IESP participa pela primeira vez com a evento semana mundial do cérebro

  • Qua, 13/Mar/2019

As atividades realizadas em decorrência da Semana Mundial do Cérebro (Brain Awareness Week) no IESP foram um sucesso, segundo a aclamação dos participantes. O encontro aconteceu na última segunda-feira e contou com palestras, oficinas e mesas redondas sobre temas atuais na área da neurociência.O evento de divulgação científica, que busca discutir as pesquisas e novidades sobre o estudo do cérebro, conta com ações em vários locais do mundo simultaneamente. Ele é promovido pela Dana Alliance for Brain Initiatives mundialmente, e pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNec) nacionalmente

Com a boa recepção, um dos organizadores do evento, o professor Danilo Meneses, afirmou que espera fazer uma nova edição no próximo ano com ainda maior. “Tivemos pessoas de vários cursos do IESP, além de pessoas de fora da instituição. Outro ponto positivo do evento foi conseguir produzir vários setores para que os não-inscritos pudessem participar. Quem não se inscreveu pode assistir as mesas redondas ou acompanhar algumas atividades. Uma perspectiva que a gente tem é juntar outros cursos, como publicidade, fisioterapia e educação física. Esperamos contar com ainda mais parceiros para que possamos potencializar o evento em uma próxima edição”, explicou.

No IESP, as atividades funcionaram pela manhã e pela noite. No período matinal, aconteceu a palestra de abertura com o tema “Neurociência na criação artística”, apresentada pelo professor de neurociência da instituição, Danilo Meneses. Após isso, aconteceu uma mesa redonda com o título “Neuropsicologia na atualidade”, com as professoras Olívia Leite, do IESP, e Suellen Andrade, da UFPB.

Em seguida, ocorreram duas oficinas. A primeira delas tenha como título “Imagem Mental: terapia dos esquemas”, ministrado pela professora Luciene Araújo, do IESP. Trata-se de uma técnica de psicoterapia baseada na interpretação e reação dos estímulos. A segunda se chamava “Arte e Sensorialidade” apresentado pela psicóloga convidada Francicléia Lopes, que falava sobre a relação entre a arte, o cérebro e a prática de arteterapia. Essas duas atividades também ocorreram no período da noite.

Na parte noturna, houve a mesa redonda “Arte: criação, prevenção e saúde mental”, com a participação dos professores Iraquitan Caminha (UFPB), Denise Ramos (IESP) e Leandro Roque (IESP). Também foi realizada a oficina “Construindo um cérebro com biscuit”, ministrada por Tayanne Evelyn, estudante do terceiro período de Psicologia do IESP. Nessa atividade, que contou com 12 pessoas, os envolvidos utilizaram da técnica artística para confeccionar um cérebro demarcado em suas diversas áreas.

A aluna Ana Albuquerque, que participou ativamente do evento, elogiou a iniciativa do evento. “A semana do cérebro trouxe consigo um olhar capaz de auxiliar a nós, estudantes, no desbravamento do saber, alinhado arte e cultura, a ciência. O evento se configurou como uma oportunidade ímpar de mergulhar no mundo da neurociência. A existência desses eventos possibilita a nós, estudantes, crescer como futuros profissionais capazes de olhar de forma macro para o desenvolvimento e pras nuances que compõem o saber”, declarou.




MAIS NOTÍCIAS



50+:  Estudantes acima de 50 anos recebem bolsas no valor da idade
01 Jun
50+: Estudantes acima de 50 anos recebem bolsas no valor da idade

O programa é válido para todos os cursos de graduação da instituição

Uniesp vai bem em votação e receberá edição do iDent Quiz
28 Mai
Uniesp vai bem em votação e receberá edição do iDent Quiz

Será a segunda vez que o maior gameshow da área de odontologia do Brasil vem a João Pessoa. A data do encontro ainda será divulgada

Uniesp lança vestibular totalmente online para semestre 2020.2
27 Mai
Uniesp lança vestibular totalmente online para semestre 2020.2

São oferecidas vagas para 30 cursos de graduação, incluindo 10 cursos EAD e cinco cursos semipresenciais. O participante concorre a bolsas.



Projeto RH em Foco do Uniesp se adapta e utiliza atendimento online
20 Mai
Projeto RH em Foco do Uniesp se adapta e utiliza atendimento online

O programa, que tem participação de alunos do 4º período, visa ajudar empresas em relação às boas práticas de Recursos Humanos.

Olimpíadas Uniesp e Economia e Economia Brasileira acontecem de forma online
18 Mai
Olimpíadas Uniesp e Economia e Economia Brasileira acontecem de forma online

Devido às medidas de isolamento social, a tradicional competição acontecerá de forma remota, através do aplicativo WhatsApp

Projetos de alunos de administração arrecadam doações  para casas de acolhimento
14 Mai
Projetos de alunos de administração arrecadam doações para casas de acolhimento

Turmas do 7º período ajudarão a Asplan e o Lar do Idoso. As ações fazem parte da disciplina Tópicos Avançados em Administração