 de novembro, a partir das 9h

LOCAL: Biblioteca do Centro Universitário UNIESP

VALOS DA INSCRIÇÃO: R$ 200,00 por equipe




MAIS NOTÍCIAS



Concurso de Bolsas acontece no próximo sábado (06)
01 Dec
Concurso de Bolsas acontece no próximo sábado (06)

Candidatos podem ser contemplados com bolsas de até 100% através da Prova Destaque

UNIESP promove ação de empregabilidade em parceria com escola estadual
01 Dec
UNIESP promove ação de empregabilidade em parceria com escola estadual

Iniciativa contemplou estudantes do Ensino Médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos)



Projeto UNITALENTOS do UNIESP promove ação de empregabilidade em parceria com o IFPB Cabedelo
27 Nov
Projeto UNITALENTOS do UNIESP promove ação de empregabilidade em parceria com o IFPB Cabedelo

Ação realizou consultorias com simulação de entrevistas de emprego e elaboração de currículos

Red Friday: UNIESP lança condições especiais para graduação
27 Nov
Red Friday: UNIESP lança condições especiais para graduação

Ofertas estão vigentes até o dia 1º de dezembro

Liga Acadêmica de Psicologia Social do UNIESP promove I Simpósio Regional de Psicologia Social
24 Nov
Liga Acadêmica de Psicologia Social do UNIESP promove I Simpósio Regional de Psicologia Social

Evento tem como tema “GLITCH: o ser humano falhando no meio social automatizado”