Coordenador de Ciências Contábeis Thyago Henriques discute a PEC 108/2019 em sessão especial na ALPB

  • Seg, 16/Set/2019

O Coordenador do Curso de Ciências Contábeis e Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), professor Thyago Henriques, participou de Sessão Especial na Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba para discutir a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 108/2019, que visa levar à extinção dos conselhos profissionais de classe. A participação do docente pode ser conferida através do link: https://www.youtube.com/watch?v=-m0yOFJWCKw&t=5292s.

A Proposta de Emenda à Constituição 108/2019 do Governo Federal, foi repudiada por todos os órgãos de classe presentes, por que, segundo os representantes dos órgãos presentes, ela desobriga a inscrição dos profissionais em seus respectivos conselhos, e consequentemente deixa a sociedade desprovida da garantia de ter contadores, advogados, arquitetos, engenheiros, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais regulados, fiscalizados e autorizados a exercer sua profissão.

Representando o Conselho Regional de Contabilidade, o Prof. Thyago Henriques asseverou que a PEC 108/2019, em sua essência é uma medida retrógada e inconsistente de motivos que possam justificar e comprovar melhorias na execução das profissões. “Imaginem no futuro morarmos em uma casa ou apartamento sem termos a certeza que o Arquiteto que projetou e o Engenheiro que executou o projeto do imóvel são qualificados para tanto, imaginem uma criança que sofreu um trauma ser analisada por Psicólogo incapaz, imaginem ainda colocar nas mãos de um Contador antiético ou ainda corrupto a responsabilidade da gestão e controle patrimonial e financeiro das aziendas, tais pensamentos poderiam facilmente ser confundidos com um pesadelo real, criminoso e de proporções incalculáveis na qualidade das profissões reguladas no Brasil”, ressaltou.

A sessão especial, de autoria da Deputada Estadual Cida Ramos, contou com a presença de diversos Órgãos de Classe, tais como: Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), Ordem dos Advogados do Brasil (OABPB), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREAPB), Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAUPB), Conselho Regional de Administração (CREAPB), Conselho Regional de Enfermagem (COREMPB), Conselho Regional de Psicologia (CRPPB), Conselho Regional de Nutrição (CRNPB), dentre outros.

Como encaminhamento, ficou acordada a criação de um Fórum Permanente dos Conselhos de Classe, no intuito de unir forças para a garantia e o direito da sociedade ter profissionais regulados e fiscalizados no cumprimento de seu ofício.         




MAIS NOTÍCIAS



Uniesp vai bem em votação e receberá edição do iDent Quiz
28 Mai
Uniesp vai bem em votação e receberá edição do iDent Quiz

Será a segunda vez que o maior gameshow da área de odontologia do Brasil vem a João Pessoa. A data do encontro ainda será divulgada

Uniesp lança vestibular totalmente online para semestre 2020.2
27 Mai
Uniesp lança vestibular totalmente online para semestre 2020.2

São oferecidas vagas para 30 cursos de graduação, incluindo 10 cursos EAD e cinco cursos semipresenciais. O participante concorre a bolsas.

Projeto RH em Foco do Uniesp se adapta e utiliza atendimento online
20 Mai
Projeto RH em Foco do Uniesp se adapta e utiliza atendimento online

O programa, que tem participação de alunos do 4º período, visa ajudar empresas em relação às boas práticas de Recursos Humanos.



Olimpíadas Uniesp e Economia e Economia Brasileira acontecem de forma online
18 Mai
Olimpíadas Uniesp e Economia e Economia Brasileira acontecem de forma online

Devido às medidas de isolamento social, a tradicional competição acontecerá de forma remota, através do aplicativo WhatsApp

Projetos de alunos de administração arrecadam doações  para casas de acolhimento
14 Mai
Projetos de alunos de administração arrecadam doações para casas de acolhimento

Turmas do 7º período ajudarão a Asplan e o Lar do Idoso. As ações fazem parte da disciplina Tópicos Avançados em Administração

Desafio Comercial irá apoiar lanchonetes do Uniesp com venda antecipada
13 Mai
Desafio Comercial irá apoiar lanchonetes do Uniesp com venda antecipada

A competição irá vender vouchers de forma online. Dessa forma, os microempresários que atuam na instituição terão renda durante a quarentena