ENADE: tudo que você precisa saber sobre a avaliação

• Sex, 14/Out/2022

Os alunos UNIESP de diversos cursos irão fazer neste ano o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado no dia 27 de novembro. A prova avalia o desempenho dos estudantes e das instituições de ensino superior em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas durante a formação.

Abaixo estão listadas algumas informações essenciais sobre o Enade. Caso ainda exista dúvidas, entre em contato com a coordenação de seu curso.

QUEM VAI FAZER O ENADE?

Alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Comercial Gestão Financeira, Psicologia, Comunicação Social, Gestão de Recursos e Design de Interiores que tenham concluído pelo menos 80% do curso ou estejam nos dois últimos períodos da graduação. Para saber se está inscrito, o interessado deve se informar com a coordenação de seu curso.

QUANDO E ONDE SERÁ?

A prova acontece no dia 27 de novembro, um domingo, a partir das 13h. O local de avaliação será divulgado após a liberação do cartão de inscrição.

COMO RESPONDO O QUESTIONÁRIO?

O Questionário do Estudante é um dos instrumentos de coleta de informações do Enade, de caráter obrigatório, que tem por objetivo subsidiar a construção do perfil socioeconômico do estudante e obter uma apreciação quanto ao seu processo formativo. Ele deverá ser respondido até o dia 26 de novembro, e pode ser obtido junto com sua coordenação de curso.

PARA QUE SERVE O ENADE?

Enade é importante para a Instituição de Ensino Superior, e também para o aluno, pois é através dele que é definido o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Sendo assim, um CPC alto acaba definindo o peso e importância do diploma.

O ENADE É OBRIGATÓRIO?

A realização do Exame e o preenchimento do questionário eletrônico são componentes curriculares obrigatórios para todos os CONCLUINTES habilitados dos cursos avaliados na edição 2022. Assim sendo, que não fizer a prova não poderá colar grau e, consequentemente, não receberá seu diploma.