Diferenciais do curso de Publicidade e Propaganda do IESP

FACULDADE CONCEITO 5 NO MEC ⭐⭐⭐⭐⭐

PREMIAÇÕES

  • Pioneiro na Paraíba, com 20 anos de história, o curso é reconhecido pelos agentes do mercado, como o de maior credibilidade e o que mais formou profissionais na Paraíba, inclusive que atuam a nível nacional e mundial.
  • Avaliado com 04 estrelas pelo Guia do Estudante, publicação nacional da Editora Abril.

PARCERIAS

  • CGU-PB (Controladoria Geral da União da Paraíba) - Através da produção de campanha para o “Concurso de Desenho e Redação”, criando a divulgação do concurso que tem veiculação nacional, e da divulgação do concurso "Um minuto contra corrupção" vinculado ao FESTARUANDA.
  • TCE-PB (Tribunal de Contas do Estado da Paraíba) – Nesta parceria, os alunos atuam desenvolvendo campanha do projeto de sustentabilidade do órgão, o “Todos por um”.
  • FOCCO-PB (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção) - Composto por diversos órgãos, como Ministério Público (MP), CGU, TCE e outros, a parceria resulta na produção de campanhas de conscientização contra corrupção.
  • PRODAAC - Os alunos ajudam a desenvolver e monitorar projetos dentro da faculdade.

ESTRUTURA

  • Equipe de professores de alto nível, aliando titulação acadêmica e experiência no mercado publicitário, de comunicação, marketing e eventos (local e nacional).
  • Estúdio de TV e fotografia – O estúdio conta com modernos equipamentos, pelos quais os alunos podem colocar em prática as técnicas de fotografia e produção de vídeo, auxiliados por profissionais com mais de 15 anos de experiência.
  • Ilha de edição de vídeo - Laboratório com equipamentos e softwares para edição de vídeos.
  • Laboratório de áudio - Laboratório com equipamentos e softwares para edição de material de áudio.
  • Semana da publicidade - uma semana com diversas atividades com temas atuais do universo de marketing, comunicação e publicidade.
  • Amplo estacionamento gratuito.
  • Biblioteca referência no estado da Paraíba composta por aproximadamente 50.000 exemplares de livros, TCC's, periódicos e bases de dados, além do acervo virtual da Minha Biblioteca. Muito procurada, também, pela comunidade externa e central de Informação com acervo atualizado.
  • CENTRO DE TECNOLOGIA IESP - um bloco inteiro com máquinas de alto desempenho onde os alunos usam os mais recentes softwares do mercado, colocando em prática as atividades dos cursos.
  • Curso com disciplinas ATUALIZADAS de acordo com a realidade do mercado.

 ENCAMINHAMENTO PROFISSIONAL

  • Agencia júnior - A Agência Júnior NOVOS CRIATIVOS, do curso de Publicidade e Propaganda do IESP, possui parcerias com diversos Órgãos Governamentais e ONGs. Nela, os alunos desenvolvem campanhas reais e os melhores trabalhos são premiados com o CHAPÉU DE OURO: a única atual premiação do mercado publicitário da Paraíba. Dentro da agencia júnior temos o Laboratório de Mídias Digitais (LABMIDI), onde os alunos vivenciam na prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso planejando, criando, produzindo, gerenciando e analisando conteúdos voltados para as plataformas digitais, como o projeto PUBLICINOVA, dentro do evento institucional INOVA IESP, em que os alunos participantes trabalham sob a tutoria do Núcleo de Comunicação e Marketing (NUCOM) da instituição.
  • NUPS – Acompanhamento psicológico, pedagógico e psicopedagógico durante todo o seu curso.
  • Núcleo de carreiras - Encaminhamento constante dos alunos para estágios e empregos devido ao contato com empresários e empresas da região.
  • Aconselhamento Vocacional.

 PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

  • Possui grupos de pesquisa como o OPENLAB, que une artes e ciências na mesma atividade em projetos da área, e o Publicidade e Sociedade, que estuda os efeitos sociais da publicidade no século XXI.
  • A Agência Júnior Novos Criativos possui um Laboratório de Mídias Digitais (LABMIDI). Nele, os alunos desenvolvem, planejam e gerenciam as redes sociais do curso de publicidade e colaboram com o Núcleo de Comunicação e Marketing da Instituição.

 CONFIRA O PORTFÓLIO DO CURSO AQUI.

Sobre o curso

  • Graduação - Bacharelado
  • Manhã e Noite
  • 4 anos

O Bacharel em Publicidade e Propaganda atua de forma a melhor apresentar um produto, serviço, instituição ou pessoa, para o seu público-alvo; planejando, criando e divulgando campanhas e ações de comunicação dos mais variados tipos e composições. Sua formação profissional permite ao publicitário trabalhar em agências de publicidade, com um conhecimento específico que também pode ser útil em veículos de comunicação, produtoras de conteúdo, como vídeo e áudio, gráficas fotografia, departamentos de marketing de empresas, além de poder desenvolver atividades como autônomo. Com o crescimento das empresas do comércio, indústria e serviços movimentando a economia, a área de Publicidade e Propaganda torna-se vital como último elo entre aquilo que se produz e aqueles que compram; o que faz desta, portanto, uma ótima opção para graduação.

ATO REGULATÓRIO

Autorização
Portaria MEC 849 (05/08/1998) - DOU - 06/08/1998

Reconhecimento
Portaria MEC 1877 (27/06/2002) - DOU – 28/06/2002

Renovação de Reconhecimento
Portaria MEC 1219 (10/08/2009) - DOU – 12/11/2009

Renovação de Reconhecimento
PORTARIA MEC- 705, (18/12/ 2013) -DOU – 19/12/2013

Renovação de Reconhecimento
PORTARIA MEC 270 (3/04/ 2017) - DOU 04/04/2017

Mercado de Trabalho

No segmento de agências de publicidade e propaganda, a Paraíba possui vasto mercado, com empresas bem estruturadas para oferecer serviços na área. Além disso, todas as grandes redes de comunicação estão presentes nesse mercado, atuando em áreas como TV aberta, TV por assinatura, Jornal, Rádio, Internet, etc. Em complemento, as gráficas e produtoras paraibanas também alcançaram um alto nível de especialização. Nota-se, portanto, que no mercado publicitário local, não faltam oportunidades de emprego, para as quais a qualificação ampla do Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda é um diferencial de extrema competitividade.

GRADE CURRICULAR
P DISCIPLINA CH
1 FOTOGRAFIA I 60
1 HISTÓRIA DA PROPAGANDA E DA PUBLICIDADE 60
1 MARKETING I 60
1 PORTUGUÊS INSTRUMENTAL (EAD) 60
1 TEORIA DA COMUNICAÇÃO 60
2 CIBERPUBLICIDADE 60
2 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO 60
2 FUNDAMENTOS SÓCIOANTROPOLÓGICOS 60
2 COMUNICAÇÃO EM PLATAFORMAS DIGITAIS 60
2 PRODUÇÃO DE ÁUDIO EM PUBLICIDADE 60
2 ATIVIDADES COMPLEMENTARES I 50
3 ATENDIMENTO EM PUBLICIDADE 60
3 MARKETING II 60
3 PROCESSO CRIATIVO 60
3 PSICOLOGIA SOCIAL E DA COMUNICAÇÃO 60
3 TEORIA E MÉTODOS DE PESQUISA (EAD) 60
3 ATIVIDADES COMPLEMENTARES II 50
4 GESTÃO EM COMUNICAÇÃO 60
4 FILOSOFIA GERAL E DA COMUNICAÇÃO 60
4 FOTOGRAFIA II 60
4 PLANEJAMENTO DE CAMPANHA 60
4 REDAÇÃO PUBLICITÁRIA I 60
4 ATIVIDADES COMPLEMENTARES III 50
5 DESIGN GRÁFICO I 60
5 ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM PUBLICIDADE 60
5 MÍDIA I 60
5 PESQUISA DE MERCADO 60
5 REDAÇÃO PUBLICITÁRIA II 60
5 ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV 50
6 DESIGN GRÁFICO II 60
6 MÍDIA II 60
6 PRODUÇÃO DE VÍDEO EM PUBLICIDADE I 60
6 REALIDADE SÓCIOECONÔMICA E POLÍTICA BRASILEIRA 60
6 TÓPICOS AVANÇADOS EM PUBLICIDADE I 60
6 ATIVIDADES COMPLEMENTARES V 50
7 ELABORAÇÃO DE TRABALHO FINAL 60
7 MARKETING POLÍTICO 60
7 PRODUÇÃO DE VÍDEO EM PUBLICIDADE II 60
7 PRODUÇÃO GRÁFICA 60
7 TÓPICOS AVANÇADOS EM PUBLICIDADE II 60
7 ATIVIDADES COMPLEMENTARES VI 50
8 APRESENTAÇÃO TCC 60
8 LABORATÓRIO DE PUBLICIDADE DIGITAL 60
8 LABORATÓRIO DE PUBLICIDADE ELETRÔNICA 60
8 LABORATÓRIO DE PUBLICIDADE IMPRESSA 60
8 PESQUISA TCC 60