Ethical Hacking e Cybersecurity: conheça a nova pós-graduação do UNIESP
Com o desenvolvimento de novas tecnologias, incluindo a Inteligência Artificial, o número de pessoas e empresas vítimas de ataques cibernéticos vem crescendo. Dados do Panorama de Ameaças para a América Latina 2024 mostram que o Brasil foi o segundo país com mais ataques no mundo: 700 milhões em apenas 12 meses.
Em um cenário tão preocupante, a especialização e capacitação em cibersegurança pode ser um diferencial para profissionais egressos dos cursos da área da Tecnologia da Informação.
Segundo Marcelo Fernandes, coordenador do curso, a cibersegurança é apontada como um dos campos da tecnologia mais necessários e que mais crescerá nos próximos anos.
“Desde 2015, nós do UNIESP promovemos eventos na área de cibersegurança, inclusive recebemos esse ano o BSides , evento mundial da área. Desse know-how de muitos anos, decidimos propor, em parceria com o mercado e com a comunidade de segurança, essa nova pós-graduação”. A pós-graduação do UNIESP é a primeira da área de cibersegurança no estado.
Ethical Hacking e Cybersecurity
Ethical Hacking é a prática de antever possíveis ataques maliciosos, usando estratégias e tecnologias para identificar brechas na segurança e pontos de vulnerabilidade do sistema. O “ethical hacker” simula um ataque cibernético e, assim, consegue encontrar essas fragilidades antes de alguém mal intencionado. Muitas empresas e organizações estão aderindo a essa prática a fim de melhorar a segurança do sistema.
Já a cybersecurity engloba todas as práticas e tecnologias usadas na prevenção e mitigação de ataques maliciosos a sistemas, redes e programas.
Projeto pedagógico
O projeto pedagógico do curso foi organizado com o apoio de empresas parceiras, em especial a Inorpel , que já realiza parcerias para estágio com o UNIESP.
Essa cooperação será ampliada com a criação de uma incubadora da empresa dentro da instituição, onde serão realizados treinamentos com os alunos e estágios exclusivos para nossos estudantes de graduação e pós-graduação.
“É um projeto de curso vinculado a uma parceria empresarial, o que vai acelerar a inserção dos nossos alunos no mercado de trabalho”, ressalta Marcelo.
A pós-graduação em Ethical Hacking e Cybersecurity tem duração de 15 meses, com encontros quinzenais aos sábados e início previsto para fevereiro de 2025.
Confira abaixo imagens do lançamento da pós-graduação, ocorrido na última segunda (9):
MAIS NOTÍCIAS
Evento é aberto ao público geral e as inscrições são gratuitas
Iniciativa reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento do povo Tabajara
Professora estará na comitiva representando a pasta da Educação da Paraíba
Inscrição e submissão dos trabalhos começam amanhã (24)
Projeto Acquacrew reúne alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Produção Publicitária e Educação Física