Sobre o curso

  • Graduação - Bacharelado - Presencial
  • 5 anos

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIESP COM NOTA MÁXIMA NO MEC ⭐⭐⭐⭐⭐
CURSO BACHARELADO EM FISIOTERAPIA UNIESP COM NOTA MÁXIMA NO MEC 
⭐⭐⭐⭐⭐

 

A Fisioterapia é uma das ciências da saúde que estuda, previne, e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, se dedicando ao estudo, restabelecimento e manutenção da promoção à saúde. Iniciado em 2016, o curso de Fisioterapia UNIESP objetiva atuar nos três níveis de atenção à saúde, promovendo uma formação crítica, reflexiva, ética e humanística ao graduando e futuro profissional fisioterapeuta.

 

 

Autorização
Portaria MEC 1.041 (23/12/ 2015) - DOU 24/12/2015

Reconhecimento

PORTARIA MEC 427 (10/09/2019) - DOU 11/09/2019

 

PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

  • Projeto de Pesquisa e Estudos em Anatomia Humana - GPEAH (CNPQ)
  • Projeto de Pesquisa: Benefícios da Hidroterapia na terceira idade
  • Projeto de Extensão: Fisioterapia esportiva
  • Projeto de Extensão: Atendimento de liberação miofascial aos atletas corredores
  • Projeto de Extensão: Influência dos cuidados básicos, assistência e promoção da saúde com idosos abrigados em instituição de longa permanência/abrigo e melhora da qualidade de vida.
  • Liga Acadêmica de Fisioterapia em Terapia Manual UNIESP- LAFTM
  • Jornada Acadêmica de Fisioterapia UNIESP: Evento alusivo ao dia do Fisioterapeuta, que ocorre anualmente no mês de outubro, trazendo grandes nomes da área da Fisioterapia para o campus.

APOIO E SERVIÇOS PARA OS ALUNOS

  • Núcleo de carreiras - Encaminhamento constante de alunos UNIESP para empresas, direcionando os mesmos para estágios ou para empregos.
  • NUPS - Oferecemos dentro da instituição acompanhamento psicológico, pedagógico e psicopedagógico durante todo o curso, caso o aluno necessite desse acompanhamento específico.
  • Aconselhamento vocacional: O UNIESP Centro Universitário disponibiliza aos alunos profissionais capacitados para orientar o aluno em decisões importantes na sua jornada acadêmica.
  • Internacionalização: A instituição oferece a seus alunos a possibilidade de realizar intercâmbios, é sua oportunidade de trocar conhecimento e conhecer outros países.
  • Clínica Escola: A Clínica Escola Integrada de Saúde do UNIESP - CIS, oferece atendimento gratuito a seus alunos nas mais diversas áreas de saúde como: fisioterapia, enfermagem, odontologia, nutrição, atendimento psicológico entre outros.
  • Coordenação do Curso com realização de atendimento ao aluno de modo presencial por agendamento, para uma maior comodidade do aluno, e também atendimento remoto, caso seja a opção do aluno essa modalidade de atendimento.

 

 

 PARCERIAS

  • O UNIESP tem parcerias com entidades da classe como o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - CREFITO 1 PB, com a finalidade de aproximar os acadêmicos de Fisioterapia com o seu futuro Conselho de Classe.
  • Parceria com instituições públicas para realização de Estágios Fisioterapêuticos Supervisionados e Visitas Técnicas nas principais empresas e órgãos públicos da região. O UNIESP tem parceria com diversas empresas, no intuito de proporcionar ao aluno, a oportunidade de desenvolver as atividades acadêmicas com práticas supervisionadas específicas inerentes a cada curso.

 

Mercado de Trabalho

O Fisioterapeuta pode atuar em diversas áreas. Destacamos principalmente:

A Fisioterapia Clínica: os atendimentos clínicos acontecem nos ambulatórios consultórios, centros de reabilitação, hospitais e clínicas especializadas de Fisioterapia. Destacamos nas Especialidades Clínicas:  fisioterapia na saúde da mulher e do homem, na saúde da criança e do adolescente, na saúde do idoso, fisioterapia esportiva, em Dermatofuncional, em neurofuncional, em oncologia, na osteopatia, em Respiratória e Cardiovascular, em quiropraxia, em acupuntura, nas disfunções osteomioarticulares, entre outras.

 Na Saúde Coletiva: ações básicas de saúde, fisioterapia em ergonomia e na saúde do trabalhador, programas institucionais e de vigilância sanitária.

 Na Educação: em gestão na direção e coordenação de cursos de graduação em fisioterapia, na docência nos níveis secundário e superior, no ensino, pesquisa e extensão, além de supervisões técnicas.

Veja porque o curso de Fisioterapia do UNIESP é o melhor!

FACULDADE CONCEITO 5 NO MEC ⭐⭐⭐⭐⭐

 

INFRAESTRUTURA:

 

O Curso de Fisioterapia UNIESP, possui uma infraestrutura composta por salas de aulas climatizadas e com equipamentos conectados à internet e recursos audiovisuais, tornando as aulas mais dinâmicas e informativas. Os laboratórios específicos do curso, são equipados para atender as atividades práticas das disciplinas, de modo a propiciar ao aluno um aprendizado, considerando as necessidades específicas de cada disciplina.      A Clínica Escola de Fisioterapia, funciona na própria instituição, onde no setor de Fisioterapia Aquática a piscina terapêutica é  térmica, coberta e adaptada. O Curso conta ainda com o acervo da biblioteca  física e digital atualizados em um ambiente de estudo tranquilo, amplo e agradável.

 

  DESDE OS PRIMEIROS SEMESTRES, OTIMIZA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM:

 

  • Iniciação Científica durante o curso de graduação e participação em Projetos de pesquisa extensão e responsabilidade social, desenvolvidos na faculdade UNIESP.
  • Visitas Técnicas ao cenário de práticas do profissional Fisioterapeuta e demais cenários que envolvam promoção, prevenção, e reabilitação da saúde.
  • Congressos, simpósios, encontros e eventos científicos;

 

 

CLÍNICA ESCOLA FISIOTERAPIA UNIESP

- A Clínica Escola do Curso de Fisioterapia UNIESP, funciona na CIS - Clínica Integrada de Saúde IESP, possibilitando aos alunos realizarem as práticas obrigatórias das disciplinas clínicas, em um cenário de ambulatório, integrando o conteúdo teórico com a prática, e assim, desenvolver habilidades específicas para a formação como profissionais Fisioterapeutas.

- Os estudantes de Fisioterapia UNIESP, contam com a supervisão de profissionais competentes e de ampla experiência, e assim realizam atendimentos à população nas áreas de Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia na Saúde da Criança e do adolescente, Fisioterapia em Dermatofuncional, Fisioterapia nos Distúrbios Osteomioarticulares, Fisioterapia em neurologia adulto e infantil e Fisioterapia na Saúde da mulher, do Homem e na Saúde do Idoso.   

- Os atendimentos realizados pelos alunos de Fisioterapia acontecem de forma multidisciplinar, com as áreas de Odontologia, Psicologia, Enfermagem e Nutrição, e garantem atenção integral e de qualidade, formando profissionais capacitados, críticos e reflexivos para o mercado de trabalho.