Professor do UNIESP alerta para riscos de desabamento na falésia do Cabo Branco

  • Thu, 19/Nov/2020

Depois que um desabamento nas falésias da praia de Pipa vitimou três pessoas na última terça-feira (17), o geógrafo e professor do UNIESP Williams Guimarães alertou para os perigos do mesmo tipo de acidente nas falésias do Cabo Branco, na região metropolitana de João Pessoa. No caso do Rio Grande do Norte, um casal e uma criança estavam na parte de baixo de uma falésia, quando parte de sua estrutura caiu e os soterrou.

O professor Williams coordena um projeto de iniciação científica que monitora a erosão costeira na Falésia do Cabo Branco, localizada junta a diversos pontos turísticos de João Pessoa, como o Farol do Cabo Branco e a Estação do Cabo Branco.

Ele indica que tanto a paisagem paraibana quanto a do Rio Grande do Norte estão em condições parecidas, e pode trazer riscos a turistas e moradores da região. “A orla paraibana existe algumas falésias ao longo do seu litoral. Em se tratando de região metropolitana a mais conhecida é a Falésia do Cabo Branco e, pôr está localizada nessa região o fluxo de pessoas normalmente é intenso. Sendo assim as condições são semelhantes às da Falésia de Pipa, pois a geologia é a mesma, ou seja, sedimentar da formação Barreiras. O risco de acidentes nessas áreas é eminente, pois falésias "vivas", ou seja, aquele que tem contato direto com o mar sofre constantemente erosão”, explicou.

O professor informa que a erosão das falésias não se deve somente à ação do mar, mas também está associada a infiltração de água no solo em períodos de chuva, supressão da vegetação e o solo impermeabilizado dos trechos com asfalto. Nas áreas com mais riscos, existem placas que sinalizam sobre os perigos de acidentes. Quem visita os locais deve ficar atento aos cuidados necessários, como evitar ficar muito próximo da beirada do topo das falésias ou do sopé.

Um meio de buscar mais informações sobre os riscos é através do site da Prefeitura Municipal de João Pessoa. “Geralmente são essas medidas que o poder público toma para repassar informações à população e sempre ficar atento as placas de sinalização. Como se trata de uma área que representa risco a integridade física dos usuários é sempre bom fica em alerta constante, evitando se aproxima muito do seu topo e do seu sopé”, afirmou.




MAIS NOTÍCIAS



Engenharia Civil: Cerimônia do Capacete será realizada em 27 de abril
22 Apr
Engenharia Civil: Cerimônia do Capacete será realizada em 27 de abril

Solenidade marca o início do ciclo acadêmico dos estudantes no curso

Dia dos Povos Originários: parceria entre o UNIESP e o povo Tabajara reforça o poder da educação
17 Apr
Dia dos Povos Originários: parceria entre o UNIESP e o povo Tabajara reforça o poder da educação

Instituição mantém vínculo desde 2019 com indígenas da Aldeia Vitória

Estudantes de Nutrição participam de roda de conversa na Secretaria Estadual de Educação
15 Apr
Estudantes de Nutrição participam de roda de conversa na Secretaria Estadual de Educação

Encontro destacou a importância do nutricionista na alimentação escolar



UNIESP sedia VI Simpósio de Direito Eleitoral do Nordeste
13 Apr
UNIESP sedia VI Simpósio de Direito Eleitoral do Nordeste

Evento debaterá os impactos da transformação digital na democracia

Dia Nacional da Biblioteca: conheça a Biblioteca Padre Dourado
09 Apr
Dia Nacional da Biblioteca: conheça a Biblioteca Padre Dourado

Biblioteca do UNIESP conta com um acervo de 60.000 exemplares

Solicitação de Colação de Grau 2026.1
08 Apr
Solicitação de Colação de Grau 2026.1

Prazo para solicitação se encerra em 30 de abril