UNIESP recebe selo de responsabilidade social da ABMES
O UNIESP recebeu o selo de Instituição Socialmente Responsável da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A comenda foi concedida por conta d o convênio entre a instituição e a Aldeia Indígena dos Povos Tabajaras, que resultou na formação de seis moradores do povoado.
A condecoração premia universidades que demonstram compromisso com a sociedade, fazendo diferença na comunidade a qual está inserida. O UNIESP tem diversos projetos e ações neste sentido, apoiando causas importantes na Paraíba, com medidas permanentes e campanhas temporárias.
O convênio que resultou no selo possibilitou a formação superior de seis estudantes indígenas do município do Conde, na Paraíba, através da concessão de bolsas integrais de estudo. O projeto foi uma articulação dos professores Lusival Barcellos e Emanuel Falcão da UFPB com o coordenador de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social do UNIESP, Cícero Lacerda, e a reitora da instituição, Erika Marques.
Os seis graduados se formaram em cursos da área de saúde, podendo atuar na melhora da qualidade da população da aldeia. Eles concluíram no semestre 2023.1.
A professora Erika Marques recebeu com alegria a notícia da condecoração, enfatizando que a responsabilidade social é uma das diretrizes do UNIESP. “Este é o reconhecimento de um trabalho bem feito, preocupado em impactar de forma positiva a sociedade. Acreditamos que a educação é a chave para um futuro melhor e é muito gratificante saber que o ensino de qualidade que nós oferecemos contribui para a comunidade”, declarou.
Outras ações de responsabilidade social
A concessão de bolsas é apenas uma das ações de responsabilidade social do UNIESP. No mês de maio de 2024, o UNIESP fez campanha de doação e foi ponto de entrega de donativos para as vítimas do Rio Grande do Sul, atingidas pelas fortes chuvas.
Entre os projetos estão o “Patas que Abraçam”, que realiza terapia através de visita de animais a idosos; o Turmalinas Tech, que promove treinamentos sobre programação a mulheres de forma gratuita; os atendimentos em saúde na Clínica de Saúde Integrada e na Clínica Escola de Medicina Veterinária, entre outras.
MAIS NOTÍCIAS
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) será o 1º em um hospital oncológico no Brasil
Simpósio Integrado de Medicina Veterinária do UNIESP aborda teoria e prática através de palestras e minicursos com profissionais renomados
Projeto baseado na neuroarquitetura tem o objetivo de melhorar o conforto e a recuperação dos pacientes
Professor do UNIESP orienta pais e responsáveis sobre os perigos da exposição nas redes sociais
Curso possui abordagem multidisciplinar, prática e centrada na inovação