Reitora do UNIESP participa do XVII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP)

  • sex, 30/mai/2025

A reitora do UNIESP Centro Universitário, professora Érika Marques, participou do XVII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), entre os dias 28 e 30 de maio, na cidade de Touros (RN). 

O congresso, um dos mais importantes da área da Educação Superior privada, teve como tema “Transformando pessoas pela educação na construção de um Brasil de todos e para todos” e reuniu mais de 500 participantes presencialmente, entre gestores, diretores de instituições de ensino superior (IES) e autoridades, além de participantes que puderam acompanhar toda a programação pela transmissão ao vivo no YouTube.

As inovações tecnológicas e como essas ferramentas podem ser aplicadas ao Ensino Superior foi o tópico debatido na abertura do CBESP. De acordo com a reitora, essas transformações no cenário acadêmico podem fomentar o ensino e a aprendizagem. 

“Participar do XVII CBESP, que teve como tema “Transformando pessoas pela educação na construção de um Brasil de todos e para todos” foi bem significativo. Participei de debates sobre inovação pedagógica e transformação digital, que mostraram como tecnologias como inteligência artificial e realidade aumentada já fazem parte do presente das instituições, transformando metodologias e preparando alunos para os desafios do século XXI”, destacou a professora Érika Marques.

O novo marco regulatório da Educação a Distância (EaD), publicado este mês, e suas implicações para essa modalidade, especialmente relacionadas à qualidade dos cursos e à inclusão digital, foram igualmente objetos de reflexão e debates. 

Discutir o papel transformador da educação superior para a sociedade e a importância da atuação das IES para além da sala de aula também fez parte da programação do congresso. Temas que, segundo a reitora, estão integralmente alinhados com a missão do UNIESP.  

Temas como inclusão, permanência estudantil, internacionalização e educação empreendedora reforçaram a importância de formar não apenas profissionais, mas cidadãos preparados para inovar, empreender e transformar a sociedade. Outro ponto muito relevante foi a construção do Novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024–2034, com foco em ampliar o acesso, garantir a qualidade e promover a equidade. Saio desse congresso com a certeza de que a educação é, sem dúvida, uma das maiores ferramentas de transformação social e que o UNIESP está no caminho certo na oferta de uma educação de qualidade”, celebrou a reitora.




MAIS NOTÍCIAS





Fabrício Carpinejar é o palestrante convidado da abertura do INOVA Campus UNIESP 2025
07 out
Fabrício Carpinejar é o palestrante convidado da abertura do INOVA Campus UNIESP 2025

Jornalista, escritor e cronista já publicou 52 livros e venceu duas vezes o Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira

Divulgado edital para submissão de Relatos de Monitoria 2024.1, 2024.2 e 2025.1
07 out
Divulgado edital para submissão de Relatos de Monitoria 2024.1, 2024.2 e 2025.1

Relatos devem ser enviados até o dia 16 de novembro

COOPERE lança chamada para publicação de TCCs
07 out
COOPERE lança chamada para publicação de TCCs

Trabalhos serão publicados na série Diálogos Científicos