UNIESP participa da campanha Saúde pela Educação, que incentiva a doação de sangue

  • Seg, 14/Jun/2021

O UNIESP está participando da campanha Saúde pela Educação, em parceria com o Hemocentro da Paraíba. A ação visa conscientizar a população para a importância da doação de sangues. A instituição de saúde, os estoques estão reduzidos, principalmente os tipos –A, -AB e +AB.

Para doar, é preciso comparecer ao Hemocentro da sua cidade, portanto documento oficial com foto. O interessado deve atender os seguintes requisitos: ter entre 16 e 69 anos (pessoas com 16 ou 17 anos precisam estar acompanhadas de um responsável legal), ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior, estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 2 horas que antecedem a doação) e pesar no mínimo 50kg.

Já quem fez tatuagem, micropigmentação ou colocou piercing pode doar após 12 meses de realização do procedimento, no caso de endoscopia é preciso aguardar 6 meses para doar.

Por sua vez, os candidatos à doação que tiveram Covid-19, após 30 dias e estando totalmente curados e sem sintomas da doença podem doar. A vacina contra a Covid-19 , Astrazeneca impede a doação por 7 dias e a Cononavac por 48h.

Um lembrete importante diz respeito aos moradores da cidade de Conde que ainda estão impedidos temporariamente de doar; quem apenas visitou a região pode doar 30 dias após passagem pela região.

O Projeto Educação pela Saúde conta com a participação de 14 instituições de nível superior da região da Paraíba. A ação teve início como um projeto de extensão da UFPB, e foi lançada no mês de maio, em alusão ao dia mundial do Doador de Sangue (14).

A reitora do UNIESP, professora Erika Marques, enfatizou o papel social da instituição em causas como esta. “O UNIESP apoia e participa ativamente da campanha Saúde pela Educação. Entendemos que temos responsabilidade sobre essa causa. Sabemos que o estoques de sangue estão baixos e que junho é um mês crítico para os bancos de sangue. Nós como uma instituição de ensino temos a obrigação de participar e fomentar a participação de nossos colaboradores, professores e alunos. O UNIESP está focado nesta campanha e muito otimista de que tudo sairá da melhor forma e contribuiremos para o aumento da oferta de sangue nos bancos”, ressaltou.




MAIS NOTÍCIAS



Pocket Design é realizado nos dias 24 e 25 de maio
19 Mai
Pocket Design é realizado nos dias 24 e 25 de maio

O tema este ano é “Interiores e Afetividade”. O evento é aberto a todo público e gratuito

Alunos de Engenharia Civil participam de Cerimônia do Capacete
16 Mai
Alunos de Engenharia Civil participam de Cerimônia do Capacete

O evento, que acontece no auditório Master da instituição, ressalta a importância dos equipamentos de proteção no exercício da proteção

Atletas UNIESP conquista duas medalhas de bronze no JUBS Praia
11 Mai
Atletas UNIESP conquista duas medalhas de bronze no JUBS Praia

O evento nacional aconteceu entre os dias 28 de abril e 04 de maio, na cidade de Canoa Quebrada-CE.



4º Movimento Antimanicomial UNIESP acontece dia 10 de maio
06 Mai
4º Movimento Antimanicomial UNIESP acontece dia 10 de maio

Será um dia de atividades acadêmicas, sociais e culturais gratuitas, abertas ao público e apresentadas no auditório executivo e no bloco F

Semana da Enfermagem acontece entre 18 e 20 de maio
06 Mai
Semana da Enfermagem acontece entre 18 e 20 de maio

A programação contará com palestras, honras ao mérito para os melhores alunos do curso e pela V Mostra Científica de Enfermagem

Medicina Veterinária realiza vacinação antirrábica gratuita nesta segunda (09)
03 Mai
Medicina Veterinária realiza vacinação antirrábica gratuita nesta segunda (09)

campanha será oferecida para cachorros e gatos de toda comunidade, entre as 14h e as 18h