Projeto do UNIESP promove atividades físicas para idosos de ONG de João Pessoa

  • qui, 08/mai/2025

A prática regular de atividades físicas pode trazer inúmeros benefícios para a população idosa. Além da saúde física, ela impacta também a saúde mental e a socialização.
Aqui no UNIESP Centro Universitário, um projeto de extensão do curso de Educação Física busca proporcionar qualidade de vida e lazer através de atividades físicas a um grupo de idosos de uma ONG em João Pessoa.    

Com exercícios práticos e atividades de recreação e lazer, o projeto “Envelhecimento Ativo e Saudável” realiza encontros periódicos com o grupo “Idosos em Ação”, do Instituto Integrado de Desenvolvimento pela Vida (IIDESV)

As práticas são realizadas pelos estudantes do 3º período do curso e orientadas pelo professor Esequiel Costa. A parceria do UNIESP com o grupo existe há quase 10 anos, quando o professor ainda era aluno do curso de Educação Física da instituição.

Os encontros acontecem tanto na instituição quanto na ONG, onde os alunos também presenciam atividades desenvolvidas pelo grupo, como apresentações artísticas.

“A perspectiva do projeto extensionista é que ensino, pesquisa e extensão saiam dos muros da instituição e vão para a comunidade, para que os estudantes tenham essa experiência fora do ambiente de ensino”, explicou Esequiel.

Segundo Maria Betânia Garcia, presidente do IIDESV, a iniciativa do projeto mostra que é possível combater o sedentarismo e envelhecer de forma saudável. “É muito importante participar dessas atividades, tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. Nosso grupo conta com 180 idosos inscritos e às vezes pode ser difícil tirá-los de casa, então um incentivo como esse é sempre válido”, destacou.

Com 27 anos de história, o instituto oferece aulas de danças populares, coral, teatro e outras práticas como pilates e tai chi chuan.




MAIS NOTÍCIAS





Fabrício Carpinejar é o palestrante convidado da abertura do INOVA Campus UNIESP 2025
07 out
Fabrício Carpinejar é o palestrante convidado da abertura do INOVA Campus UNIESP 2025

Jornalista, escritor e cronista já publicou 52 livros e venceu duas vezes o Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira

Divulgado edital para submissão de Relatos de Monitoria 2024.1, 2024.2 e 2025.1
07 out
Divulgado edital para submissão de Relatos de Monitoria 2024.1, 2024.2 e 2025.1

Relatos devem ser enviados até o dia 16 de novembro

COOPERE lança chamada para publicação de TCCs
07 out
COOPERE lança chamada para publicação de TCCs

Trabalhos serão publicados na série Diálogos Científicos