Ethical Hacking e Cybersecurity: conheça a nova pós-graduação do UNIESP
Com o desenvolvimento de novas tecnologias, incluindo a Inteligência Artificial, o número de pessoas e empresas vítimas de ataques cibernéticos vem crescendo. Dados do Panorama de Ameaças para a América Latina 2024 mostram que o Brasil foi o segundo país com mais ataques no mundo: 700 milhões em apenas 12 meses.
Em um cenário tão preocupante, a especialização e capacitação em cibersegurança pode ser um diferencial para profissionais egressos dos cursos da área da Tecnologia da Informação.
Segundo Marcelo Fernandes, coordenador do curso, a cibersegurança é apontada como um dos campos da tecnologia mais necessários e que mais crescerá nos próximos anos.
“Desde 2015, nós do UNIESP promovemos eventos na área de cibersegurança, inclusive recebemos esse ano o BSides , evento mundial da área. Desse know-how de muitos anos, decidimos propor, em parceria com o mercado e com a comunidade de segurança, essa nova pós-graduação”. A pós-graduação do UNIESP é a primeira da área de cibersegurança no estado.
Ethical Hacking e Cybersecurity
Ethical Hacking é a prática de antever possíveis ataques maliciosos, usando estratégias e tecnologias para identificar brechas na segurança e pontos de vulnerabilidade do sistema. O “ethical hacker” simula um ataque cibernético e, assim, consegue encontrar essas fragilidades antes de alguém mal intencionado. Muitas empresas e organizações estão aderindo a essa prática a fim de melhorar a segurança do sistema.
Já a cybersecurity engloba todas as práticas e tecnologias usadas na prevenção e mitigação de ataques maliciosos a sistemas, redes e programas.
Projeto pedagógico
O projeto pedagógico do curso foi organizado com o apoio de empresas parceiras, em especial a Inorpel , que já realiza parcerias para estágio com o UNIESP.
Essa cooperação será ampliada com a criação de uma incubadora da empresa dentro da instituição, onde serão realizados treinamentos com os alunos e estágios exclusivos para nossos estudantes de graduação e pós-graduação.
“É um projeto de curso vinculado a uma parceria empresarial, o que vai acelerar a inserção dos nossos alunos no mercado de trabalho”, ressalta Marcelo.
A pós-graduação em Ethical Hacking e Cybersecurity tem duração de 15 meses, com encontros quinzenais aos sábados e início previsto para fevereiro de 2025.
Confira abaixo imagens do lançamento da pós-graduação, ocorrido na última segunda (9):
MAIS NOTÍCIAS
Surpresa aconteceu durante episódio do podcast “K Pra Nós”, do jornalista Kubitschek Pinheiro
Pais devem estar atentos aos riscos desse consumo exagerado
Candidatos devem ser graduados em Administração ou Ciências Contábeis
Instituição é a única particular da América Latina com pesquisa envolvendo canabidiol e animais silvestres
Pós-graduação prepara profissionais para atuarem em áreas relacionadas a compras, contratações e gestão de contratos
Serviços são abertos ao público geral