UNIESP recebe profissionais referências em Doenças Raras no Brasil

  • Wed, 12/Mar/2025

O UNIESP Centro Universitário recebe no próximo sábado (15), às 9h, duas profissionais referências na área das Doenças Raras no país. Na ocasião, elas participarão da aula magna da terceira turma da especialização em Doenças Raras da instituição, primeira e única do Brasil.

Intitulada “O movimento positivo das doenças raras como luz de libertação e união da saúde plena”, a primeira aula será ministrada pela neurocirurgiã e especialista em Doenças Raras, Dra Ana Moura

A segunda aula terá como tema “Doenças Raras: conquistas e desafios” e será ministrada por Lauda Santos, vice-presidente e co-fundadora da Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras (FEBRARARAS).

Dra Ana Moura - Formada em Medicina pela Escola Estadual Baiana de Medicina e Saúde Pública, Dra. Ana Moura se especializou em Neurocirurgia de alto padrão nos Estados Unidos e na França. Também especialista em Doenças Raras, ela foi a responsável pela inédita neurocirurgia em um paciente portador da Síndrome de Hallervorden-Spatz no país.

A condição rara, que atinge de 1 a 3 indivíduos a cada milhão de nascidos, causa neurodegeneração progressiva (demência), contrações musculares incontroláveis (distonia), movimentos involuntários e outros sintomas. 

Lauda Santos - O primeiro contato de Lauda Santos com as doenças raras aconteceu em 1992, quando sua filha Laís, de apenas 3 anos, foi diagnosticada com Artrite Reumatóide Juvenil. Desde então, ela vem lutando pelos direitos dos portadores de Doenças Raras e pelo acolhimento dos pacientes e das famílias. Ela é vice-presidente e co-fundadora da Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras (FEBRARARAS), idealizadora e fundadora do Espaço Mundo Raro e presidente da Associação Maria Vitoria de Doenças Raras (AMAVI Raras).


Evento: Aula Magna da Especialização em Doenças Raras

Palestrantes: Dra. Ana Moura, neurocirurgiã e especialista em Doenças Raras e Lauda Santos, vice-presidente e co-fundadora da Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras (FEBRARARAS).

Data e hora: Sábado, 15 de março, às 9h.

Local: Auditório Executivo do UNIESP




MAIS NOTÍCIAS



Campanha Natal Sem Fome 2025: UNIESP é ponto de arrecadação de doações
03 Dec
Campanha Natal Sem Fome 2025: UNIESP é ponto de arrecadação de doações

Campanha acontece há mais de 30 anos em todo o país

Concurso de Bolsas acontece no próximo sábado (06)
01 Dec
Concurso de Bolsas acontece no próximo sábado (06)

Candidatos podem ser contemplados com bolsas de até 100% através da Prova Destaque



UNIESP promove ação de empregabilidade em parceria com escola estadual
01 Dec
UNIESP promove ação de empregabilidade em parceria com escola estadual

Iniciativa contemplou estudantes do Ensino Médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos)

Projeto UNITALENTOS do UNIESP promove ação de empregabilidade em parceria com o IFPB Cabedelo
27 Nov
Projeto UNITALENTOS do UNIESP promove ação de empregabilidade em parceria com o IFPB Cabedelo

Ação realizou consultorias com simulação de entrevistas de emprego e elaboração de currículos

Red Friday: UNIESP lança condições especiais para graduação
27 Nov
Red Friday: UNIESP lança condições especiais para graduação

Ofertas estão vigentes até o dia 1º de dezembro