Empresa Júnior de Engenharia do UNIESP apresenta excelentes resultados e é premiada
A empresa júnior EDIFIC, formada por alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do UNIESP vem acumulando excelentes resultados frutos dos trabalhos realizados. O bom desempenho rendeu ao empreendimento várias condecorações da área, relativas a metas de faturamento, alto crescimento e taxa de colaboração com outras empresas júnior e participação em eventos.
São vários os serviços oferecidos pela EDIFIC, como os projetos elétricos, arquitetônicos, hidrossanitários e estruturais, além dos ensaios laboratoriais, como controle tecnológico de concreto, análise de agregado e desenvolvimento de traço de concreto, um diferencial entre as demais empresas juniores do segmento no Brasil.
Só em 2024, a EDIFIC recebeu honrarias em três eventos vinculados à Brasil Júnior, entidade que representa as empresas de mesmo modelo. Entre as premiações estão a honraria no congresso estadual CHAMA, em março; o prêmio Ariano Suassuna no congresso NEGO, em junho; e, mais recentemente, no mês de agosto as condecorações de “Alto Crescimento” e “Colaborativa” do Encontro Nacional de Empresas Júnior, que aconteceu em Santa Catarina.
O coordenador do curso de Engenharia Civil do UNIESP, professor Giuseppe Cavalcanti explicou um pouco como funciona a Empresa Júnior. “É uma atividade extracurricular que integra o aluno de maneira direta ao mercado de trabalho, com o objetivo principal de trazer uma melhor experiência prática para este estudante. Eles recebem o apadrinhamento dos professores e se envolvem na parte da organização de uma empresa, conhecendo as exigências e as facilidades, bem como se configura a hierarquia e o funcionamento, além também do marketing e da gestão de pessoas”.
Quem falou um pouco da sua experiência foi o presidente da EDIFIC, Samuel Honório. “Um dos grandes diferenciais da empresa júnior é que conseguimos ter uma experiência empresarial completa. Um estudante de Engenharia Civil, além da parte de projetos, também participa da gestão, da área contábil, do marketing e da gerência de pessoas. Nós buscamos sempre fazer um rodízio de funções para que os alunos circulem em todas as etapas da empresa”.
Ele também comenta sobre o apoio que recebe dos professores e de profissionais de outras áreas. “Nós mesmos cuidamos de todos as aspectos, mas isso com acompanhamento dos nossos professores, que estão sempre corrigindo, conferindo e nos ajudando a aprimorar nossos serviços e projetos. Também somos acompanhados por contadores na área contábil e advogados nas questões jurídicas. Nós seguimos uma regulamentação nacional para empresas júnior, além das regras do Conselho Regional e das questões éticas da área”.
Projetos como esse trazem contribuições impactantes não só para os alunos, mas para a sociedade também. “Um engenheiro civil formado gera cerca de 25 empregos diretos e mais de 200 indiretos. Passando por uma empresa júnior, o estudante vai aprender a empreender e poderá criar sua própria empresa, aumentando exponencialmente essa quantidade de empregos gerados, o que inclui colegas”, afirmou o coordenador Giuseppe Cavalcanti.
MAIS NOTÍCIAS
Evento é aberto ao público geral e as inscrições são gratuitas
Iniciativa reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento do povo Tabajara
Professora estará na comitiva representando a pasta da Educação da Paraíba
Inscrição e submissão dos trabalhos começam amanhã (24)
Projeto Acquacrew reúne alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Produção Publicitária e Educação Física