UNIESP recebe profissionais referências em Doenças Raras no Brasil

  • Wed, 12/Mar/2025

O UNIESP Centro Universitário recebe no próximo sábado (15), às 9h, duas profissionais referências na área das Doenças Raras no país. Na ocasião, elas participarão da aula magna da terceira turma da especialização em Doenças Raras da instituição, primeira e única do Brasil.

Intitulada “O movimento positivo das doenças raras como luz de libertação e união da saúde plena”, a primeira aula será ministrada pela neurocirurgiã e especialista em Doenças Raras, Dra Ana Moura

A segunda aula terá como tema “Doenças Raras: conquistas e desafios” e será ministrada por Lauda Santos, vice-presidente e co-fundadora da Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras (FEBRARARAS).

Dra Ana Moura - Formada em Medicina pela Escola Estadual Baiana de Medicina e Saúde Pública, Dra. Ana Moura se especializou em Neurocirurgia de alto padrão nos Estados Unidos e na França. Também especialista em Doenças Raras, ela foi a responsável pela inédita neurocirurgia em um paciente portador da Síndrome de Hallervorden-Spatz no país.

A condição rara, que atinge de 1 a 3 indivíduos a cada milhão de nascidos, causa neurodegeneração progressiva (demência), contrações musculares incontroláveis (distonia), movimentos involuntários e outros sintomas. 

Lauda Santos - O primeiro contato de Lauda Santos com as doenças raras aconteceu em 1992, quando sua filha Laís, de apenas 3 anos, foi diagnosticada com Artrite Reumatóide Juvenil. Desde então, ela vem lutando pelos direitos dos portadores de Doenças Raras e pelo acolhimento dos pacientes e das famílias. Ela é vice-presidente e co-fundadora da Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras (FEBRARARAS), idealizadora e fundadora do Espaço Mundo Raro e presidente da Associação Maria Vitoria de Doenças Raras (AMAVI Raras).


Evento: Aula Magna da Especialização em Doenças Raras

Palestrantes: Dra. Ana Moura, neurocirurgiã e especialista em Doenças Raras e Lauda Santos, vice-presidente e co-fundadora da Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras (FEBRARARAS).

Data e hora: Sábado, 15 de março, às 9h.

Local: Auditório Executivo do UNIESP




MAIS NOTÍCIAS



UNIESP recebe I Conferência Paraibana de Ouvidorias Municipais e da Rede Estadual
12 Jun
UNIESP recebe I Conferência Paraibana de Ouvidorias Municipais e da Rede Estadual

Evento realizado pelo Governo do Estado da Paraíba e Ouvidoria Geral do Estado contou com o apoio do UNIESP

Professores do curso de Arquitetura e Urbanismo participam de capacitação em Areia
11 Jun
Professores do curso de Arquitetura e Urbanismo participam de capacitação em Areia

Visita à cidade histórica contou com a parceria do IPHAN-PB e do SESC-PB

Equipe de natação do UNIESP conquista ótimos resultados na fase estadual dos JUBs 2025
09 Jun
Equipe de natação do UNIESP conquista ótimos resultados na fase estadual dos JUBs 2025

Grupo reúne estudantes dos cursos de Educação Física e Administração



UNIESP recebe a visita da vice-prefeita de Cabedelo
05 Jun
UNIESP recebe a visita da vice-prefeita de Cabedelo

Camila Holanda se reuniu com a reitora Érika Marques para debater o desenvolvimento de novas parcerias

UNIESP sedia 21º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2025
03 Jun
UNIESP sedia 21º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2025

Evento é organizado pela Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional

Reitora do UNIESP participa do XVII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP)
30 May
Reitora do UNIESP participa do XVII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP)

Evento debateu o futuro da educação superior com foco em inovação e inclusão social