Coordenação do curso de Psicologia promove nos dias 29 e 30 de maio o I Movimento Antimanicomial IESP

• Qui, 23/Mai/2019

A coordenação do curso de Psicologia promove nos dias 29 e 30 de maio o I Movimento Antimanicomial IESP. O evento, que é aberto ao público, é uma alusão à mobilização nacional chamada “Movimento da Luta Antimanicomial”, que tem como objetivo garantir atenção humanizada, aliada a reabilitação psicossocial das pessoas em sofrimento mental. As inscrições podem ser feitas na coordenação de psicologia, ou na hora das atividades a custo de 1 kg de alimento, que será doado Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (Amem).

No IESP, serão realizadas duas atividades. A primeira será a oficina “Processos de Criação Coletiva - Arte e Loucura: Improvisação, estado de escuta a partir do corpo e da voz", realizada pelo artista e pesquisador Cleiton Texeira e o professor Léo Roque, que acontece no dia 29, das 17h às 19h na sala 305, que fica no 3º andar do bloco Central. Serão disponibilizadas 40 vagas.

Já a segunda ação será a exibição do filme “Si puo fare”, seguido de um debate com o professor Gildevan Dantas. A atividade acontece no dia 30, das 17h as 19h, no auditório executivo do Bloco Central.

Uma das apoiadoras do evento, a professora Denise Ramos, ressaltou a importância de se posicionar sobre esse tema. “O Curso de Psicologia da IESP reitera seu apoio à Luta Antimanicomial no Brasil, reconhecendo a importância das transformações nos modelos socioassistenciais para proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais, mas que infelizmente ainda enfrentam muitos desafios”, explicou.

Ela informou ainda que desde a década de 1980, profissionais da saúde se organizam e fazem manifestos públicos em favor da extinção dos manicômios e mudanças nos serviços psiquiátricos. Em 2006, com a Lei de Reforma Psiquiátrica 10.216/2006, há uma luta para a redução de internações nos hospitais psiquiátricos e direcionamento dos pacientes para uma Rede Psicossocial, estruturada pelo SUS.