Sobre o curso

  • Graduação - Bacharelado - Presencial
  • 5 anos

CENTRO UNIVERSITÁRIO MÁXIMO NO MEC ⭐⭐⭐⭐⭐
CURSO NOTA MÁXIMA NO MEC                      
⭐⭐⭐⭐⭐

 

O curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIESP recebeu nota máxima na avaliação do MEC. As cidades são o campo de trabalho desse agente transformador, seja criando novos projetos ou reformando um já existente, o aluno vai aprender também o quanto ele pode melhorar a qualidade de vida da sociedade criando espaços funcionais de convívio nas diversas dimensões e escalas do edifício à cidade.

ATO REGULATÓRIO

Autorização
Portaria MEC 210 (27/03/2014) - DOU 28/03/2014

Reconhecimento
PORTARIA MEC 246 (06/04/2018) - DOU 09/04/2018

Mercado de Trabalho

O arquiteto e urbanista tem como funções primordiais pensar, planejar, projetar e executar espaços que abrangem o edifício, a cidade, a paisagem, o patrimônio e os espaços naturais que devem ser protegidos. Desta forma, o campo de trabalho deste profissional é bastante vasto, podendo sua atuação ocorrer em escritórios de arquitetura e urbanismo, de paisagismo, de projetos de conforto ambiental, perpassando pelos de cenografia, de expografia, entre outros. Pode atuar também em empresas, tais como construtoras e lojas de móveis planejados, de revestimento e de iluminação. Além disso, é um profissional imprescindível em órgãos institucionais tanto na esfera municipal, como estadual e federal, colaborando nos setores de infraestrutura, meio ambiente, mobilidade urbana, patrimônio e cultura e de habitação. Sua atuação também se estende ao ensino e a pesquisa científica, possibilidades estimuladas durante todo o curso pelos professores, através do incentivo à participação em projetos de pesquisa e extensão e de monitoria.
É uma profissão bastante próspera, sobretudo na atualidade, tendo em vista o crescimento das populações e das cidades, e as consequentes adaptações que os espaços arquitetônicos e urbanos necessitam para que se garanta uma melhor qualidade de vida para a sociedade. Neste sentido, o nosso aluno é capacitado e habilitado através da interdisciplinaridade entre prática e teoria, destacando áreas do conhecimento que versam sobre projeto de edifícios, projeto urbanístico, planejamento urbano, assistência técnica, arquitetura paisagística, patrimônio histórico e restauro, arquitetura de interiores, tecnologia das construções, conforto ambiental, entre outros.

Veja porque o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIESP é o melhor!

ESTRUTURA

  • Modernos equipamentos como o HELIODON, simulador de incidência solar, você não vai precisar criar carta solar a mão como em outros cursos e também o TÚNEL DE VENTO equipamento que simula a ventilação natural para os alunos utilizarem em seus projetos.
  • Laboratório de Conforto Ambiental - Laboratório com instrumental dedicado para criação ambientes pensando em seu conforto.
  • Laboratório de Maquetes - Laboratório com diversos equipamentos específicos para criação de maquetes
  • Espaço Arquitetura - Local específico com pé direito duplo, onde ocorre atividades de exposição dos trabalhos feitos em sala.
  • Ateliês de Projetos, pesquisa e Orientação - Local onde o aluno conta com diversos tipos de materiais didáticos e físicos para orienta-lo e auxiliar em seus projetos.
  • Coordenação e professores formados em sua grande maioria por profissionais atuantes na área, bem como de áreas afins, estruturando uma equipe multidisciplinar necessária ao amplo mercado da Arquitetura e do Urbanismo.  
  • Curso com disciplinas ATUALIZADAS de acordo com o mercado atual e com as reais demandas da sociedade local.
  • Pós-graduação integrada. Você pode realizar uma pós que complementa a grade curricular da sua graduação.
  • Centro de Tecnologia UNIESP - Um bloco inteiro com máquinas de alto desempenho, onde os alunos usam os mais recentes softwares do mercado, colocando em prática as atividades do seu curso.
  • Central de Informação - Conteúdo on-line pago, que o UNIESP disponibiliza gratuitamente a seus alunos com acervo atualizado e assinatura de periódicos da área.
  • Sala de Multimeios.
  • Biblioteca referência no estado da Paraíba composta por aproximadamente 50.000 exemplares de livros, além de TCC's, periódicos e bases de dados, muito procurada também pela comunidade externa e central de Informação com acervo atualizado.
  • Amplo estacionamento gratuito.

 

PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

  • LAMPA - Ateliê onde os alunos produzem mobiliários e peças artísticas.
  • LATHIS - Laboratório de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, onde se estimula a compreensão do papel social do arquiteto e urbanista, por meio da produção científica e vivência em campo.
  • LACERGO – Laboratório pioneiro de pesquisa em acessibilidade e ergonomia.
  • SAAU – Evento de importância regional, que ocorre anualmente, trazendo grandes nomes da área para o campus.

 

APOIO E SERVIÇOS PARA OS ALUNOS

  • Núcleo de carreiras - Encaminhamento constantemente de alunos para empresas ou para estágios ou para empregos. Temos parceria com milhares de empresas, tudo para ajudar o aluno a desenvolver ainda mais sua vida profissional e acadêmica.
  • NUPS - Oferecemos dentro da instituição acompanhamento psicológico, pedagógico e psicopedagógico durante todo o seu curso caso você precise.
  • Aconselhamento vocacional: O UNIESP Centro Universitário disponibiliza aos alunos profissionais capacitados para orientar o aluno em decisões importantes na sua jornada acadêmica.
  • Internacionalização: A instituição oferece a seus alunos a possibilidade de realizar intercâmbios, é sua oportunidade de trocar conhecimento e conhecer outros países.
  • Clínica Escola: A clínica Escola do UNIESP oferece atendimento gratuito a seus alunos nas mais diversas áreas de saúde como, odontologia, fisioterapia, enfermagem, atendimento psicológico e outros.
  • Coordenação de fácil acesso: Aqui no UNIESP você tem acesso ao seu coordenador de uma forma simples e sem burocracia, você não precisa marcar horário nem de outros processos para conversar com o coordenador do seu curso como em outras instituições, acreditamos que o ensino não deve ter barreiras.

 

PARCERIAS

  • Parceria com a CASACOR, nossos alunos participam criando e produzindo ambientes reais para serem expostos no evento e também monitoram os ambientes do evento.
  • O UNIESP tem parceria com entidades da classe como CRA-PB, e também com grandes empresas públicas e privadas.
  • Visitas técnicas nas principais empresas e órgãos públicos da região.

 

ENCAMINHAMENTO PROFISSIONAL

  • ESCRITÓRIO DE PRÁTICAS EM ARQUITETURA E URBANISMO (Container integrado de projetos) - Os alunos que porventura não conseguem estagiar de imediato, adquirem experiência junto ao escritório modelo, um espaço na campus orientado pelos professores para a criação de projetos reais.


MATRIZ CURRICULAR
P DISCIPLINA CH
1 Geometria Descritiva 60
1 Estética e História da Arte 60
1 Ateliê I 60
1 Desenho de Arquitetura I 60
1 Português (EAD) 60
2 Introdução ao Projeto 60
2 Teoria da Arquitetura e Urbanismo I 60
2 Ateliê II 60
2 Desenho de Arquitetura II 60
2 Introdução ao Estudo das Cidades 60
3 Projetos I 60
3 Teoria da Arquitetura e Urbanismo II 60
3 Sistemas Estruturais I 60
3 Conforto Ambiental I 60
3 Metodologia Científica (EAD) 60
3 Seminário Integrador I 120
4 Projetos II 60
4 Teoria da Arquitetura e Urbanismo III 60
4 Sistemas Estruturais II 60
4 Conforto Ambiental II 60
4 Computação Gráfica I 60
4 Seminário Integrador II 120
5 Projetos III 60
5 Teoria da Arquitetura e Urbanismo IV 60
5 Sistemas Estruturais III 60
5 Topografia e Geoprocessamento 60
5 Computação Gráfica II 60
5 Seminário Integrador III 120
6 Projetos IV 60
6 Arte, Arquitetura e cidades no Brasil 60
6 Tecnologia e Arquitetura I 60
6 Cidades I 60
6 Paisagem I 60
6 Estágio Supervisionado I 120
7 Projetos V 60
7 Técnicas Retrospectivas I 60
7 Tecnologia e Arquitetura II 60
7 Cidades II 60
7 Paisagem II 60
7 Estágio Supervisionado II 100
8 Projetos VI 60
8 Técnicas Retrospectivas II 60
8 Tecnologia e Arquitetura III 60
8 Cidades III 60
8 Detalhamento de Elementos Construtivos 60
8 Estágio Supervisionado III 100
9 TCC I 60
9 Arquitetura de interiores 60
9 Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania 60
9 Responsabilidade Social e Meio Ambiente 60
9 Ética e Legislação Profissional 60
9 Língua Brasileira de Sinais - Libras (Optativa) 60
10 TCC II 300
- Atividades Complementares 100