Empresa Júnior de Engenharia do UNIESP apresenta excelentes resultados e é premiada

  • Mon, 09/Sep/2024

A empresa júnior EDIFIC, formada por alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do UNIESP vem acumulando excelentes resultados frutos dos trabalhos realizados. O bom desempenho rendeu ao empreendimento várias condecorações da área, relativas a metas de faturamento, alto crescimento e taxa de colaboração com outras empresas júnior e participação em eventos.

São vários os serviços oferecidos pela EDIFIC, como os projetos elétricos, arquitetônicos, hidrossanitários e estruturais, além dos ensaios laboratoriais, como controle tecnológico de concreto, análise de agregado e desenvolvimento de traço de concreto, um diferencial entre as demais empresas juniores do segmento no Brasil.

Só em 2024, a EDIFIC recebeu honrarias em três eventos vinculados à Brasil Júnior, entidade que representa as empresas de mesmo modelo. Entre as premiações estão a honraria no congresso estadual CHAMA, em março; o prêmio Ariano Suassuna no congresso NEGO, em junho; e, mais recentemente, no mês de agosto as condecorações de “Alto Crescimento” e “Colaborativa” do Encontro Nacional de Empresas Júnior, que aconteceu em Santa Catarina.

O coordenador do curso de Engenharia Civil do UNIESP, professor Giuseppe Cavalcanti explicou um pouco como funciona a Empresa Júnior. “É uma atividade extracurricular que integra o aluno de maneira direta ao mercado de trabalho, com o objetivo principal de trazer uma melhor experiência prática para este estudante. Eles recebem o apadrinhamento dos professores e se envolvem na parte da organização de uma empresa, conhecendo as exigências e as facilidades, bem como se configura a hierarquia e o funcionamento, além também do marketing e da gestão de pessoas”.

Quem falou um pouco da sua experiência foi o presidente da EDIFIC, Samuel Honório. “Um dos grandes diferenciais da empresa júnior é que conseguimos ter uma experiência empresarial completa. Um estudante de Engenharia Civil, além da parte de projetos, também participa da gestão, da área contábil, do marketing e da gerência de pessoas. Nós buscamos sempre fazer um rodízio de funções para que os alunos circulem em todas as etapas da empresa”.

Ele também comenta sobre o apoio que recebe dos professores e de profissionais de outras áreas. “Nós mesmos cuidamos de todos as aspectos, mas isso com acompanhamento dos nossos professores, que estão sempre corrigindo, conferindo e nos ajudando a aprimorar nossos serviços e projetos. Também somos acompanhados por contadores na área contábil e advogados nas questões jurídicas. Nós seguimos uma regulamentação nacional para empresas júnior, além das regras do Conselho Regional e das questões éticas da área”.

Projetos como esse trazem contribuições impactantes não só para os alunos, mas para a sociedade também. “Um engenheiro civil formado gera cerca de 25 empregos diretos e mais de 200 indiretos. Passando por uma empresa júnior, o estudante vai aprender a empreender e poderá criar sua própria empresa, aumentando exponencialmente essa quantidade de empregos gerados, o que inclui colegas”, afirmou o coordenador Giuseppe Cavalcanti.

 




MAIS NOTÍCIAS



UNIESP recebe Observatório do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba
14 Nov
UNIESP recebe Observatório do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba

Evento acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro

UNIESP promove a 2ª edição do Viva a Cultura Indígena
12 Nov
UNIESP promove a 2ª edição do Viva a Cultura Indígena

Evento acontece em parceria com comunidades indígenas locais e órgãos de apoio aos povos originários



Byte.z reúne profissionais do audiovisual e influenciadores no UNIESP
10 Nov
Byte.z reúne profissionais do audiovisual e influenciadores no UNIESP

Evento combina publicidade, audiovisual, inteligência artificial e empreendedorismo

UNIESP abre inscrições para concurso de bolsas do semestre 2026.1
06 Nov
UNIESP abre inscrições para concurso de bolsas do semestre 2026.1

Desempenho na Prova Destaque pode render bolsas de até 100% aos candidatos

INOVA Campus 2025 reúne educação, tecnologia e entretenimento em cinco dias de evento
04 Nov
INOVA Campus 2025 reúne educação, tecnologia e entretenimento em cinco dias de evento

10ª edição do INOVA UNIESP teve abertura com Fabrício Carpinejar e dois dias de Super Aulão do ENEM