UNIESP sedia 21º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2025
Entre os dias 03 e 06 de junho, o UNIESP Centro Universitário será palco do evento mais importante da área da Bioinformática no país: o 21° Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2025.
O congresso anual é uma ocasião em que pesquisadores, cientistas, estudantes e profissionais da bioinformática e de outras áreas relacionadas compartilham conhecimentos, experiências e pesquisas, além de debaterem os avanços científicos e tecnológicos na biologia computacional.
A programação do evento contém palestras com especialistas nacionais e internacionais, apresentações de artigos científicos, workshops e minicursos especializados. O X-Meeting reunirá um número estimado de 470 participantes de todo o Brasil e América Latina, o que o consolida como um congresso tradicional e fundamental para o desenvolvimento de abordagens computacionais na pesquisa biológica, não apenas no nosso país mas também no mundo.
No dia 02 de junho, véspera da abertura oficial, foram realizadas atividades pré-evento como treinamento para o uso de ferramentas computacionais para ensino, cursos voltados para formação profissional e a final da Liga Brasileira de Bioinformática, competição a nível nacional que reúne estudantes e profissionais da área de Bioinformática e Biologia Computacional.
Bioinformática - A Bioinformática é um campo de estudo interdisciplinar que armazena, organiza e analisa dados biológicos complexos utilizando ferramentas computacionais. Ela combina conhecimentos de ramos como ciência da computação, matemática aplicada, inteligência artificial, química e bioquímica.
Medicina molecular, biotecnologia, terapia de genes, análise forense, fontes de energia alternativa e genômica comparativa são algumas das aplicações da Bioinformática.
“A Bioinformática é uma das áreas que mais cresce nas Ciências Biológicas atualmente, com muitas possibilidades de atuação como medicina molecular, saúde humana e meio ambiente. O bioinformata é o pesquisador que usa o poder computacional para entender os dados biológicos. Nessa era que estamos, com um grande volume de dados, eles são essenciais para entender e tentar achar soluções menos custosas e mais precisas. Nós costumamos dizer que a bioinformática é a ciência biológica do futuro, mas que já está no presente atuando com muita força”, destacou Sávio Torres de Farias, doutor em Genética e membro do comitê organizador do X-Meeting 2025.
MAIS NOTÍCIAS
Além do vestibular agendado, o candidato pode ingressar com nota do ENEM, transferência ou segunda graduação
Aliada à psicologia, a música é capaz de reduzir o estresse e melhorar a socialização
Evento realizado pelo Governo do Estado da Paraíba e Ouvidoria Geral do Estado contou com o apoio do UNIESP
Visita à cidade histórica contou com a parceria do IPHAN-PB e do SESC-PB
Grupo reúne estudantes dos cursos de Educação Física e Administração
Camila Holanda se reuniu com a reitora Érika Marques para debater o desenvolvimento de novas parcerias