UNIESP é pioneiro em pesquisa e extensão sobre uso do canabidiol na Medicina Veterinária

  • Mon, 07/Jul/2025

Em outubro de 2024, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a prescrição e o uso de medicamentos à base de Cannabis para o tratamento de animais. 

A decisão contempla o uso estritamente terapêutico desses produtos, o que trouxe novas alternativas de medicação para algumas doenças como as neurológicas e oncológicas.

A regulamentação significou um marco para pesquisadores e profissionais que estudam os efeitos benéficos do canabidiol na Medicina Veterinária.

Medicina Canabinóide - Aqui no UNIESP Centro Universitário, já existem há algum tempo grupos de estudo e extensão pioneiros sobre a Medicina Canabinóide e seus resultados em animais domésticos e silvestres.

“O UNIESP vem na vanguarda dessas pesquisas que utilizam o canabidiol para o tratamento de diversas espécies, desde cães e gatos, até animais silvestres como araras e antas. Somos a única instituição privada da América Latina que realiza esse tipo de estudo com animais silvestres”, destaca o médico veterinário e professor do UNIESP, Helder Camilo.

Segundo Helder, a Medicina Canabinóide está presente nos três pilares do ensino superior da instituição: ensino, pesquisa e extensão. No ensino, o curso de Medicina Veterinária do UNIESP conta com uma disciplina sobre Medicina Canabinóide, a única em instituições privadas no país.

Na pesquisa e na extensão, o GPEP Cannabis - Grupo Paraibano de Estudo e Pesquisa em Medicina Canabinóide é referência no estado e atualmente tem uma parceria com o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) para o tratamento com óleo de cannabis que já beneficiou ao menos seis animais do local: um gato-mourisco, um sagui-de-tufo-branco, uma anta, um cachorro-do-mato e um casal de jaguatiricas.

“Sou pesquisador desde 2018 e na época nós já conseguíamos fazer algumas pesquisas por causa do respaldo teórico e científico que nós temos de estudos internacionais. Com a autorização da Anvisa, a pesquisa na área cresce significativamente porque agora nós podemos argumentar ao Comitê de Ética, que avalia as pesquisas, que existe sim indicação e que os produtos à base da cannabis foram regulamentados para uso animal”, celebra. 

Uso do canabidiol em animais - Todos os animais que possuem o Sistema Endocanabinóide, como mamíferos e seres invertebrados, podem ser tratados com a substância derivada da Cannabis. O Sistema Endocanabinóide é responsável pelo equilíbrio entre os sistemas nervoso, imunológico e endócrino e regula reações fisiológicas no organismo como apetite, dor, termorregulação, metabolismo e equilíbrio de energia.

“As pesquisas estão mais avançadas no uso do canabidiol para o controle da dor, processos inflamatórios e doenças nervosas. Porém, como o sistema endocanabinóide coordena todo o corpo, inclusive o sistema imunológico, nós podemos utilizar a substância também como orexígeno, um medicamento que vai fazer o animal se alimentar melhor, se tranquilizar, controlar as convulsões e até as neoplasias. Todas essas doenças podem ser tratadas com o óleo do extrato de cannabis”, explica Helder.

O porte e o tipo de metabolismo do animal são determinantes para o tratamento. As doses reservadas para as aves são muito superiores às doses recomendadas aos mamíferos; por outro lado, os répteis têm doses muito pequenas. Ainda de acordo com o professor, alguns efeitos colaterais são sonolência e a polifagia, um aumento do apetite.

Prescrição - Em clínicas veterinárias da Paraíba, especialmente em João Pessoa, a prescrição já é realizada. No entanto, é importante salientar que a medicação deve ser prescrita apenas por médicos veterinários habilitados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). 

Há também clínicas especializadas nesse tipo de medicação para animais de estimação, como a própria Clínica Escola de Medicina Veterinária do UNIESP, com atendimentos disponíveis para toda a população. 




MAIS NOTÍCIAS



UNIESP abre nova turma da Especialização em Licitações e Contratos Públicos
03 Jul
UNIESP abre nova turma da Especialização em Licitações e Contratos Públicos

Pós-graduação prepara profissionais para atuarem em áreas relacionadas a compras, contratações e gestão de contratos



Prouni 2025.2: inscrições começam na próxima segunda (30)
26 Jun
Prouni 2025.2: inscrições começam na próxima segunda (30)

Prazo vai até o dia 04 de julho. UNIESP oferta bolsas de 100% para cursos de graduação

UNIESP é premiado com a Comenda Mário Tourinho de Imprensa
25 Jun
UNIESP é premiado com a Comenda Mário Tourinho de Imprensa

Instituição venceu na categoria “Produção em Internet” com o podcast Conversa de Futuro

UNIESP abre matrículas para o semestre 2025.2
17 Jun
UNIESP abre matrículas para o semestre 2025.2

Além do vestibular agendado, o candidato pode ingressar com nota do ENEM, transferência ou segunda graduação