Nota de esclarecimento sobre a redução de mensalidades e criação de Auxílio Emergencial Uniesp

  • Sex, 08/Mai/2020

O UNIESP esclarece que tem lido e ouvido todas as reivindicações do corpo discente através das Coordenações, das representações estudantis e das manifestações nas redes sociais e que está trabalhando, diuturnamente, para apresentar soluções que possam acolher à maioria dos nossos estudantes.

 

Respeitando as medidas de isolamento social face à pandemia do novo Coronavírus, em meados de março de 2020 adaptamos integralmente o cotidiano da instituição, para que os estudantes não fossem prejudicados com a perda do semestre letivo. Iniciamos prontamente o atendimento online, das 8h às 20h, com todos os setores disponíveis e funcionários em regime home office. As aulas passaram a acontecer de forma remota, o que é diferente do sistema de Educação à Distância (EAD), já que professores e funcionários estão ativos e síncronos, proporcionando aos estudantes a melhor experiência possível, levando em consideração a excepcionalidade da situação. Tampouco houve alteração na folha de pagamento docente e nenhum professor foi desligado da instituição nesse período. 

 

Salientamos também que o contrato educacional do Uniesp é semestral, o que influencia em todo o planejamento ao longo do período letivo. Com a garantia da arrecadação mensal, podemos manter o salário dos professores e funcionários, bem como a manutenção da infraestrutura e o aprimoramento dos serviços. Ou seja, a redução das mensalidades poderia implicar em perda da qualidade de ensino, em demissão em massa e até mesmo no encerramento das atividades da instituição. 

 

No último dia 06 (quarta-feira), a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou um Projeto de Lei que propõe aplicação de desconto linear nas mensalidades das faculdades particulares. Até o momento desta nota, o trâmite segue para sanção ou veto do Governador do Estado. As Instituições de Ensino Superior da rede privada estão acompanhando ativamente o processo, igualmente alinhadas com o posicionamento de que a proposta de desconto linear não contempla as reais necessidades dos estudantes que foram economicamente afetados pelos efeitos da pandemia da Covid-19 e inviabiliza a sustentabilidade financeira das IES.

 

Desde o início da pandemia, o UNIESP implantou novos benefícios para os estudantes, entre eles a possibilidade de parcelamento de todas as mensalidades do semestre 2020.1 nos cartões de crédito e a isenção total de juros e multas dos boletos em atraso. Além disso, a instituição já adota várias políticas de desconto e de negociação direta com o Setor Financeiro. Ademais, contempla milhares de estudantes com bolsas sociais de até 50% através do Programa Educa UNIESP; bem como por meio das centenas de bolsas de 20%, 30% e 50%, oferecidas semestralmente de acordo com a modalidade de ingresso (vestibular, ENEM, transferência, segunda graduação etc.).  

 

De toda forma, o UNIESP compreende que muitos sofreram redução de salários, suspensão de contratos de trabalho ou até perda de empregos; ou, ainda, drástica diminuição de receita no caso de alguns profissionais liberais, comerciantes ou autônomos. Em solidariedade, a instituição se coloca à disposição para análise e renegociação da situação financeira dos estudantes economicamente afetados pelos efeitos da pandemia, propondo-se a avaliar cada caso, mediante comprovação da redução ou da perda de rendimentos, através do e-mail emergencial@iesp.edu.br 


Por ora, entendemos que esse é o caminho adequado para atender às necessidades dos estudantes que mais precisam, sem, contudo, prejudicar centenas de professores e outros trabalhadores que têm se dedicado de maneira incansável ao exercício de suas profissões. Desta forma, esperamos enfrentar, juntos, esse desafio de impacto global, mantendo nosso compromisso com a excelência na educação superior da Paraíba.




MAIS NOTÍCIAS



FIES 2024.1: Divulgada lista de pré-selecionados para financiar a graduação
22 Mar
FIES 2024.1: Divulgada lista de pré-selecionados para financiar a graduação

Para garantir a vaga, o interessado deve realizar sua complementação de informações de inscrição até o dia 26 de março.

UNIESP oferece treinamento para elaboração de trabalhos científicos aberto ao público
19 Mar
UNIESP oferece treinamento para elaboração de trabalhos científicos aberto ao público

O projeto, que está na sua 7ª edição, oferece uma série de treinamentos sobre os temas que mais geram dúvidas na cabeça dos acadêmico



Prazo para para entrar na lista de espera do PROUNI vai até terça
19 Mar
Prazo para para entrar na lista de espera do PROUNI vai até terça

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do acesso único do MEC

Campanha Indique um Amigo oferece descontos aos estudantes UNIESP
13 Mar
Campanha Indique um Amigo oferece descontos aos estudantes UNIESP

A condição é válida para o semestre 2024.1 e o participante pode acumular até quatro abatimentos nas parcelas

UNIESP abre vagas para FIES 2024.1 em diversos cursos
13 Mar
UNIESP abre vagas para FIES 2024.1 em diversos cursos

s inscrições podem ser feitas entre os dias 12 e 15 de março através do Portal Único de Acesso