Diretora geral do IESP, professora Érika Marques é jurada em evento StartUp Weekend

• Ter, 28/Mai/2019

Aconteceu neste último fim de semana, de 24 a 26 de maio, na capital paraibana, o Startup Weekend (SW João Pessoa), evento de inovação e empreendedorismo apoiado pelo IESP. Além de diversas palestras, pitches e momentos de coworking, a atividade principal é uma competição de startups: os participantes são divididos em equipes montadas na hora e que têm 54h para montar uma proposta de empreendimento inovador a fim de impressionar um júri de figuras atuantes na área. Entre os jurados estava a professora Érika Marques, diretora geral do IESP. Além disso, a instituição entrou como patrocinadora, premiando os vencedores com 7 bolsas de 50% de desconto em qualquer pós-graduação da instituição.

A Startup Weekend é uma organização estadunidense sem fins lucrativos, com sede em Seattle, Washington, nos Estados Unidos e que tem como patrocinadores oficias empresas como a Fundação Kauffman, Google, Amazon AWS, IBM e Microsoft. A organização tem como principal objetivo proporcionar eventos de empreendedorismo prático onde são fomentados ideias de inovação. Já foram realizadas mais de 1.500 edições, contemplando mais de 700 cidades em todo o mundo.

Foram três dias de evento, com muita troca de experiência, aprendizado e negociação. Estavam presentes diversos empresários, investidores, além de acadêmicos das áreas de negócio e tecnologia. A professora Érika enfatizou a importância de instituições de ensino participarem deste tipo de evento. “Participar do evento é muito importante, por que, como representante da academia, nós temos que estar próximos de eventos que tratam de tecnologia, inovação, ideias. São jovens que abriram mão de seu fim de semana para passar 54 horas desenvolvendo uma nova empresa. E a proposta da startup, conceitualmente, é desenvolver soluções. Da competição, saíram ideias bem legais, realmente. Então, é bem importante estarmos alinhados”, explicou.

A diretora geral do IESP afirmou ainda que a instituição pretende realizar eventos com modelos semelhantes ao longo do ano. “A ideia do IESP é trazer novos eventos neste modelo, de startups, te pitches, que são os tipos de evento que trabalham a inovação atualmente”, declaro. A inovação é uma das diretrizes fundamentais do IESP. Em outubro, será realizada a quarta edição do festival acadêmico INOVA, que traz várias atrações acadêmicas, culturais e esportivas  e que já virou tradição no calendário paraibano.