Reitora do UNIESP participa do XVII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP)

  • Fri, 30/May/2025

A reitora do UNIESP Centro Universitário, professora Érika Marques, participou do XVII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), entre os dias 28 e 30 de maio, na cidade de Touros (RN). 

O congresso, um dos mais importantes da área da Educação Superior privada, teve como tema “Transformando pessoas pela educação na construção de um Brasil de todos e para todos” e reuniu mais de 500 participantes presencialmente, entre gestores, diretores de instituições de ensino superior (IES) e autoridades, além de participantes que puderam acompanhar toda a programação pela transmissão ao vivo no YouTube.

As inovações tecnológicas e como essas ferramentas podem ser aplicadas ao Ensino Superior foi o tópico debatido na abertura do CBESP. De acordo com a reitora, essas transformações no cenário acadêmico podem fomentar o ensino e a aprendizagem. 

“Participar do XVII CBESP, que teve como tema “Transformando pessoas pela educação na construção de um Brasil de todos e para todos” foi bem significativo. Participei de debates sobre inovação pedagógica e transformação digital, que mostraram como tecnologias como inteligência artificial e realidade aumentada já fazem parte do presente das instituições, transformando metodologias e preparando alunos para os desafios do século XXI”, destacou a professora Érika Marques.

O novo marco regulatório da Educação a Distância (EaD), publicado este mês, e suas implicações para essa modalidade, especialmente relacionadas à qualidade dos cursos e à inclusão digital, foram igualmente objetos de reflexão e debates. 

Discutir o papel transformador da educação superior para a sociedade e a importância da atuação das IES para além da sala de aula também fez parte da programação do congresso. Temas que, segundo a reitora, estão integralmente alinhados com a missão do UNIESP.  

Temas como inclusão, permanência estudantil, internacionalização e educação empreendedora reforçaram a importância de formar não apenas profissionais, mas cidadãos preparados para inovar, empreender e transformar a sociedade. Outro ponto muito relevante foi a construção do Novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024–2034, com foco em ampliar o acesso, garantir a qualidade e promover a equidade. Saio desse congresso com a certeza de que a educação é, sem dúvida, uma das maiores ferramentas de transformação social e que o UNIESP está no caminho certo na oferta de uma educação de qualidade”, celebrou a reitora.




MAIS NOTÍCIAS



Em parceria com a Receita Federal, UNIESP inaugura NAF no Hospital Napoleão Laureano
21 Aug
Em parceria com a Receita Federal, UNIESP inaugura NAF no Hospital Napoleão Laureano

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) será o 1º em um hospital oncológico no Brasil

V SIMVET acontece nos dias 27, 28 e 29 de agosto
20 Aug
V SIMVET acontece nos dias 27, 28 e 29 de agosto

Simpósio Integrado de Medicina Veterinária do UNIESP aborda teoria e prática através de palestras e minicursos com profissionais renomados

Aluna de Arquitetura apresenta proposta de requalificação da Ala de Quimioterapia do Hospital Laureano
18 Aug
Aluna de Arquitetura apresenta proposta de requalificação da Ala de Quimioterapia do Hospital Laureano

Projeto baseado na neuroarquitetura tem o objetivo de melhorar o conforto e a recuperação dos pacientes



Como proteger as crianças no ambiente virtual?
13 Aug
Como proteger as crianças no ambiente virtual?

Professor do UNIESP orienta pais e responsáveis sobre os perigos da exposição nas redes sociais

UNIESP lança nova pós-graduação em Inteligência Artificial para Negócios e Profissionais do Futuro
11 Aug
UNIESP lança nova pós-graduação em Inteligência Artificial para Negócios e Profissionais do Futuro

Curso possui abordagem multidisciplinar, prática e centrada na inovação