Professores do UNIESP contribuem para maior obra de educação do Exército

  • Qua, 23/Nov/2022

Professores do UNIESP estão contribuindo técnica e cientificamente para a maior obra na área de educação do Exército Brasileiro: a construção da Escola de Sargentos das Armas (ESA) em Pernambuco. O investimento do empreendimento é superior a R$ 1.73 bilhão, que conta com uso de tecnologia de ponta. O período de implementação do projeto é de 2022 a 2034.

Entre os dias 7 e 9 de novembro, o Departamento de Educação e Cultura do exército promoveu o Simpósio de Sustentabilidade da ESA, que contou com 34 profissionais das áreas de arquitetura e engenharia de universidades e do governo de Pernambuco. Os docentes do UNIESP apresentaram trabalhos com temas relevantes para a construção do empreendimento de forma eficiente e sustentável.  

Estiveram presentes os coordenadores Giuseppe Cavalcanti, de Engenharias, e Isis Amaral Mero, de Arquitetura e Urbanismo, além dos professores Antônio Cláudio Massa, Anneliese Heyden, Giuseppe Branquinho, Priscilla Lima e Hagnon Amorim. O encontro discutiu as melhores práticas de sustentabilidade aplicada, modelagem de informações de construção, certificações e acreditações. As informações discutidas no Simpósio irão atender as necessidades do departamento de Engenharia e Arquitetura do exército. A parceria foi firmada por intermédio do comandante militar do Nordeste, General Richard Fernandez Nunes, pelo coronel Hélder de Barros Guimarães e pelo general Nilton José Batista Moreno Júnior.

A professora Isis Amaral explicou como se deu o convite para o UNIESP contribuir com o projeto. “A participação da equipe de professores e coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil do UNIESP,  no  Simpósio de Sustentabilidade do Exército Brasileiro,  foi motivo de grande honra para a instituição. Inicialmente o Exército Brasileiro fez uma visita ao Uniesp para conhecer os profissionais e as pesquisas desenvolvidas na área de sustentabilidade, na ocasião se consolidou a parceria institucional e na sequência ambos os cursos foram convidados para representar a instituição no simpósio realizado na cidade de Recife- PE. A preocupação com o meio ambiente, a proposição de projetos de requalificação urbana, social e ambiental,  bem como a abrangência nas áreas de infraestrutura , engenharia urbana, metodologia BIM,  uso do geoprocessamento e paisagismo foram os principais temas abordados”.

Já o professor Giuseppe Cavalcanti destacou o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos no UNIESP. “Fomos a única instituição de ensino particular a ser convidada ao projeto, o que mostra o prestígio dos nossos projetos e pesquisas relacionadas à sustentabilidade”.

 

TRABALHOS APRESENTADOS PELO CORPO DOCENTE DA INSTITUIÇÃO:

  1. Projetos Arquitetônicos e de Requalificação Urbana e Ambiental- Professor Antônio Cláudio Massa;
  2. Gerenciamento e Compatibilização de Projetos Urbanísticos e Ambientais- Professora Isis Amaral Méro;
  3. Projetos Paisagísticos em Proposição da Requalificação Urbana e Ambiental- Professora Anneliese Heyden;
  4. Utilização da Metodologia e Tecnologia BIM em Projetos- Professor Giuseppe Branquinho;
  5. O Geoprocessamento em Estudos Urbanos - Professora Priscilla Lima;
  6. Projetos de Engenharia e Infraestrutura Urbana- Professor Hagnon Amorim.



MAIS NOTÍCIAS



VII Mostra Científica de Enfermagem: Aberta inscrição para trabalhos
24 Abr
VII Mostra Científica de Enfermagem: Aberta inscrição para trabalhos

Os interessados têm até o dia 09 de maio para enviar seus artigos

UNIESP sedia dos cursos pré-encontro do XVI Encontro Nacional de Aleitamento Materno
19 Abr
UNIESP sedia dos cursos pré-encontro do XVI Encontro Nacional de Aleitamento Materno

O evento, que reuniu profissionais de toda América Latina, ofereceu diversos cursos, capacitações, palestras e treinamentos

UNIESP sedia Etapa de Circuito Paraibano de Xadrez Rápido
17 Abr
UNIESP sedia Etapa de Circuito Paraibano de Xadrez Rápido

Evento, que aconteceu domingo (14), reuniu 73 jogadores, incluindo seis mestres nacionais



Indígenas que receberam bolsa integral no UNIESP se forma em cursos de Saúde
16 Abr
Indígenas que receberam bolsa integral no UNIESP se forma em cursos de Saúde

Cinco estudantes da aldeia Vitória Tabajara concluem sua graduação e querem contribuir para o desenvolvimento da comunidade

Trabalho de professor do UNIESP é aprovado em importante evento da USP
12 Abr
Trabalho de professor do UNIESP é aprovado em importante evento da USP

Pesquisa assinada pelo professor Alessandro Pinon e pesquisadores da UFPB vai ser apresentado do Behavioral Science Lab 2024

INEP cita três cursos UNIESP entre os mais bem avaliados do país
12 Abr
INEP cita três cursos UNIESP entre os mais bem avaliados do país

A graduação em Ciências Contábeis está entre os seis cursos da Paraíba a ser avaliado com a nota Muito Alta