UNIESP e Antares realizam evento no metaverso

• Dom, 19/Mar/2023

O Centro Universitário UNIESP recebe diversos eventos mensalmente e de todos os portes em seus espaços físicos. Mas nesta quarta-feira (15), a instituição, em parceria com a Antares Comunicação, realizou um encontro especial, ocupando um ambiente virtual no metaverso. Foi o lançamento do AntaresVerso, a nova sede da agência em um espaço digital, que comemora 35 anos este ano. Vale lembrar que o UNIESP também celebra uma data marcante: os seus 25 anos.

Com direito a palco, arquibancadas, telões e tudo o que um grande espaço para eventos têm, o AntaresVerso é frequentado por pessoas reais utilizando seus avatares, que são versões digitais de cada indivíduo, expandindo cada vez mais as possibilidades. Assim, eles podem interagir como se estivessem no mesmo lugar, mesmo a milhares de quilômetros de distância, como foi o caso dos participantes que estavam em Genebra, na Suíça.

No evento, que ocorreu em três arenas, houve as falas dos realizadores, além de duas minipalestras com Flávia Lipp e Fabrício Marsicano, duas palestras com Bruna Liebmann e Alberto Marinho e duas apresentações musicais com Washington Espínola e Victor Brizzeno.

Um dos representantes do UNIESP no evento, o professor Daniel Costa, coordenador dos cursos de Publicidade da instituição, mostrou entusiasmo com as novas alternativas que o metaverso tem a oferecer e exaltou a parceria com a agência. “A Antares faz 35 anos e o curso de Publicidade e Propaganda faz 25 anos. Este foi um dos motivos de estarmos juntos. Existem diversas correlações históricas entre a Antares e o UNIESP. Nos anos 2000 a Antares fez a campanha publicitária de vestibular do UNIESP. Em 2021,  recebemos a doação em nossa biblioteca do acervo pessoal de Sérgio Rique, sócio-fundador, para a biblioteca. Fora isso tudo, a Antares queria fazer um evento neste novo espaço para trazer vida a este ambiente virtual com uma programação de conteúdos relevantes e o UNIESP era um parceiro natural para auxiliar tanto na parte técnica quanto acadêmica”, explicou.

Representando o UNIESP estavam a reitora, Erika Marques, a diretora executiva Sandra Holanda Colaço, a pró-reitora acadêmica, Iany Barros, o coordenador do curso de Sistemas, Marcelo Fernandes, além de cinco estudantes dos cursos de Publicidade e, claro, do coordenador Daniel Costa.

A reitora, Erika Marques, também teceu elogios ao evento. “O evento da Antares no metaverso foi uma experiência incrível. Destaco o primor da criação do ambiente virtual com os detalhes e capricho para que realmente fosse impactante. Ver-se em um avatar e atuar dessa forma é um grande desafio, mas o evento proporcionou essa vivência de maneira lúdica e significativa. O metaverso ainda é uma incógnita, mas seguramente veio para ficar e vai se estabelecer como uma plataforma ampla e de muitas possibilidades, e o UNIESP, como instituição de ensino, não poderia ficar de fora”, reiterou.

Já o sócio-fundador da Antares, Júnior Guerreiro, ressaltou a parceria histórica entre as duas organizações. “A gente fez história hoje e eu fico muito feliz em estar junto com a academia. Sempre foi um propósito nosso estar muito próximo da universidade, pois é de lá que vão sair os novos talentos. Todas as vezes que Daniel (Costa) me convida para palestrar eu vou com o maior carinho. A história da Antares com o UNIESP data de lá atrás mesmo, no começo do curso de Publicidade e Propaganda, que neste ano completa 25 anos”, afirmou.

O professor Daniel revelou também que pretende realizar mais eventos acadêmicos no AntaresVerso, dando aos alunos a oportunidade de conhecer esta que é uma tendência mundial e está impactando fortemente o mundo da comunicação digital.