Primeiro aluno surdo a concluir Arquitetura e Urbanismo no UNIESP defende TCC

  • Qua, 07/Dez/2022

As salas do UNIESP estão repletas de histórias incríveis e inspiradoras. E nesta quarta-feira (07), um importante e belíssimo capítulo da história do estudante de Arquitetura e Urbanismo Roberto Vanderlei Junyor foi escrita. Ele se tornou o primeiro aluno surdo a concluir a citada graduação. Ele defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nesta manhã, e recebeu nota máxima da banca.

Durante sua jornada acadêmica ele recebeu apoio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NUPS), que auxiliou na sua adaptação, orientando professores, funcionários e familiares, bem como fornecendo um intérprete de Libras. A ajuda foi reconhecida por Roberto, que exaltou o trabalho desenvolvido também pelos demais setores da instituição. “O NUPS foi muito importante, me ajudando na acessibilidade, trazendo o interprete de libras, bem como os meus colegas, que sempre me auxiliaram. Também o corpo docente, que só tenho agradecimentos. Todos os professores sempre estiveram preocupados em fazer uma adaptação e apoiando em tudo que eu precisava”, declarou.

O TCC de Roberto apresentava uma proposta de anteprojeto para uma Escola Bilíngue para Surdos. Em sua defesa, ele foi auxiliado pelo intérprete da instituição Bruno Câmara, que vocalizava as palavras do estudante. Ao final da apresentação, a banca julgadora não hesitou em atribuir a nota 10 ao trabalho, classificando-o como uma produção de excelência.

O momento da revelação da nota foi de muita emoção para todos os presentes, incluindo professores, colegas de Roberto e seus familiares. O quase arquiteto e urbanista agradeceu o apoio de todos e revelou que pensou até pensou em desistir ante as dificuldades impostas pelo curso, mas que toda a luta e persistência valeram a pena. Ele afirma ainda que pretende usar sua experiência como pessoa como deficiência para promover a acessibilidade através de suas obras.

O resultado do TCC não surpreendeu à orientadora do trabalho, professora Tayene de Oliveira. “Roberto sempre demonstrou ser uma pessoa muito interessada no curso e sempre evoluindo esse interesse. Hoje ele fecha seu curso com chave de ouro”, afirmou.

Já a coordenadora do curso, professora Isis Amaral Méro, destacou o apoio do NUPS para a qualidade do ensino adaptado. O auxílio do NUPS nos dá suporte teórico e prático para que professores e coordenação possam atuar de forma assertiva no processo de aprendizagem de alunos PCDs. Contamos também com equioe institucional de intérpretes de extrema qualidade que acompanham os alunos de forma técnica e humanizada”, disse.

Outro detalhe interessante é que Roberto se tornou o primeiro surdo de seu município, Gurinhém, a concluir um curso superior. Agora, ele se torna exemplo de perseverança e deve inspirar outras pessoas a seguirem seus sonhos, apesar das dificuldades.




MAIS NOTÍCIAS



Alunos de Psicologia realizam visita técnica à São Braz
25 Mai
Alunos de Psicologia realizam visita técnica à São Braz

O encontro teve como tema “Recursos Humanos Estratégico”, e foi sugerido pela gerente de RH da empresa

Coordenação do PROUNI convoca alunos veteranos bolsistas para assinatura do Termo de Atualização
24 Mai
Coordenação do PROUNI convoca alunos veteranos bolsistas para assinatura do Termo de Atualização

Os alunos convocados devem se dirigir à Secretaria Geral do UNIESP Centro Universitário, até 31 de maio

Medicina Veterinária recebe Nota Máxima do MEC
22 Mai
Medicina Veterinária recebe Nota Máxima do MEC

Ministério da Educação atribuiu a nota 5 à graduação, em avaliação de reconhecimento, que leva em consideração equipe, alunos e estrutura



Coordenação de Publicidade lança Concurso de Criação com premiação
17 Mai
Coordenação de Publicidade lança Concurso de Criação com premiação

A atividade tem inscrições até o dia 25 de maio e oferece como prêmio a dispensa de uma mensalidade do curso

Coordenação divulga aprovados da IV Mostra de Enfermagem
16 Mai
Coordenação divulga aprovados da IV Mostra de Enfermagem

O documento também consta os horários de apresentação, que acontecerão no hall do terceiro andar do Bloco E