IESP realiza evento sobre a conscientização do autismo

• Qui, 11/Abr/2019

O IESP realiza na próxima quarta-feira (17) evento “Autismo: Apoio da Rede Familiar Institucional”, no auditório do Bloco F. As atividades acontecem de manhã, das 8h às11h, e a noite, das 19h às 21h e são abertas ao público geral. O evento, que busca a conscientização sobre o autismo, tem o apoio da Associação de Amigos e Familiares de Autistas (Ama), da Associação Paraibana de Autismo (Apa), do Instituto Vida Autismo da Paraíba e da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).

O encontro é uma alusão dia mundial de conscientização do autismo proposto pela ONU, quando diversas atividades em todo o mundo buscam chamar atenção para o tema. Entre as atividades propostas no evento estão palestras e mesas redondas que buscam explicar o que é o autismo e falar um pouco sobre a convivência e o respeito para com pessoas com esse tipo de transtorno.

As atividades serão organizadas por alunos do 4º período do curso de psicologia do IESP que cursam a disciplina Estratégias e Intervenções para Pessoas com Deficiência, ministrado pela professora Ana Flávia Borba Coutinho. Ela explicou a presença de autistas no evento é essencial para a discutir o assunto. “Todo evento que seja sobre a pessoa com deficiência tem que ter o envolvimento dessas pessoas. Alguns alunos autistas foram convidados para estar no evento com seus familiares, pois a intenção é que haja essa integração deles próprios e que eles se sintam atuantes e o protagonismo deles seja destacado”, afirmou.

O IESP tem uma ampla política de inclusão de pessoas com deficiência. Todos os blocos contam com elevadores e rampas para facilitar a acessibilidade. O aluno cego pode se guiar pela instituição através do piso tátil. Além disso, o IESP busca sempre realizar e receber eventos e palestras que trabalhem a informação e a conscientização sobre importância da inclusão de pessoas com necessidades especiais.