Ethical Hacking e Cybersecurity: conheça a nova pós-graduação do UNIESP

  • Wed, 11/Dec/2024

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, incluindo a Inteligência Artificial, o número de pessoas e empresas vítimas de ataques cibernéticos vem crescendo. Dados do Panorama de Ameaças para a América Latina 2024 mostram que o Brasil foi o segundo país com mais ataques no mundo: 700 milhões em apenas 12 meses.

Em um cenário tão preocupante, a especialização e capacitação em cibersegurança pode ser um diferencial para profissionais egressos dos cursos da área da Tecnologia da Informação. 

Segundo Marcelo Fernandes, coordenador do curso, a cibersegurança é apontada como um dos campos da tecnologia mais necessários e que mais crescerá nos próximos anos. 

“Desde 2015, nós do UNIESP promovemos eventos na área de cibersegurança, inclusive recebemos esse ano o BSides , evento mundial da área. Desse know-how de muitos anos, decidimos propor, em parceria com o mercado e com a comunidade de segurança, essa nova pós-graduação”. A pós-graduação do UNIESP é a primeira da área de cibersegurança no estado.


Ethical Hacking e Cybersecurity
  

Ethical Hacking é a prática de antever possíveis ataques maliciosos, usando estratégias e tecnologias para identificar brechas na segurança e pontos de vulnerabilidade do sistema. O “ethical hacker” simula um ataque cibernético e, assim, consegue encontrar essas fragilidades antes de alguém mal intencionado. Muitas empresas e organizações estão aderindo a essa prática a fim de melhorar a segurança do sistema.

Já a cybersecurity engloba todas as práticas e tecnologias usadas na prevenção e mitigação de ataques maliciosos a sistemas, redes e programas.


Projeto pedagógico

O projeto pedagógico do curso foi organizado com o apoio de empresas parceiras, em especial a Inorpel , que já realiza parcerias para estágio com o UNIESP.

Essa cooperação será ampliada com a criação de uma incubadora da empresa dentro da instituição, onde serão realizados treinamentos com os alunos e estágios exclusivos para nossos estudantes de graduação e pós-graduação. 

“É um projeto de curso vinculado a uma parceria empresarial, o que vai acelerar a inserção dos nossos alunos no mercado de trabalho”, ressalta Marcelo. 

A pós-graduação em Ethical Hacking e Cybersecurity tem duração de 15 meses, com encontros quinzenais aos sábados e início previsto para fevereiro de 2025. 


Confira abaixo imagens do lançamento da pós-graduação, ocorrido na última segunda (9): 




MAIS NOTÍCIAS



Professora dá dicas de como se concentrar nos estudos
28 Aug
Professora dá dicas de como se concentrar nos estudos

A professora e psicóloga Aline Arruda falou sobre a importância da organização do tempo e do local dos estudos

Coordenadora Paula Fernanda toma posse como conselheira efetiva do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba
26 Aug
Coordenadora Paula Fernanda toma posse como conselheira efetiva do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba

Cerimônia aconteceu na última sexta-feira (22) na Assembleia Legislativa da Paraíba

UNIESP recebe Selo de Instituição Comprometida com a Empregabilidade
25 Aug
UNIESP recebe Selo de Instituição Comprometida com a Empregabilidade

Selo é concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e pela Symplicity



Em parceria com a Receita Federal, UNIESP inaugura NAF no Hospital Napoleão Laureano
21 Aug
Em parceria com a Receita Federal, UNIESP inaugura NAF no Hospital Napoleão Laureano

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) será o 1º em um hospital oncológico no Brasil

V SIMVET acontece nos dias 27, 28 e 29 de agosto
20 Aug
V SIMVET acontece nos dias 27, 28 e 29 de agosto

Simpósio Integrado de Medicina Veterinária do UNIESP aborda teoria e prática através de palestras e minicursos com profissionais renomados

Aluna de Arquitetura apresenta proposta de requalificação da Ala de Quimioterapia do Hospital Laureano
18 Aug
Aluna de Arquitetura apresenta proposta de requalificação da Ala de Quimioterapia do Hospital Laureano

Projeto baseado na neuroarquitetura tem o objetivo de melhorar o conforto e a recuperação dos pacientes