INEP divulga edital e data do Enade 2024, voltado para licenciaturas

  • Wed, 31/Jul/2024

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024. Neste ano, a prova, que acontece no dia 24 de novembro, é voltada para as graduações de licenciatura. As inscrições vão até o dia 31 de agosto.

CLIQUE E CONFIRA O EDITAL 

O Ministério da Educação (Mec) instituiu uma reformulação do Enade. Será aplicado um novo formato, com mudanças principalmente nas matrizes de referência e nos objetivos das provas, que passarão a ter foco maior na avaliação das competências docentes que nos conteúdos disciplinares de cada curso. No UNIESP, apenas concluintes do curso de Pedagogia serão contemplados nesta edição.

A realização do exame é obrigatória para os estudantes de graduação. Ela é obrigatória para concluintes que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso. Os estudantes ingressantes com até 25% também são inscritos, mas são dispensados de participar.

As provas têm duração de quatro horas e trinta minutos e são compostas por uma parte de formação geral docente e uma de componente específico de cada área avaliada. A parte de Componente Específico de cada Área de Avaliação das Licenciaturas terá 37 (trinta e sete) questões, sendo 1 (uma) discursiva e 36 (trinta e seis) de múltipla escolha,  envolvendo situações-problema e estudos de caso. A questão discursiva do Componente Específico, além de abordar aspectos envolvendo situações-problema e estudos de caso afeitos aos objetos do conhecimento da área, também avaliará aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, vocabulário e gramática adequados à norma padrão da língua portuguesa.

Os locais das provas serão divulgados entre os dias 4 e 24 de novembro através do Sistema do Enade (portal.inep.gov.br). É importante ressaltar que o Enade avalia o nível de aprendizado fornecido pela instituição, sendo um parâmetro da qualidade de ensino de cada curso e, consequentemente, da formação do estudante. Em caso de dúvidas, o aluno deve entrar em contato com a coordenação.




MAIS NOTÍCIAS



III Viva a Cultura Indígena celebra diálogo entre saberes ancestrais e acadêmicos
16 Sep
III Viva a Cultura Indígena celebra diálogo entre saberes ancestrais e acadêmicos

Evento aconteceu pela primeira vez na Aldeia Vitória

UNIESP recebe 5ª edição do Security BSides
14 Sep
UNIESP recebe 5ª edição do Security BSides

Evento sobre Segurança da Informação acontece no próximo sábado (19)



UNIESP promove III Viva a Cultura Indígena na Aldeia Vitória, no Conde
11 Sep
UNIESP promove III Viva a Cultura Indígena na Aldeia Vitória, no Conde

Evento que valoriza a cultura e saberes dos povos originários acontece pela primeira vez no território Tabajara

Projeto “Práticas do Saber” seleciona novos monitores
10 Sep
Projeto “Práticas do Saber” seleciona novos monitores

Vagas são destinadas aos alunos do curso de Enfermagem