Projeto de iniciação científica: aspectos erosivos costeiros da falésia do cabo branco

• Sex, 09/Nov/2018

Desde o início do mês de setembro do corrente ano, o Instituto de Educação Superior da Paraíba – IESP, por intermédio do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, coordenado pelo professor Williams da Silva Guimarães de Lima, realiza o monitoramento da erosão costeira na Falésia do Cabo Branco, localizada no litoral sul do município de João Pessoa, capital do estado da Paraíba. A ação faz parte do projeto de Iniciação Científica, idealizado pelo referido professor, intitulada: Monitoramento dos Aspectos Erosivos Costeiros da Falésia do Cabo Branco - Litoral Sul de João Pessoa–PB. O principal objeto do projeto é promover a prática de desenvolvimento de trabalhos científicos (TCCs, Artigos, etc.) com os acadêmicos da Instituição, em suas mais variadas linhas de pesquisas existentes nos cursos de graduação do IESP.

De acordo com o professor Williams Guimarães, inicialmente, esta ação busca realizar o Monitoramento do perfil de praia, objetivando acompanhar o equilíbrio morfodinâmico da zona de praia na área de influência de estudo. Os perfis morfodinâmicos de praia (nivelamento topográfico), permitem verificar a resposta deste ambiente à dinâmica das ondas. Esta ação deverá ser feita antes e logo após a realização do monitoramento, durante dois anos, com periodicidade bimestral. Os perfis de praia deverão ser distribuídos ao longo da área objeto de pesquisa e, georreferenciados segundo a situação dos perfis previamente estabelecidos, na oportunidade do levantamento do Diagnóstico Ambiental do meio físico.

Esta ação possibilitará avaliar a movimentação de sedimentos ao longo do litoral Praia do Seixa, Falésia Cabo Branco e Praça de Iemanjá litoral sul de João Pessoa-PB, mediante o emprego de cálculo numérico (modelagem matemática). O projeto envolve estudantes do Bacharelado em Engenharia Civil, sendo extensivo aos demais cursos do IESP, segundo relata professor Williams Guimarães. Vale ressaltar que os interessados em participar do projeto de Iniciação Científica, basta procurar o professor Williams Guimarães na Coordenação dos Cursos de Bacharelados em Engenharia Civil e Produção, nos turnos da manhã e fim de tarde, começo da noite.