Professores do UNIESP contribuem para maior obra de educação do Exército

• Qua, 23/Nov/2022

Professores do UNIESP estão contribuindo técnica e cientificamente para a maior obra na área de educação do Exército Brasileiro: a construção da Escola de Sargentos das Armas (ESA) em Pernambuco. O investimento do empreendimento é superior a R$ 1.73 bilhão, que conta com uso de tecnologia de ponta. O período de implementação do projeto é de 2022 a 2034.

Entre os dias 7 e 9 de novembro, o Departamento de Educação e Cultura do exército promoveu o Simpósio de Sustentabilidade da ESA, que contou com 34 profissionais das áreas de arquitetura e engenharia de universidades e do governo de Pernambuco. Os docentes do UNIESP apresentaram trabalhos com temas relevantes para a construção do empreendimento de forma eficiente e sustentável.

Estiveram presentes os coordenadores Giuseppe Cavalcanti, de Engenharias, e Isis Amaral Mero, de Arquitetura e Urbanismo, além dos professores Antônio Cláudio Massa, Anneliese Heyden, Giuseppe Branquinho, Priscilla Lima e Hagnon Amorim. O encontro discutiu as melhores práticas de sustentabilidade aplicada, modelagem de informações de construção, certificações e acreditações. As informações discutidas no Simpósio irão atender as necessidades do departamento de Engenharia e Arquitetura do exército. A parceria foi firmada por intermédio do comandante militar do Nordeste, General Richard Fernandez Nunes, pelo coronel Hélder de Barros Guimarães e pelo general Nilton José Batista Moreno Júnior.

A professora Isis Amaral explicou como se deu o convite para o UNIESP contribuir com o projeto. “A participação da equipe de professores e coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil do UNIESP,  no  Simpósio de Sustentabilidade do Exército Brasileiro,  foi motivo de grande honra para a instituição. Inicialmente o Exército Brasileiro fez uma visita ao Uniesp para conhecer os profissionais e as pesquisas desenvolvidas na área de sustentabilidade, na ocasião se consolidou a parceria institucional e na sequência ambos os cursos foram convidados para representar a instituição no simpósio realizado na cidade de Recife- PE. A preocupação com o meio ambiente, a proposição de projetos de requalificação urbana, social e ambiental,  bem como a abrangência nas áreas de infraestrutura , engenharia urbana, metodologia BIM,  uso do geoprocessamento e paisagismo foram os principais temas abordados”.

Já o professor Giuseppe Cavalcanti destacou o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos no UNIESP. “Fomos a única instituição de ensino particular a ser convidada ao projeto, o que mostra o prestígio dos nossos projetos e pesquisas relacionadas à sustentabilidade”.

TRABALHOS APRESENTADOS PELO CORPO DOCENTE DA INSTITUIÇÃO:

1. Projetos Arquitetônicos e de Requalificação Urbana e Ambiental- Professor Antônio Cláudio Massa;
  2. Gerenciamento e Compatibilização de Projetos Urbanísticos e Ambientais- Professora Isis Amaral Méro;
  3. Projetos Paisagísticos em Proposição da Requalificação Urbana e Ambiental- Professora Anneliese Heyden;
  4. Utilização da Metodologia e Tecnologia BIM em Projetos- Professor Giuseppe Branquinho;
  5. O Geoprocessamento em Estudos Urbanos - Professora Priscilla Lima;
  6. Projetos de Engenharia e Infraestrutura Urbana- Professor Hagnon Amorim.