Diferenciais do curso de Engenharia Civil do IESP

FACULDADE CONCEITO 5 NO MEC ⭐⭐⭐⭐⭐

PROJETOS

  • EDIFIC - Nesta Empresa Júnior os alunos atendem a empresas reais do mercado Paraibano, auxiliando nos mais diversos projetos da área de engenharia.
  • Novos Engenheiros - É um projeto prático que visa tornar os novos engenheiros consciente do seu papel dentro da sociedade. Nele, os alunos prestam auxílio à comunidade local em atividades do dia a dia em que a engenharia está presente, fornecendo conhecimentos básicos da área. Todos os eventos do curso buscam arrecadar doações para serem distribuídas nas comunidades. O projeto também preza pelo lado da sustentabilidade, como o aproveitamento de água; energia elétrica e solar; e incentiva pesquisas inéditas como a que já acontece na faculdade, como óleo combustível para motores feito de oitizeiro.
  • Aulas de campo - Visita a obras e acidentes geográficos dentro da cidade, verificando causas desses problemas e apontado sua resolução.
  • Semana de Engenharia - Semana de atividades onde a faculdade recebe palestras, workshops, e representantes das maiores empresas de engenharia, afim de compartilhar  conhecimento e experiências com os alunos.
  • Campeonatos de Engenharia (concreto, pontes e topografia) - Durante a semana de engenharia o aluno tem a possibilidade de iniciar o treinamento para a competição nacional. Além disso, coloca todo conhecimento adquirido na sala de aula em prática.

 

ESTRUTURA

  • Unidade de Ensino Prático em Engenharia (UEPE) - Complexo, dentro da faculdade, formado por laboratórios de desenho, física, eletricidade, química, geologia, topografia, hidrologia, hidráulica, materiais de construção, mecânica dos solos e concreto.
  • CENTRO DE TECNOLOGIA IESP - Um bloco inteiro com máquinas de alto desempenho onde os alunos usam os mais recentes softwares do mercado, colocando em prática as atividades dos cursos.
  • Núcleo de Iniciação Cientifica - Grupo de professores que presta apoio ao aluno que deseja desenvolver projetos científicos. Além de contar com os professores, ele pode também contar com toda a estrutura de laboratórios da faculdade.
  • Projetos Integradores - O aluno cria projetos com auxílio dos professores dentro da faculdade que pode ser aplicado no mercado real.
  • Biblioteca referência no estado da Paraíba, muito procurada também pela comunidade externa e central de Informação com acervo atualizado e assinatura de periódicos da área.
  • Salas multimídia.
  • Amplo estacionamento gratuito.

 

ENCAMINHAMENTO PROFISSIONAL

  • NUPS – Acompanhamento psicológico, pedagógico e psicopedagógico durante toda Graduação.
  • Núcleo de Carreiras - Encaminhamento dos alunos para estágios e empregos devido ao contato com empresários e empresas da região.

 

PARCERIAS

  • Convênio com o IPHAEP  - Os alunos são responsáveis pela perícia estrutural nos imóveis antigos da cidade de João Pessoa.
  • Visitas Técnicas - Os alunos visitam as principais empresas da região, afim de visualizar na prática o que vem em sala de aula.

Sobre o curso

  • Graduação - Bacharelado
  • Manhã e Noite
  • 5 anos

O Bacharel em Engenharia Civil é um profissional Engenheiro de grau superior, preocupado com a aplicação do conhecimento científico da matemática, física, química, biologia, administração, antropologia, com criatividade de solucionar problemas técnicos no ramo de construção de casas, prédios, estradas, portos, barragens, pontes, plataformas, túneis, viadutos entre outros. É um profissional que projeta, analisa, gerencia, executa, fiscaliza e acompanha todas as etapas de uma obra. 

ATO REGULATÓRIO

Autorização
Portaria MEC 721 - (27/11/2014) - DOU 28/11/2014

Mercado de Trabalho

A engenharia civil é uma carreira com intensa procura pelo mercado, devido à variedade de polos de trabalho, tanto nas organizações governamentais como naquelas não governamentais. Assim, as lacunas por engenheiros em nosso país demandam a necessidade, sempre urgente, por trabalhadores para o setor, fazendo da Engenharia Civil uma profissão não apenas requisitada, mas extremamente essencial.

GRADE CURRICULAR
P DISCIPLINA CH
1 Geometria Analítica e Álgebra Vetorial 60
1 Cálculo Integral e Diferencial I 60
1 Fundamentos de Engenharia 60
1 Química Geral e Experimental 60
1 Português Instrumental (EAD) 60
2 Fundamentos de Administração 60
2 Cálculo Integral e Diferencial II 60
2 Álgebra Linear 60
2 Física Geral e Experimental 60
2 Desenho e Perspectiva 60
3 Metodologia Científica (EAD) 60
3 Ciência e Tecnologia dos Materiais 60
3 Equações Diferenciais 60
3 Eletricidade e Magnetismo 60
3 Desenho por Computador 60
4 Cálculo Numérico 60
4 Ótica e Movimentos Ondulatórios 60
4 Probabilidade e Estatística 60
4 Mecânica dos Fluídos 60
4 Mecânica Básica 60
5 Transferência de Calor 60
5 Topografia e Altimetria 60
5 Mecânica dos Sólidos 60
5 Hidráulica Aplicada 60
5 Fundamentos de Termodinâmica 60
5 Fundamentos de Geologia 60
6 Saneamento Básico 60
6 Hidrologia e Drenagem 60
6 Fundamentos de Engenharia Ambiental 60
6 Resistência dos Materiais 60
6 Desenho Arquitetônico 60
6 Projeto Integrador I 120
7 Mecânica dos Solos 60
7 Concreto Armado 60
7 Materiais de Construção 60
7 Estradas 60
7 Teoria das Estruturas 60
7 Projeto Integrador II 120
8 Estruturas em Concreto Armado 60
8 Instalações Elétricas 60
8 Patologia dos Edifícios 60
8 Materiais de Construção para Argamassa e Concreto 60
8 Segurança e Higiene no Trabalho 60
8 Estágio Supervisionado I 100
9 Pontes 60
9 Construções em Aço e Madeira 60
9 Instalações Hidráulicas e Sanitárias 60
9 Fundações 60
9 Construção de Edifício 60
9 Estágio Supervisionado II 100
10 Psicologia do Trabalho 60
10 Fundamentos de BIM para Engenharia 60
10 Administração e Planejamento de Obras 60
10 Barragens 60
10 Eletiva 60
10 Trabalho de Conclusão de Curso 60
10 Projeto Integrador III 120
- Atividades Complementares 120