Extensões de Fisioterapia Esportiva e RTM prestarão serviços a atletas do IESP RUN

• Sex, 03/Mai/2019

Alunos do curso de Fisioterapia do IESP ofereceram atendimento para atletas da Equipe de Corrida IESP Run nas áreas de Fisioterapia Esportiva e Recursos Terapêuticos Manuais (RTM). Os serviços são projetos de extensão e funcionarão nas segundas-feiras, a partir do dia 6 de maio, das 9h às 12h (RTM) e das 14h às 17h (Fisioterapia Esportiva) na Clínica Integrada de Saúde (CIS). Além disso, nos dias de corrida, os extensionistas atenderão no local das provas.

A prática da corrida de rua vem crescendo muito em João Pessoa. Com diversas provas agendadas para este ano, se preparar bem para esta atividade é essencial para o bom desempenho, bem como a prevenção de problemas corporais, como lesões. A professora Paula Paiva, coordenadora da extensão em RTM reiterou que o acompanhamento fisioterapêutico é um ponto chave para uma rotina atlética de qualidade. “É importante trabalhar desde a prevenção de lesões decorrentes da atividade até a reabilitação em caso de lesões. A fisioterapia esportiva é uma especialidade que se enquadra nas mais diferentes modalidades, onde fazemos o acompanhamento do paciente, atleta ou amador, clínica com tratamentos que variam de acordo com o quadro clínico apresentado e diagnosticado. É uma área com forte atuação no mercado de trabalho”, explicou.

O serviço dos projetos de extensão será realizado por alunos a partir do 5º período que se destacaram nas respectivas disciplinas de Fisioterapia Esportiva e RTM, seguindo critérios técnicos. O atendimento serão realizados por, em média, 8 alunos por turno, sendo supervisionados pro professores. Inicialmente, os horários serão marcados pelos docentes e, posteriormente, pela recepção do CIS. Serão utilizadas técnicas específicas para esse tipo de demanda, como liberação miofascial e pompagem.

O professor Assis Neto, responsável técnico pela extensão em Fisioterapia Esportiva, destacou esta experiência como um diferencial para o aluno da área de saúde. “É importante entender todo o processo do gestual esportivo dentro das modalidades esportivas para direcionar a intervenção fisioterapêutica tanto no quesito prevenção, quanto no tratamento das lesões eminentes daquele determinado esporte” , ressaltou